Sistemas Digitais

Ao longo deste primeiro semestre no IST, que está a chegar ao fim, contámos com uma disciplina interessante mas bastante trabalhosa: Sistemas Digitais.

Realizámos vários projetos, relacionados com os conteúdos que aprendemos e que se aplicam à vida real: aprendemos a trabalhar com numeração binária, aprendemos como funcionam muitos dos componentes de um computador, aprendemos a interpretar um circuito lógico e os seus diversos componentes, entre muitas outras coisas.

Entre todos estes projetos que realizámos, destaco um, o último, que consistia na simulação de um sistema de eclusas (para quem não sabe o que é, este vídeo explica bem como funciona: Clicar aqui), que permitia a passagem de barcos em 2 sentidos diferentes, abrindo, para isso, uma comporta para o barco entrar, subindo o nível da agua e abrindo outra para ele sair.

Este projeto foi realizado através de um método chamado máquina de estados, que é uma forma de representar circuitos que se repetem, como podem ver na imagem seguinte.

300px-NFAexample.svg

[IST]Trabalho com Robot NXT

Nas aulas de laboratório da disciplina de Portfólio MEEC, nós, alunos, trabalhámos maioritariamente com o robot NXT da LEGO.

Este robot tem várias funcionalidades, entre as quais se destacam 2 rodas com potências e direção alteráveis, sensores de diversos tipos (de intensidade luminosa, de distância e de intensidade sonora) e Bluetooth para poder receber e enviar ordens a outros NXT’s.

Robot NXT
Robot NXT

Para enviar ordens ao robot sobre como utilizar essas funcionalidades, usa-se o programa LEGO Mindstorms, criando assim uma sequência de instruções que será enviada e cumprida assim que o seu utilizador der a ordem (ao carregar num botão do robot).

Assim, o projeto no âmbito da disciplina era o de fazer com que o NXT seguisse uma linha negra, utilizando para isso o seu sensor de luminosidade. Além disso, era permitido e aconselhado ao grupo de trabalho que criasse mais funcionalidades para o robot, dentro do tema de seguir uma linha negra.

O projeto final do meu grupo consistia em fazer com que o robot, ao ser colocado numa zona branca, encontrasse a linha negra, seguindo-a, depois disso. Além disso, o robot, ao ser confrontado com um objeto no seu caminho (utilizando o sensor de distância para detetar o obstáculo), deveria parar e inverter a sua marcha, continuando a seguir a linha preta, mas no sentido inverso.

Este projeto foi conseguido com total sucesso, como se poderá observar no vídeo que irei colocar aqui.

Link para o vídeo

[NBA] Warriors perdem finalmente

Após um começo de temporada espetacular, com 24 vitórias nos primeiros 24 jogos (novo record da história da NBA para melhor arranque de época), os Golden State Warriors perderam, ao 25º jogo, contra os Milwaukee Bucks por 108-95.

Os Warriors, que foram os vencedores da NBA em 2014-15, não contaram com um Stephen Curry (considerado o melhor jogador da última temporada) ao seu nível habitual, apesar dos 28 pontos conseguidos.

Para mais informações, consultar o seguinte link da notícia: http://www.abola.pt/modalidades/ver.aspx?id=587682

ou consultar o site da NBA: http://www.nba.com/

Maratona de Londres será Universal

O astronauta britânico Tim Peake, que irá viver a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou que pretende continuar com o seu hábito de participar na maratona de Londres. Para tal, irá correr os respetivos 42,195 quilómetros numa passadeira a bordo da Estação Espacial.

Aqui fica o link da notícia para mais pormenores: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/astronauta-vai-correr-a-maratona-de-londres-no-espaco-1716485

Assim se torna um evento apenas mundial em um evento universal!

Quem sou?

O meu nome é Manuel Carvalho, tenho 18 anos e sou um dos muitos estudantes do primeiro ano de Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico.

Nesta página irei apresentar artigos que se relacionem com o meu curso, bem como com os meus interesses pessoais, que se encontram na secção “Perfil”, no menu lateral.