Modelo de Negócio

O modelo de negócio do YouTube baseia-se na publicidade, e consiste numa ligação entre quatro entidades: os espectadores, os anunciantes, os criadores de vídeos e o próprio YouTube.

Os anunciantes tendem a procurar criadores de vídeos que sejam suficientemente conhecidos para que a sua publicidade seja vista pelo maior número de espectadores.

O YouTube é o intermediário das transações, recebe dos anunciantes e paga aos criadores que têm um contrato assinado a autorizar que os seus vídeos sejam monitorizados.

Existem diversos formatos de anúncios, e a forma de pagamento varia consoante o formato, como apresentado em baixo.



Anúncio de Visualização
Pago quando o utilizador vê o anúncio ou carrega sobre ele.


Anúncio de Sobreposição
Pago apenas quando o utilizador carrega na sobreposição.




Anúncio de Vídeo Ignorável
Pago apenas quando o utilizador vê o anúncio mais de 30 segundos.




Anúncio de Vídeo Não Ignorável
Pago quando o utilizador vê o anúncio.




Anúncio durante o Vídeo
Pago quando o utilizador vê o anúncio completo ou durante 30 segundos.




Anúncio Breve
Pago quando o utilizador vê o anúncio.
Curiosidade

Um criador pode ganhar entre US$ 0.60 e US$ 5.00 a cada 1000 visualizações
Concorrência
Partilha de Vídeos

O Daylimotion e o Vimeo são plataformas muito semelhantes ao YouTube na partilha e visualização de vídeos, no entanto o Vimeo encoraja mais cineastas a partilharem os seus conteúdos.

Séries e Filmes

O YouTube também oferece streaming de séries e filmes, contudo o maior líder nesta categoria é o Netflix, que atualmente é o serviço com mais subscritores no mundo. A Amazon Prime e o Hulu são também concorrentes nesta área.

Televisão

Uma das limitações do YouTube TV é o facto de não dispor muito conteúdo televisivo, ao contrário do seu concorrente, o Sling TV, apresentando um plano muito mais barato com maior variedade de programas.

Jogos

No âmbito de videojogos, o Twitch é o maior concorrente do YouTube Gaming, ainda que tenham uma estrutura muito semelhante, ambos possibilitam aos utilizadores visualizarem vídeos em direto, on demand e até mesmo competições de videojogos.

Música

O YouTube Music veio desafiar o Spotify, que é líder neste mercado por ser um dos serviços mais utilizados a nível mundial para ouvir música. Outra plataforma de música online é o Vevo contendo um canal dedicado no YouTube.

YouTube em Números

Desde que foi comprado pela empresa Google o crescimento do YouTube foi exponencial, refletindo-se a sua grandeza atual em números.
Em baixo encontram-se alguns dados recentes relativos ao YouTube.

  • Total de utilizadores ativos por dia e mês: +30 e 1.57 biliões respetivamente
  • Subscritores pagos do YouTube TV: 300 mil
  • Vídeos partilhados: +5 biliões
  • Utilizadores criaram conteúdo até à data: 50 milhões
  • Tempo médio de sessão: 40 minutos
  • Vídeos visualizados por dia: 5 biliões
  • Vídeos visualizados através de dispositivos móveis, por dia: 500 milhões
  • Número de horas de vídeos carregados por minuto: 300 horas
  • 62% dos utilizadores são do sexo masculino
  • 75% dos adultos utilizam o YouTube para fins nostálgicos
  • 2 em cada 3 pessoas da geração dos anos 90s preferem o YouTube a televisão
  • YouTube está presente em 88 países em 76 idiomas
  • YouTube atrai cerca de 1/3 dos utilizadores da Internet