História

O YouTube foi registado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim no dia 14 de fevereiro de 2005 às 21h13. Hoje em dia, é o website de partilha de vídeos mais popular do mundo com mais de 4 mil milhões de vídeos visualizados por dia.

Para o cofundador Jawed Karim os dois eventos que inspiraram este website foram a atuação da cantora Janet Jackson no Super Bowl 2004 e o tsunami que atingiu o sudeste asiático também em 2004, uma vez que nessa altura muito dificilmente eram encontrados vídeos online, especificamente desses dois acontecimentos. Os fundadores, na altura trabalhadores da empresa “PayPal”, decidiram criar um website que servisse as necessidades de partilha de vídeo numa altura em que os métodos de captura de vídeo estavam em expansão, mas os métodos de partilha mantinham-se inalterados.

Os criadores levaram mais de dois meses a desenvolver uma versão beta deste website desde a data de registo. A 23 de Abril de 2005, foi postado o primeiro vídeo neste website. Este vídeo chama-se “Me at the zoo” onde aparece o cofundador Jawed Karim falando sobre elefantes por 20 segundos. Este vídeo tem neste momento mais de 34 milhões de visualizações.

Primeiro vídeo carregado no YouTube de Jawed Karim

Em dezembro de 2005, após um investimento de $3.5 milhões da firma “Sequoia Capital” o YouTube é oficialmente lançado, numa altura em que já cerca de 8 milhões de vídeos eram visualizados diariamente [2]. É nesta altura que a empresa se muda para o primeiro escritório localizado por cima de uma pizzaria e japonês em San Mateo, California.

O crescimento do YouTube foi exponencial e em julho de 2006 foi anunciado haver 100 milhões de visualizações por dia. Este facto em conjunto com um segundo investimento de $8 milhões da firma “Sequoia Capital”, deram uma vantagem enorme ao YouTube isolando-o como a maior plataforma do seu género do mundo.

Em novembro de 2006, menos de um ano após o lançamento deste website, foi finalizado o negócio da compra do YouTube pela “Google Inc.” no valor de $1.65 mil milhões.

Nos anos seguintes, o crescimento do YouTube manteve-se, sendo que em 2010 são visualizados mais de 2 mil milhões de vídeos por dia, quase o dobro das audiências de todos os canais de televisão nos Estados Unidos! Cerca de um ano depois, foram alcançadas 3 mil milhões de visualizações por dia.

A equipa do YouTube moveu montanhas para conseguirem colocar vídeos embebidos na plataforma MySpace, por forma a facilitar a partilha e visualização de vídeos, com a vantagem acrescida do YouTube ganhar exposição. No entanto o objetivo aqui não era tanto serem “puxados” para o sucesso pela grande plataforma que era o MySpace na altura, mas antes atingirem um ponto sustentável de utilização por parte dos utilizadores. É de referir que fatores como o algoritmo de sugestão de vídeos, que é previsto ser responsável de 75% das visualizações na altura, a eliminação de conteúdo repetido, o carregamento de vídeos virais e até casos de processos judiciais vindos de grandes empresas foram fatores que geraram visibilidade e permitiram o crescimento do YouTube.

Hoje em dia o YouTube tem mais de mil milhões de utilizadores registados, aproximadamente um terço dos utilizadores de Internet e está disponível em mais de 76 idiomas, cobrindo 95% dos utilizadores de Internet.

Resumo da história do YouTube