Conclusões

O sucesso do YouTube deve-se primeiramente ao facto de na altura da sua criação existirem poucos websites do género e todos com pouca influência, deste modo, o YouTube impulsionou, ou foi mesmo o grande pioneiro do formato de website destinado à partilha de vídeos de forma eficaz, simples e gratuita entre qualquer utilizador. O YouTube combinou a diminuição do preço de memórias informáticas para centralizar o armazenamento, a distribuição de vídeos e para simplificar o carregamento dos mesmos. Desta forma o tempo de espera para visualizar um vídeo foi reduzido a poucos segundos.

Desde que a Google comprou o YouTube, procurou sempre melhorar, criar inovações e aumentar o número de utilizadores. Embora, recentemente, os números de utilizadores e visualizações tenham vindo a estabilizar, são tão elevados que à partida não trarão consequências negativas. Ao longo do tempo várias inovações foram fortemente criticadas, tal como a combinação da rede social Google+ com o YouTube. Esta inovação obrigava a criação de uma conta na rede social para poder carregar ou comentar vídeos no YouTube. Esta foi provavelmente a mudança mais criticada na história do YouTube com pessoas a exigir que esta fosse retirada ou deixavam de utilizar este website. No entanto o YouTube conseguiu resolver a situação arranjando um meio-termo, sendo apenas necessária uma conta de e-mail Google. Desta forma, tendo em conta inúmeros casos como o anterior, é previsto que o sucesso do YouTube continue uma vez que já inúmeros obstáculos foram superados. É apenas necessário ter em conta que o YouTube não cria conteúdo, é uma plataforma e a única forma deste triunfar é se for a melhor plataforma.

Para finalizar, existem inúmeros fatores que permitiram ao YouTube alcançar o sucesso de hoje em dia, neste trabalho foram apenas enunciados alguns dos principais. Em sincronia com o que foi dito anteriormente é de referir que o YouTube é um universo, este trabalho foi focado nos principiais assuntos deste website, deixando muitos pontos importantes de fora.