Difference between revisions of "Decorator Pattern (padrão de desenho)"

From Wiki**3

 
(One intermediate revision by the same user not shown)
Line 1: Line 1:
 
{{NAVPO}}
 
{{NAVPO}}
<!--{{TOCright}}-->
+
{{TOCright}}
 
O padrão "decorator" permite a adição dinâmica de comportamento a um objecto sem alterar a sua interface.
 
O padrão "decorator" permite a adição dinâmica de comportamento a um objecto sem alterar a sua interface.
  
Line 16: Line 16:
  
 
* [[Decorator Pattern (padrão de desenho)/Exercício 1: Textos Formatados|Exercício 1: Textos Formatados]]
 
* [[Decorator Pattern (padrão de desenho)/Exercício 1: Textos Formatados|Exercício 1: Textos Formatados]]
 +
* [[Decorator Pattern (padrão de desenho)/Exercício 2: Textos Formatados (take 2)|Exercício 2: Textos Formatados (take 2)]]
  
 
[[category:Ensino]]
 
[[category:Ensino]]
 
[[category:PO]]
 
[[category:PO]]

Latest revision as of 14:03, 19 November 2015

Programação com Objectos
Introduction
Creation and Destruction
Inheritance & Composition
Abstraction & Polymorphism
Code Organization
Java Topics
Inner Classes
Enumerations
Data Structures
Exceptions
Input/Output
RTTI
Other Topics
JUnit Tests
UML Topics
Design Patterns
"Simple" Factory
Composite & Visitor
Command
Strategy & State
Template Method
Observer
Abstract Factory
Decorator & Adapter
Façade (aka Facade)

O padrão "decorator" permite a adição dinâmica de comportamento a um objecto sem alterar a sua interface.

Estrutura

O padrão decorator tem a seguinte estrutura de classes:

Decorator-dpcd.png

Exemplo

Exercícios