Transportadores MFS-MDR

As proteínas pertencentes à Superfamília dos Facilitadores Maioritários, são proteínas de membrana que possuem dois domínios de seis ou sete segmentos transmembranares ligados por uma hansa citoplasmática que, tal como os terminais amino e carboxilo, apresentam tamanho variável. Apresentam normalmente entre 500 e 600 aminoácidos e estão envolvidos no transporte de uma grande variedade de solutos de pequenas dimensões, como sejam açucares, aminoácidos, drogas, entre outros. Estas proteínas são transportadores secundários, isto é, o gradiente electroquímico transmembranar de protões (gerado pela H+-ATPase da membrana plasmática ou pela V-ATPase do vacuolo) constitui a força motora do transporte activo dos solutos.

Dentro da grande família de transportadores MFS existem alguns envolvidos no processo de resistência a múltiplas drogas (MDR), chamados transportadores MFS-MDR. Pensa-se que estes transportadores promovem a expulsão ou a compartimentalização da droga por antiporte com H+, aumentando desta forma a resistência da levedura às drogas.

 


Fig. 1 - Representação esquemática da estrutura de uma proteína de membrana da Superfamília dos Facilitadores Maioritários (MFS). Estão representados 12 segmentos transmembranares e os respectivos terminais carboxilíco (C) e amínico (N), bem como a hansa hidrofilica citoplasmática (LC).