Aspetos Sociológicos

O YouTube veio mudar por completo a forma como conteúdo de vídeo é partilhado, visto e comentado. Antes de este ter sido criado, quase não haviam métodos disponíveis para partilhar os vídeos de um utilizador pelo mundo através da internet.

A criação do YouTube permitiu aos seus utilizadores expressar em forma de vídeo ou áudio qualquer tipo de conteúdo, dentro das normas referidas anteriormente, de uma forma bastante simples. Inclusivamente tornou-se possível para alguns utilizadores fazerem do YouTube a sua profissão, estes são denominados YouTubers.

Um dos melhores exemplos é Felix Arvid Ulf Kjellberg, também conhecido por PewDiePie (nome do seu canal). Kjellberg é um rapaz sueco que aos vinte anos de idade largou a faculdade para criar o seu canal no YouTube, onde faz comédia, principalmente sobre videojogos a que comenta e reage enquanto joga. Dois anos depois de ter criado o seu canal, este já contava com 1 milhão de subscritores . Hoje em dia, é o canal mais visto e popular de sempre no YouTube e conta com mais de 10 biliões de visualizações. Tudo isto levou Kjellberg à fortuna mudando por completo a sua vida.

Um resumo da vida de PewDiePie num dos seus vídeos e como o YouTube lhe mudou a vida

Muitos foram os que seguiram um caminho parecido ao de Kjellberg, falando de temas diferentes, mas com objetivos iguais, entreter os seus seguidores. No entanto nem todos querem transmitir as suas opiniões ao mundo, há também artistas que querem mostrar o seu talento. Foi o caso de Justin Bieber, um rapaz canadiano a quem o YouTube também mudou por completo a sua vida. Aos 12 anos de idade publicou um vídeo a cantar num concurso de talentos e graças a isso hoje, com apenas 22 anos, é um dos artistas musicais mais conhecidos mundialmente.

Justin Bieber muito antes de ser famoso

O YouTube obteve um elevado impacto social no mundo. A forma de divulgação de informação mudou drasticamente. A publicidade na Internet ganhou muita importância mas foi obrigada a mudar a sua forma de atuação, uma vez que as novas gerações veem muito menos televisão que as gerações anteriores. Como já foi explicado anteriormente, o YouTube inclusivamente possui algoritmos para associar determinados tipos de publicidade a vídeos com categoria semelhante ou tendo em conta a localização do utilizador, para este último caso independentemente do vídeo em questão, desta forma é atingido um maior público-alvo eficazmente.

O YouTube devido ao elevado número de utilizadores tornou-se numa das principais ferramentas de divulgação de informação e notícias. Inclusivamente vários noticiários de Televisão por vezes utilizam vídeos retirados do YouTube para reportarem determinados eventos. Recentemente o YouTube chegou a ser utilizado como forma de propaganda de campanha eleitoral.

Mas mais importante ainda, é o impacto que o YouTube teve na educação, uma vez que existem milhares de canais educativos com tutoriais para todo o tipo de interesses, hobbies ou problemas (sejam do dia-a-dia ou até mesmo científicos). Estes canais são tão bem sucedidos que até mesmo algumas escolas e universidades utilizam e/ou fazem este tipo vídeos, existindo até cursos inteiros abertos ao público.

O canal educativo mais conhecido é Khan Academy, canal criado por Salman Khan. Com o objetivo de fornecer educação de alta qualidade para qualquer pessoa, este canal tem mais de 3.800 vídeos totalmente grátis sobre várias disciplinas diferentes.

Um dos vídeos de Salmas Khan do canal Khan Academy