As principais entidades envolvidas que contribuem para o crescimento da videovigilância global como um mercado de serviços estão a aumentar a adoção de câmeras cada vez melhores e a implementar soluções baseadas em Internet of Things em vários setores. Com a implementação dos serviços de Video Surveillance as a Service (VSaaS), permite-se que seja criada uma infraestrutura de segurança robusta em qualquer lugar, incluindo áreas remotas, sem sequer ser necessário utilizar mão de obra humana em alguns casos.
O surgimento de tecnologias avançadas de vigilância por vídeo também deverá permitir o crescimento geral do mercado. Os principais fatores a ter em conta no que toca a restrições para o crescimento do mercado são: a segurança da rede a utilizar e o alto custo de infraestrutura relacionado com a instalação e a buruocracia corporativa.
O aumento do interesse por cidades inteligentes e a implementação dos modelos Capital Expenditures (CAPEX) e Operating Expenses (OPEX) também atuam fomentam o crescimento deste mercado. Por outro lado, a concorrência existente no mercado também beneficiou as empresas, permintindo-lhes baixar o custo de instalação e também suportar alguns investimentos iniciais, que eram uma grande ameaça para as empresas manufactoras presentes no mercado.
O mercado norte americano teve uma grande participação no mercado, principalmente devido à alta adoção de sistemas de videovigilância baseados em sistemas cloud. Estima-se que, atendendo ao crescimento que ocorreu nos anos anteriores, o mercado global de videovigilância como um serviço (VSaaS) atinja US $ 2,7 bilhões, com uma da taxa de crescimento anual de, aproximadamente, 19%.

Videovigilância global como um serviço de mercado (marketresearchfuture.com).
A grande barreira deste tipo de sistema é o fator humano. Normalmente, a responsabilidade do alerta é de uma pessoa que foi treinada e educada para minuciosamente verificar e analisar certos tipos de dados (vídeo, imagem, áudio), para além de poder garantir a segurança momentânea de frequentadores de um certo espaço.
Hoje em dia, ainda há muitos clientes destes tipos de serviço que preferem confiar num serviço humanizado, confidencial e ativo, do que num serviço informatizado, preventivo e separado da realidade por um conjunto de cabos e transmissores, por muito bom e rápido que este seja. Contudo, espera-se que num futuro próximo surjam no mercado ainda mais soluções informatizadas revolucionárias baseadas em machine learning, o que poderá ser uma mais valia para o ser humano.



