Construção, Iniciação e Destruição de Objectos

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Programação com Objectos
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Esta secção está dedicada ao processo de criação, iniciação (definição de valores iniciais) e destruição de objectos.

Construção e iniciação de objectos

Construção e iniciação correspondem ao processo de reservar uma zona de memória e nela colocar valores que correspondam à definição de um objecto numa dada linguagem. A forma como as várias linguagens abordam esta questão é, naturalmente, muito dependente da estrutura da própria linguagem: C++, por exemplo, dá ao programador controlo fino sobre aspectos como a origem da zona de memória do objecto; Java, por outro lado, tende a esconder aqueles pormenores do programador.

Onde há concordância é na sequência de iniciação: um objecto não pode ser utilizado sem primeiro ser iniciado. As várias linguagens dispõem de várias formas, aparentemente diferentes, mas que conduzem ao mesmo resultado prático: o objecto que acabou de ser criado é iniciado de forma a poder ser utilizado pelos métodos da classe a que pertence. Há aspectos desta iniciação (e.g., ponteiros para tabelas de métodos virtuais em C++ ou outros da mesma natureza noutras linguagens, mais ligados a implementações particulares do que à semântica do objecto) que não interessa aqui discutir em pormenor, pelo que a discussão incide apenas nos dados disponíveis para o programador.

  • Construção e iniciação de objectos em Java;
  • Ordem de iniciação de atributos de classes (static) e de objectos.

Overloading de Construtores

  • Overloading de métodos.

Exemplos

Exemplos de aplicação. Discussão de aspectos problemáticos e comparação com outras linguagens (C/C++ e PHP).

Destruição de objectos

Discussão de aspectos relacionados com a destruição de objectos: o caso do Java (comparação com outras linguagens).

Construção de Objectos em Linguages Específicas