Protocolos

As câmaras, os microfones, os restantes componentes de um sistema de vigilância e os seus codificadores comunicam com o servidor de diferentes maneiras, dependendo do tipo de serviço. Normalmente, as câmaras com codificadores MJPEG comunicam sob protocolos TCP (Transport Communication Protocol), enquanto que as câmaras com codificadores MPEG-4 e os microfones com codificadores MP3 comunicam sob UDP (User Datagram Protocol).

Animação sobre os protocolos TCP e UDP (skullbox.net)

O protocolo TCP é essencialmente utilizado para transporte dos dados codificados em MJPEG, pois garante que os pacotes são entregues ao recetor, exigindo a este o seu reconhecimento. Os pacotes que não são reconhecidos são retransmitidos. A retransmissão TCP pode ser benéfica para redes com muitas perdas de pacotes como a rede sem fios. Nestes casos, a imagem no recetor poderia paralisar, mas como a codificação é MJPEG e cada imagem é independente, o vídeo continua com a boa qualidade inerente às imagens seguintes.

Por outro lado, o vídeo codificado em MPEG-4 é tipicamente transmitido segundo o protocolo UDP. O protocolo UDP não garante a entrega e não permite a retransmissão de pacotes perdidos. Assim, este tipo de protocolo de transmissão é mais comum em redes fiáveis e com poucas perdas. Como a codificação em MPEG-4 é muito pouco tolerante a perdas de pacotes, havendo vestígios disso na qualidade do vídeo quando isso acontece, deve se ter noção desta desvantagem quando se pretende implementar este protocolo. A grande vantagem do UDP face ao TCP é a possibilidade da entrega de informação em modo multicast, ou seja, um único fluxo de informação pode ser recebido por vários pontos distintos. Esta propriedade pode em alguns casos reduzir a largura de banda da rede necessária.

Protocolo TCP vs UDP (oodles tecnologies).

Protocolo TCP vs UDP (oodles tecnologies).

Atualmente já existem câmaras com codificadores MPEG-4 com transmissão por TCP. Esta combinação pode ser benéfica para câmaras fixas e com fluxos de informação que estão a ser gravados e não são tipicamente visualizados, pois este tipo de protocolo induz latência (delay) no transporte dos dados, pois os pacotes serão todos reconhecidos.

Contacto

Ricardo A. M. Lameirinhas

ricardo.lameirinhas@tecnico.ulisboa.pt

Tiago M. Santos

tiago.marques.santos@tecnico.ulisboa.pt