O YouTube, atualmente com sede em San Bruno, Califórnia, foi criado a 14 de Fevereiro de 2005 por três ex-funcionários do PayPal - Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim.
De acordo com Karim, a inspiração veio quando este sentira dificuldade em encontrar dois vídeos específicos online, já Hurley e Chen disseram que a ideia original veio de um site de encontros online.
Em Julho de 2006 e 6 meses depois de ter sido disponibilizado ao público, o site era acedido cerca de 100 milhões de vezes por dia e o número de vídeos novos introduzidos era de cerca 65 mil vídeos por dia. Tal sucesso levou a Google, em Outubro de 2006, a adquirir o YouTube por um valor de $1.65 bilhões (€1.34 bilhões), com o fim de expandir o mercado de publicidade de vídeos através do seu serviço AdSense, como também para se consolidar como um dos maiores serviços de Internet do mundo.
YouTube deriva de duas palavras, a primeira (You) a qual se refere à pessoa em questão, neste caso a que usufrui do serviço YouTube, e a segunda (Tube) que se refere às televisões de raios catódicos, muito usadas na altura em que o site foi criado.
Também possuiu um slogan, “Broadcast Yourself”, usado entre os anos de 2005 a 2012. Pelo conteúdo do slogan sugere-se que o objetivo deste serviço era que as pessoas disponibilizassem para todo o mundo os seus conteúdos audiovisuais.


O primeiro logótipo esteve em uso de 2005 a 2011 e consistia no nome YouTube escrito no tipo de letra Alternate Gothic, onde a parte “You” estava escrita em preto e a parte “Tube” estava escrita em branco, dentro de uma caixa retangular vermelha, a simular uma televisão (esta caixa tinha um aspeto tridimensional).
Em 2011 o logotipo sofreu algumas alterações, nomeadamente no escurecimento da caixa vermelha que simbolizava uma televisão, mas as diferenças mais notórias foram vistas no ícone que passou a ser apenas uma caixa vermelha com o símbolo do play a branco, inserido lá dentro.
Esta alteração esteve em vigor até 2013, quando a empresa decidiu aplicar um tom mais claro à caixa vermelha e tornar o preto de “You” mais escuro. A sombra da palavra “Tube” também foi retirada.
Em 2015 e com a implementação da linguagem de design Material Design pela Google, o YouTube voltou a mudar de logotipo. Esta alteração esteve em vigor até 2017 e teve a particularidade de remover o efeito tridimensional da caixa vermelha, passando deste modo a ficar um logotipo bidimensional.
Em 2017 houve uma mudança bastante significativa, onde a caixa vermelha representativa da televisão desapareceu, passando a ficar apenas a palavra YouTube num tom preto escuro do lado direito, e do lado esquerdo foi introduzida uma caixa retangular, do mesmo feitio que a anterior e com um vermelho mais puro, com o símbolo do “play” centrado no meio e a branco.