A ORF540 codifica uma fosfoglucosamina mutase

A análise da sequência de aminoácidos da proteína ORF540 mostrou a existência da sequência característica das fosfohexomutases,

 

G95VVISAS*HNPHDDN108

 

 

A serina na posição 99 parece ser típica de fosfoglucosamina mutases, encontrando-se substituída por treonina em proteínas com actividade de fosfoglucose mutase/fosfomanose mutase, como é o caso da proteína codificada por algC.

Os estudos computacionais aqui descritos orientaram o trabalho laboratorial no sentido de pesquisar se a proteína ORF540 teria actividade de fosfoglucosamina mutase. De facto, verificou-se experimentalmente que a proteína ORF540 possuía actividade enzimática de fosfoglucosamina mutase (Tavares et al., 2000), que cataliza a conversão reversível de glucosamina 6-fosfato em glucosamina 1-fosfato. Este passo enzimático faz parte da via metabólica que permite a conversão da frutose-6-fosfato em UDP-N-acetilglucosamina, um precursor necessário para a biossíntese de peptidoglicano e lipopolissacárido (detalhe). A designação glmM (glucosamina mutase) foi proposta em alternativa a ORF540.