Quanto à concorrência do YouTube foi divida em 4 grupos: o primeiro grupo que rivaliza diretamente através do upload, partilha e visualização de vídeos; o segundo grupo onde se encontram o stream de vídeos (em geral filmes e series); o terceiro grupo que apresenta conteúdo de música; e por último o quarto grupo- a televisão (TV).

Nº de Utilizadores do YouTube e Concorrência
- Upload, partilha e visualização de Vídeos

[Source: https://vimeo.com/]
- Streaming de Series, Filmes e Vídeos
O YouTube começou a competir com o mercado de streaming de series e filmes a partir do momento em que passou a ter um serviço pago, YouTube Red, onde se pode visualizar series protagonizados por alguns youtubers.
Os concorrentes neste segmento de mercado são:
- Netflix– A 29 de Agosto de 1997, Reed Hastings e Marc Randolph criaram nos Estados Unidos a Netflix, uma empresa que faziaa entrega de DVDs pelo correio. Em 2007, decidem expandir o negócio para o streaming de series e filmes (serviço pago mensalmente). O seu grande sucesso começou na produção de séries originais, House of Cards (2013), Orange is the New Black (2013) e Marco Polo (2014) que impulsionaram a expansão da Netflix. O último grande sucesso é a serie Stranger Things lançada em 2016 que está a despertar a atenção de muita gente. A Netflix está disponível em Portugal desde outubro de 2015. No final de 2015 tinha 70 milhões de pessoas a pagar pelos seus serviços. O YouTube Red está muito longe de competir com estes números, seria preciso uma maior variedade de conteúdo para a Netflix perder o reino do streaming para o YouTube Red.
[Source:www.netflix.com]
- Amazon– Em julho de 1994, Jeff Bezos criou uma das mais carismáticas empresas de venda de produtos na internet. Pergunta-se comouma empresa que se limita a vender produtos online compete com o YouTube em relação ao streaming de vídeos? Ora, no ano de 2006 é lançado no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Áustria a Amazon Video, um website com características de video on demand. Em 2015 é estimado que apenas nos Estados Unidos a Amazon Video apresentou cerca de 65 200 000 membros ativos. Prevê-se que este número aumente pois em dezembro deste ano a Amazon Video está a pensar em expandir-se para mais de 200 países (Portugal íncluido). Isto deve-se ao facto do streaming exclusivo da serie Grand Tour que espera atrair muitos clientes para a Amazon.
[Source:https://channelstore.roku.com/details/13/amazon-video]
- Twitch– Criado por Justin Kan e Emmett Shear em junho de 2011, é uma plataforma ao vivo de streaming de vídeos. Em agosto de 2014 é comprada pela Amazon por 970 milhões de USD. É provavelmente o serviço de streaming de vídeo que diretamente compete com o YouTube, com 9.7 milhões de utilizadores ativos diariamente.
[Source:www.twitch.tv]
- Música
A música no YouTube é o conteúdo mais procurado entre os utilizadores, sendo a música Gangnam Style o vídeo mais visto de sempre com

[Source:https://developer.spotify.com/design/]
O Spotify é o melhor exemplo de concorrência neste segmento de mercado. Os seus utilizadores premium têm a possibilidade de usar a plataforma sem a visualização de anúncios, podem estar online como offline e o sistema sugere músicas consoante o gosto musical de cada pessoa. Foi criado por Daniel Ek e Martin Lorentzon em abril de 2006. Estima-se que tenha 100 milhões de utilizadores ativos por todo o mundo.
- Televisão
A televisão tem sido o veículo mais privilegiado para a publicidade, tornando-se assim o maior concorrente do YouTube em relação à publicidade. Um estudo realizado em 2014 nos Estados Unidos constata que o tempo de visualização da televisão diminuiu em 10% enquanto o tempo de visualização do YouTube cresceu em 40% entre os espectadores com as idades entre 18 e 49 anos. O mesmo artigo cita que o YouTube capta 2,4 vezes mais a atenção visual do que a televisão e que campanhas publicitárias direcionadas tanto para o YouTube como para a televisão aumentam em 42% a capacidade de chegar à millennial generation (pessoas nascidas no final do milénio) em comparação com uma campanha publicitária exclusiva para a televisão.

[Source:http://lighthouseinsights.in/google-in-talks-with-dth-providers-in-the-country-to-bring-youtube-on-indian-television.html/]
Apesar da concorrência que o YouTube enfrenta, continua a ser a plataforma com números mais extraordinários. Por dia são vistos 4.95 mil milhões de vídeos e é estimado que o número de utilizadores ronde os 1.325 mil milhões. É mais do que óbvio que nenhuma outra plataforma da concorrência consegue chegar a estes números, o que torna o YouTube o líder de visualização na internet.