A 19 de junho de 2007, foi lançado o sistema de localização do YouTube, começando assim a existir versões locais de toda a interface do website e com os respetivos idiomas de cada país. A versão portuguesa do website chegou no dia 7 de maio de 2008.
Desde o começo do YouTube que o seu impacto, como em qualquer outro país, foi enorme em Portugal. Muitos foram os jovens e adultos que começaram a visualizar vídeos, a criar canais, partilharem vídeos sobre as suas opiniões e os seus hobbies, a aprenderem com os canais escolares, entre muitas outras coisas.
Embora Portugal não seja dos países que mais influencia o YouTube a nível mundial, ainda existem muitos canais de YouTubers portugueses que são visualizados em todo o mundo e tem estatísticas enormes. Atualmente em Portugal encontram-se 4 canais com mais de 1 milhão de subscritores, são eles: SirKazzio, Feromonas, wuant e D4rkFrame sendo este top liderado por SirKazzio a rondar os 3,7 milhões de subscritores.
Publicidade da WTF em relação ao seu tarifário incluindo o YouTube
O YouTube viu “nascer” possivelmente os dois sucessos mais relevantes no mundo da música em Portugal. Mia Rose e Ana Free são duas cantoras portuguesas que colocavam vídeos seus no site onde faziam as suas covers de músicas. De momento Mia Rose apresenta por volta de 136 milhões de visualizações no YouTube enquanto que Ana free conta com 38 milhões de visualizações.
Em relação ao ano de 2016, o vídeo mais visto em Portugal foi o da cantora Maria Leal a atuar na estação televisiva TVI, o vídeo conta com mais de 3 milhões de visualizações. Apesar de este ser o vídeo mais visto, mostraremos o sexto vídeo mais visto em Portugal no ano de 2016 pois não podemos ignorar o facto de Portugal se ter tornado campeão europeu de futebol pela primeira vez.
“A Marcha Final”- o sexto vídeo mais visto em Portugal no ano de 2016