BceB, BceH, BceJ, BceK

A proteína BceB é homóloga de outras com actividade undecaprenil-fosfato glicosil-1-fosfato transferases (UndPGPT). Estas enzimas são responsáveis pela transferência do primeiro açúcar para o lípido aceitador, o que corresponde à primeira etapa da montagem da unidade repetitiva.

O alinhamento de várias UndPGPT permitiu a identificação de três domínios conservados. Os domínios A e B que se julga interactuarem com o undecaprenil-pirofosfato, enquanto o domínio C determina a especificidade para o açúcar.

 



Segundo a classificação disponível em http:\\afmb.cnrs-mrs.fr/~cazy/CAZY/index.html a proteína BceG apresenta na região N-terminal o domínio conservado, característico da família 2 das glicosiltransferases (GT2). Estas proteínas apresentam na região N-terminal o domínio “D...D(x)D” responsável pela ligação do UDP-açúcar.

 



As proteínas BceH, BceJ e BceK apresentam o domínio característico da família 1 (GT1) das glicosiltransferases. Apresentam um domínio conservado na região C-terminal, possivelmente envolvido na ligação ao açúcar dador e que apresenta resíduos conservados de ácido glutâmico ou aspártico essencias para o processo de catálise.