Introdução aos Objectos/Exercício 02: Energia

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Problema

Numa casa de campo existem vários animais.

Alguns animais são domésticos: cães, gatos e pássaros (canários, etc.). Os donos acreditam em dar liberdade completa aos animais, o que causa alguns problemas de interacção nem sempre do agrado geral.

Outros animais, embora vivam na casa ou perto dela, não são oficialmente considerados animais domésticos: ratos, cobras, insectos, aranhas, etc. Estes animais também se deslocam pela propriedade, livre mas nem sempre impunemente.

Todos os animais podem correr (e os pássaros voar), consumindo energia para o efeito. Quando a energia termina, não podem correr mais e têm de dormir para recuperar forças.

Além do repouso, os cães e os gatos podem recuperar energia comendo ratos. Um rato devorado perde, claro está, toda a energia (é transferida para o predador). Os gatos, por serem ágeis, também conseguem comer pássaros (com efeitos muito semelhantes aos da relação gato-rato).

Por vezes, os cães perdem a paciência e atacam os gatos. Ambos perdem energia no processo.

Modele os conceitos "cão", "gato", "pássaro" e "rato". Além da energia, os cães e os gatos têm nome (uma cadeia de caracteres).

Considere que a energia disponível inicialmente para os cães, gatos, pássaros e ratos é, respectivamente, de 1000, 500, 20 e 50 unidades. Quando os animais correm, gastam, respectivamente, 50, 25, 5 e 2 unidades. Um pássaro, quando voa, gasta apenas 2 unidades. Um cão que ataque um gato gasta 100 unidades e faz com que o gato perca 25.

Para um predador comer uma presa tem de a perseguir para a capturar (podendo a perseguição ser ou não bem sucedida). Um cão consegue capturar um rato em cada 25 tentativas. Para os gatos, o rácio é 1 em 5 (ratos) e 1 em 10 (pássaros). A perseguição consome a mesma energia que correr (para cada interveniente), mas a presa recebe um bónus de 5 unidades se escapar. Se a presa estiver a dormir, é apanhada 1 em cada 2 tentativas.

Construa uma aplicação onde existem 2 cães ("Piloto" e "Átila"), 3 gatos ("Tareco", "Pantufa" e "Kitty"), 20 pássaros e 50 ratos (os pássaros e ratos podem ser organizados em arrays).

Neste cenário, os gatos correm, perseguem pássaros e ratos e são atacados pelos cães, que também podem correr e perseguir e comer ratos. Os animais dormem automaticamente se ficam sem energia (excepto quando são devorados: nesse caso devem ser considerados mortos).

Apresente o estado inicial dos animais (métodos toString) e o estado final (depois de algumas interacções).

(Pode utilizar parte do resultado do Exercício 01 na resolução deste exercicio.)

Solução

A solução apresentada procura manter-se simples e a um nível que ainda não implica utilizar abstracção de propriedade comuns, como por exemplo, a energia, ou de conceitos mais básicos (o de Animal, por exemplo). Estes aspectos, necessários numa boa definição de solução são objecto de estudo em fases mais adiantadas da exposição da matéria.

UML: Diagrama de Classes

Neste caso, como se escolheu (dada a fase introdutória) não representar os conceitos hierarquizados, apenas existem relações de dependência entre as classes (representadas pelas setas a tracejado).

File:PO-dog-cat-mouse-bird-energy.png

Conceito de Cão: Dog

<java5> public class Dog {

/** * We define the base energy as a constant, but it does not have to be this * way. It could be defined differently for each dog (but this requirement * does not exist in this case). */ private static final int BASE_ENERGY = 1000;

/** * The dog's name. */ private String _name;

/** * The dog's current energy value. */ private int _energy = BASE_ENERGY;

/** * @return dog's current energy level. */ private int getEnergy() { return _energy; }

/** * @return dog's name */ public String getName() { return _name; }

/** * Set the dog's name * * @param name * the dog's name */ public void setName(String name) { _name = name; }

/** * When a dog runs, the energy decreases by 50 units. This value could be * defined as an attribute or as a constant. * * @return whether the dog was able to run. */ public boolean run() { if (_energy < 50) return false; _energy -= 50; return true; }

/** * Call "run" to account for spent energy. * * @param mouse * the mouse to be chased. * @return whether the dog was able to catch the mouse. If the mouse * escapes, its energy increases. */ public boolean caughtMouse(Mouse mouse) { run(); mouse.run(); if (0 == (int) (25 * Math.random())) { return true; } mouse.escaped(); return false; }

