Introdução aos Objectos/Exercício 01: Gato simples

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Problema

Modele e implemente uma classe que represente uma versão muito simples do conceito Gato.

Um Gato tem como características o nome, a idade e o peso.

Implemente o método de comparação (equals), por forma a considerar que dois gatos são iguais se as suas características forem iguais.

Implemente o método de apresentação (toString), por forma a produzir uma cadeia de caracteres onde seja apresentado o nome, a idade e o peso do gato.

Implemente métodos de acesso às variáveis internas do gato.

Implemente um programa (main) que ilustre a utilização dos métodos anteriores.

Solução: diagrama de classes UML

Solução: código Java

Ficheiro Cat.java
public class Cat {

	/** The cat's name. */
	private String name;

	/** The cat's age. */
	private int age;

	/** The cat's weight. */
	private double weight;

	/**
	 * Fully specify the cat's initial state.
	 * 
	 * @param name
	 * @param age
	 * @param weight
	 */
	public Cat(String name, int age, double weight) {
		this.name = name;
		this.age = age;
		this.weight = weight;
	}

	/**
	 * @return the name
	 */
	public String getName() {
		return this.name;
	}

	/**
	 * @param name the name to set
	 */
	public void setName(String name) {
		this.name = name;
	}

	/**
	 * @return the age
	 */
	public int getAge() {
		return this.age;
	}

	/**
	 * @param age the age to set
	 */
	public void setAge(int age) {
		this.age = age;
	}

	/**
	 * @return the weight
	 */
	public double getWeight() {
		return this.weight;
	}

	/**
	 * @param weight the weight to set
	 */
	public void setWeight(double weight) {
		this.weight = weight;
	}

	/** @see java.lang.Object#equals(java.lang.Object) */
	@Override
	public boolean equals(Object o) {
		if (o instanceof Cat) {
			Cat cat = (Cat) o;
			return this.name.equals(cat.name) && this.age == cat.age && this.weight == cat.weight;
		}
		return false;
	}

	/** @see java.lang.Object#toString() */
	@Override
	public String toString() {
		return this.name + " (cat) (" + this.age + ":" + this.weight + ")";
	}
}

Aplicação de Teste (main)

Embora, neste caso, apenas interesse a definição de main, é necessária a definição da class Application, pois em Java não é possível definir funções fora de classes.

Ficheiro Application.java
public class Application {
	public static void main(String[] args) {
		Cat cat = new Cat("Tareco", 12, 3.141);
		System.out.println(cat.equals(new Cat("Tareco", 12, 3.141)));  // prints "true"
		System.out.println(cat.equals(new Cat("Pantufa", 1, 2.718)));  // prints "false"
		System.out.println(cat);
	}
}