Quanto à concorrência do YouTube foi divida em 4 grupos: o primeiro grupo que rivaliza diretamente através do upload, partilha e visualização de vídeos; o segundo grupo onde se encontram o stream de vídeos (em geral filmes e series); o terceiro grupo que apresenta conteúdo de música; e por último o quarto grupo- a televisão (TV).
- Upload, partilha e visualização de Vídeos
- Streaming de Series, Filmes e Vídeos
O YouTube começou a competir com o mercado de streaming de series e filmes a partir do momento em que passou a ter um serviço pago, YouTube Red, onde se pode visualizar series protagonizados por alguns youtubers.
Os concorrentes neste segmento de mercado são:
- Netflix– A 29 de Agosto de 1997, Reed Hastings e Marc Randolph criaram nos Estados Unidos a Netflix, uma empresa que fazia a entrega de DVDs pelo correio. Em 2007, decidem expandir o negócio para o streaming de series e filmes (serviço pago mensalmente). O seu grande sucesso começou na produção de séries originais, House of Cards (2013), Orange is the New Black (2013) e Marco Polo (2014) que impulsionaram a expansão da Netflix. O último grande sucesso é a serie Stranger Things lançada em 2016 que está a despertar a atenção de muita gente. A Netflix está disponível em Portugal desde outubro de 2015. No final de 2015 tinha 70 milhões de pessoas a pagar pelos seus serviços. O YouTube Red está muito longe de competir com estes números, seria preciso uma maior variedade de conteúdo para a Netflix perder o reino do streaming para o YouTube Red.
- Amazon– Em julho de 1994, Jeff Bezos criou uma das mais carismáticas empresas de venda de produtos na internet. Pergunta-se como uma empresa que se limita a vender produtos online compete com o YouTube em relação ao streaming de vídeos? Ora, no ano de 2006 é lançado no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Áustria a Amazon Video, um website com características de video on demand. Em 2015 é estimado que apenas nos Estados Unidos a Amazon Video apresentou cerca de 65 200 000 membros ativos. Prevê-se que este número aumente pois em dezembro deste ano a Amazon Video está a pensar em expandir-se para mais de 200 países (Portugal íncluido). Isto deve-se ao facto do streaming exclusivo da serie Grand Tour que espera atrair muitos clientes para a Amazon.
- Twitch– Criado por Justin Kan e Emmett Shear em junho de 2011, é uma plataforma ao vivo de streaming de vídeos. Em agosto de 2014 é comprada pela Amazon por 970 milhões de USD. É provavelmente o serviço de streaming de vídeo que diretamente compete com o YouTube, com 9.7 milhões de utilizadores ativos diariamente.
- Música
A música no YouTube é o conteúdo mais procurado entre os utilizadores, sendo a música Gangnam Style o vídeo mais visto de sempre com
as suas 2.6 mil milhões de visualizações. Algumas plataformas de streaming de música apresentam vantagens em relação ao YouTube tais como um motor de pesquisa melhorado para a procura de música e a capacidade de o utilizador ser capaz de usufruir da plataforma em modo offline.O Spotify é o melhor exemplo de concorrência neste segmento de mercado. Os seus utilizadores premium têm a possibilidade de usar a plataforma sem a visualização de anúncios, podem estar online como offline e o sistema sugere músicas consoante o gosto musical de cada pessoa. Foi criado por Daniel Ek e Martin Lorentzon em abril de 2006. Estima-se que tenha 100 milhões de utilizadores ativos por todo o mundo.
- Televisão
A televisão tem sido o veículo mais privilegiado para a publicidade, tornando-se assim o maior concorrente do YouTube em relação à publicidade. Um estudo realizado em 2014 nos Estados Unidos constata que o tempo de visualização da televisão diminuiu em 10% enquanto o tempo de visualização do YouTube cresceu em 40% entre os espectadores com as idades entre 18 e 49 anos. O mesmo artigo cita que o YouTube capta 2,4 vezes mais a atenção visual do que a televisão e que campanhas publicitárias direcionadas tanto para o YouTube como para a televisão aumentam em 42% a capacidade de chegar à millennial generation (pessoas nascidas no final do milénio) em comparação com uma campanha publicitária exclusiva para a televisão.
Por estes números depreende-se facilmente que as entidades publicitárias estejam a reforçar as suas posições em relação ao YouTube. De 2014 para 2015 os orçamentos de publicidade das 100 maiores marcas publicitárias do YouTube aumentaram em 60% os respetivos orçamentos destinado à publicidade.Apesar da concorrência que o YouTube enfrenta, continua a ser a plataforma com números mais extraordinários. Por dia são vistos 4.95 mil milhões de vídeos e é estimado que o número de utilizadores ronde os 1.325 mil milhões. É mais do que óbvio que nenhuma outra plataforma da concorrência consegue chegar a estes números, o que torna o YouTube o líder de visualização na internet.