/** * Eating is more or less like a vampire feeding... * * @param mouse * the mouse to eat. */ public void eatMouse(Mouse mouse) { if (caughtMouse(mouse)) _energy += mouse.drain(); }

/** * We assume that the dog is always able to attack the cat. The parameter to * attacked is used to specify the amount of energy lost by the cat. * Note that we are assuming that the degree of loss depends on the attacker * (hence the value being defined in the dog class). * * The energy values could be defined as attributes or as constants. * * @param cat * the cat the dog attacks */ public void attackCat(Cat cat) { _energy -= 100; cat.attacked(25); }

/** * Energy is recovered when sleeping. */ public void sleep() { _energy = BASE_ENERGY; }

/** * @see java.lang.Object#equals(java.lang.Object) */ @Override public boolean equals(Object o) { if (o instanceof Dog) { Dog dog = (Dog) o; return _name.equals(dog.getName()) && _energy == dog.getEnergy(); } return false; }

/** * @see java.lang.Object#toString() */ @Override public String toString() { return _name + " (dog) (" + _energy + ")"; } } </java5>

Conceito de Gato: Cat

<java5> public class Cat {

/** * We define the base energy as a constant, but it does not have to be this * way. It could be defined differently for each dog (but this requirement * does not exist in this case). */ private static final int BASE_ENERGY = 500;

/** * The cat's name. */ private String _name;

/** * The cat's current energy value. */ private int _energy = BASE_ENERGY;

/** * @return cat's current energy level. */ private int getEnergy() { return _energy; }

/** * @return cat's name */ public String getName() { return _name; }

/** * Set the cat's name * * @param name * the cat's name */ public void setName(String name) { _name = name; }

/** * When a cat runs, the energy decreases by 25 units. This value could be * defined as an attribute or as a constant. * * @return whether the cat was able to run. */ public boolean run() { if (_energy < 25) return false; _energy -= 25; return true; }

/** * Call "run" to account for spent energy. * * @param mouse * the mouse to be caught. * @return whether the cat was able to catch the mouse. If the mouse * escapes, its energy increases. */ public boolean caughtMouse(Mouse mouse) { run(); mouse.run(); if (0 == (int) (5 * Math.random())) { return true; } mouse.escaped(); return false; }

/** * Call "run" ("fly"??) to account for spent energy. * * @param bird * the bird to be caught. * @return whether the cat was able to catch the bird. If the bird escapes, * its energy increases. */ public boolean caughtBird(Bird bird) { run(); bird.fly(); // run?? if (0 == (int) (10 * Math.random())) { return true; } bird.escaped(); return false; }

/** * Eating is more or less like a vampire feeding... * * @param mouse * the mouse to eat. */ public void eatMouse(Mouse mouse) { if (caughtMouse(mouse)) _energy += mouse.drain(); }

/** * Eating is more or less like a vampire feeding... * * @param bird * the mouse to eat. */ public void eatBird(Bird bird) { if (caughtBird(bird)) _energy += bird.drain(); }

/** * We should probably check for large decrease values. Nevertheless, in this * case, for simplicity, we will let the energy go negative and, later on, * the cat can recover after a nap. * * @param energyDecrease */ public void attacked(int energyDecrease) { _energy -= energyDecrease; }

/** * Energy is recovered when sleeping. */ public void sleep() { _energy = BASE_ENERGY; }

/** * @see java.lang.Object#equals(java.lang.Object) */ @Override public boolean equals(Object o) { if (o instanceof Cat) { Cat cat = (Cat) o; return _name.equals(cat.getName()) && _energy == cat.getEnergy(); } return false; }

/** * @see java.lang.Object#toString() */ @Override public String toString() { return _name + " (cat) (" + _energy + ")"; } } </java5>

Conceito de Rato: Mouse

<java5> public class Mouse {

/** * We define the base energy as a constant, but it does not have to be this * way. It could be defined differently for each dog (but this requirement * does not exist in this case). */ private static final int BASE_ENERGY = 50;

/** * Tje mouse's current energy value. */ private int _energy = BASE_ENERGY;

/** * @return mouse's current energy level. */ private int getEnergy() { return _energy; }

/** * When a mouse runs, the energy decreases by 2 units. This value could be * defined as an attribute or as a constant. * * @return whether the mouse was able to run. */ public boolean run() { if (_energy < 2) return false; _energy -= 2; return true; }

