Concorrência

Quanto à concorrência do YouTube foi divida em 4 grupos: o primeiro grupo que rivaliza diretamente através do upload, partilha e visualização de vídeos; o segundo grupo onde se encontram o stream de vídeos (em geral filmes e series); o terceiro grupo que apresenta conteúdo de música; e por último o quarto grupo- a televisão (TV).

numeroutilizadores

Nº de Utilizadores do YouTube e Concorrência

  1. Upload, partilha e visualização de Vídeos

vimeo

[Source: https://vimeo.com/]

O Vimeo é o exemplo ideal cujas funções se aproximam do YouTube. Em novembro de 2004 dois cineastas conhecidos, Jake Lodwick e Zach Klein, tiveram a ideia de criar um website onde as pessoas pudessem partilhar os seus vídeos criativos e momentos da sua vida. O Vimeo é utilizado por variadas pessoas apesar de ser uma plataforma mais dirigida para empresas com o objetivo de apresentar novos produtos ou mesmo para o estudo de marketing. Recentemente o Vimeo desenvolveu um sistema de streaming de series e filmes e assinou um contrato com a BBC Worldwide onde passa a ter um conteúdo mais variado desde comédia, drama ou documentários  Apenas os utilizadores que pagam mensalmente têm acesso a esse tipo de conteúdo. De momento o Vimeo apresenta 35 milhões de membros e por mês são vistos 715 milhões de vídeos.

  1. Streaming de Series, Filmes e Vídeos

O YouTube começou a competir com o mercado de streaming de series e filmes a partir do momento em que passou a ter um serviço pago, YouTube Red, onde se pode visualizar series protagonizados por alguns youtubers.

Os concorrentes neste segmento de mercado são:

  • Netflix– A 29 de Agosto de 1997, Reed Hastings e Marc Randolph criaram nos Estados Unidos a Netflix, uma empresa que fazia
    netflix

    [Source:www.netflix.com]

    a entrega de DVDs pelo correio. Em 2007, decidem expandir o negócio para o streaming de series e filmes (serviço pago mensalmente). O seu grande sucesso começou na produção de séries originais, House of Cards (2013), Orange is the New Black (2013) e Marco Polo (2014) que impulsionaram a expansão da Netflix. O último grande sucesso é a serie Stranger Things lançada em 2016 que está a despertar a atenção de muita gente. A Netflix está disponível em Portugal desde outubro de 2015. No final de 2015 tinha 70 milhões de pessoas a pagar pelos seus serviços. O YouTube Red está muito longe de competir com estes números, seria preciso uma maior variedade de conteúdo para a Netflix perder o reino do streaming para o YouTube Red.
  • Amazon– Em julho de 1994, Jeff Bezos criou uma das mais carismáticas empresas de venda de produtos na internet. Pergunta-se como
    amazon

    [Source:https://channelstore.roku.com/details/13/amazon-video]

    uma empresa que se limita a vender produtos online compete com o YouTube em relação ao streaming de vídeos? Ora, no ano de 2006 é lançado no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Áustria a Amazon Video, um website com características de video on demand. Em 2015 é estimado que apenas nos Estados Unidos a Amazon Video apresentou cerca de 65 200 000 membros ativos. Prevê-se que este número aumente pois em dezembro deste ano a Amazon Video está a pensar em expandir-se para mais de 200 países (Portugal íncluido). Isto deve-se ao facto do streaming exclusivo da serie Grand Tour que espera atrair muitos clientes para a Amazon.

 

  • Twitch– Criado por Justin Kan e Emmett Shear em junho de 2011, é uma plataforma ao vivo de streaming de vídeos. Em agosto de 2014 é comprada pela Amazon por 970 milhões de USD. É provavelmente o serviço de streaming de vídeo que diretamente compete com o YouTube, com 9.7 milhões de utilizadores ativos diariamente.
    twitch

    [Source:www.twitch.tv]

  1. Música

A música no YouTube é o conteúdo mais procurado entre os utilizadores, sendo a música Gangnam Style o vídeo mais visto de sempre com

https://developer.spotify.com/design/

[Source:https://developer.spotify.com/design/]

as suas 2.6 mil milhões de visualizações. Algumas plataformas de streaming de música apresentam vantagens em relação ao YouTube tais como um motor de pesquisa melhorado para a procura de música e a capacidade de o utilizador ser capaz de usufruir da plataforma em modo offline.

O Spotify é o melhor exemplo de concorrência neste segmento de mercado. Os seus utilizadores premium têm a possibilidade de usar a plataforma sem a visualização de anúncios, podem estar online como offline e o sistema sugere músicas consoante o gosto musical de cada pessoa. Foi criado por Daniel Ek e Martin Lorentzon em abril de 2006. Estima-se que tenha 100 milhões de utilizadores ativos por todo o mundo.

 

 

  1. Televisão

A televisão tem sido o veículo mais privilegiado para a publicidade, tornando-se assim o maior concorrente do YouTube em relação à publicidade. Um estudo realizado em 2014 nos Estados Unidos constata que o tempo de visualização da televisão diminuiu em 10% enquanto o tempo de visualização do YouTube cresceu em 40% entre os espectadores com as idades entre 18 e 49 anos. O mesmo artigo cita que o YouTube capta 2,4 vezes mais a atenção visual do que a televisão e que campanhas publicitárias direcionadas tanto para o YouTube como para a televisão aumentam em 42% a capacidade de chegar à millennial generation (pessoas nascidas no final do milénio) em comparação com uma campanha publicitária exclusiva para a televisão.

http://lighthouseinsights.in/google-in-talks-with-dth-providers-in-the-country-to-bring-youtube-on-indian-television.html/

[Source:http://lighthouseinsights.in/google-in-talks-with-dth-providers-in-the-country-to-bring-youtube-on-indian-television.html/]

Por estes números depreende-se facilmente que as entidades publicitárias estejam a reforçar as suas posições em relação ao YouTube. De 2014 para 2015 os orçamentos de publicidade das 100 maiores marcas publicitárias do YouTube aumentaram em 60% os respetivos orçamentos destinado à publicidade.

Apesar da concorrência que o YouTube enfrenta, continua a ser a plataforma com números mais extraordinários. Por dia são vistos 4.95 mil milhões de vídeos e é estimado que o número de utilizadores ronde os 1.325 mil milhões. É mais do que óbvio que nenhuma outra plataforma da concorrência consegue chegar a estes números, o que torna o YouTube o líder de visualização na internet.