/** * Energy goes up 5 points in a narrow escape. */ public void escaped() { _energy += 5; }

/** * @return the energy level in this mouse */ public int drain() { int energy = _energy; _energy = 0; return energy; }

/** * Energy is recovered when sleeping. */ public void sleep() { _energy = BASE_ENERGY; }

/** * @see java.lang.Object#equals(java.lang.Object) */ @Override public boolean equals(Object o) { if (o instanceof Mouse) { Mouse mouse = (Mouse) o; return _energy == mouse.getEnergy(); } return false; }

/** * @see java.lang.Object#toString() */ @Override public String toString() { return "mouse (" + _energy + ")"; } } </java5>

Conceito de Pássaro: Bird

<java5> public class Bird {

/** * We define the base energy as a constant, but it does not have to be this * way. It could be defined differently for each dog (but this requirement * does not exist in this case). */ private static final int BASE_ENERGY = 20;

/** * Bird's current energy value. */ private int _energy = BASE_ENERGY;

/** * @return mouse's current energy level. */ private int getEnergy() { return _energy; }

/** * When a bird runs, the energy decreases by 5 units. This value could be * defined as an attribute or as a constant. * * @return whether the bird was able to run. */ public boolean run() { if (_energy < 5) return false; _energy -= 5; return true; }

/** * When a bird flies, the energy decreases by 2 units. This value could be * defined as an attribute or as a constant. * * @return whether the bird was able to fly. */ public boolean fly() { if (_energy < 2) return false; _energy -= 2; return true; }

/** * Energy goes up 5 points in a narrow escape. */ public void escaped() { _energy += 5; }

/** * @return the energy level in this mouse */ public int drain() { int energy = _energy; _energy = 0; return energy; }

/** * Energy is recovered when sleeping. */ public void sleep() { _energy = BASE_ENERGY; }

/** * @see java.lang.Object#equals(java.lang.Object) */ @Override public boolean equals(Object o) { if (o instanceof Bird) { Bird bird = (Bird) o; return _energy == bird.getEnergy(); } return false; }

/** * @see java.lang.Object#toString() */ @Override public String toString() { return "bird (" + _energy + ")"; } } </java5>

Programa Principal

<java5> public class Application {

/** * The application scenario. * * @param args */ public static void main(String[] args) { Dog d1 = new Dog(); d1.setName("Piloto"); // could be passed to the constructor Dog d2 = new Dog(); d2.setName("Átila"); // could be passed to the constructor

Cat c1 = new Cat(); c1.setName("Tareco"); // could be passed to the constructor Cat c2 = new Cat(); c2.setName("Pantufa"); // could be passed to the constructor Cat c3 = new Cat(); c3.setName("Kitty"); // could be passed to the constructor

Bird[] birds = new Bird[20]; for (int ix = 0; ix < birds.length; ix++) birds[ix] = new Bird();

Mouse[] mice = new Mouse[50]; for (int ix = 0; ix < mice.length; ix++) mice[ix] = new Mouse();

// snapshot: present everything System.out.println("BEFORE"); System.out.println(d1.toString()); System.out.println(d2.toString()); System.out.println(c1.toString()); System.out.println(c2.toString()); System.out.println(c3.toString());

for (int ix = 0; ix < birds.length; ix++) System.out.println(birds[ix]);

for (int ix = 0; ix < mice.length; ix++) System.out.println(mice[ix]);

// run, chase, eat, sleep, etc.

for (int ix = 0; ix < birds.length; ix++) birds[ix].fly();

d1.run(); d2.attackCat(c1); c2.eatBird(birds[2]); c3.eatBird(birds[9]); c3.eatMouse(mice[0]); d2.eatMouse(mice[1]); mice[3].run();

// snapshot: present everything System.out.println("AFTER"); System.out.println(d1.toString()); System.out.println(d2.toString()); System.out.println(c1.toString()); System.out.println(c2.toString()); System.out.println(c3.toString());

for (int ix = 0; ix < birds.length; ix++) System.out.println(birds[ix]);

for (int ix = 0; ix < mice.length; ix++) System.out.println(mice[ix]);

}

} </java5>

Compiling and Running

How to Compile?

The compilation is as follows:

 javac Dog.java
 javac Cat.java
 javac Mouse.java
 javac Bird.java
 javac Application.java

In fact, compiling Application.java would cause the rest of them be compiled as well (the Java compiler tries to account for all explicit class dependencies).

Running

The program starts at a main function (in this case, contained in the Application class):

 java Application