Como montei o meu computador- A Fonte de Alimentação

tg530open1024

A fonte de alimentação, geralmente chamada de PSU, é responsável pela transformação da energia que sai da tomada em energia utilizável pelos vários componentes e pela distribuição da mesma. Este é talvez o componente em que menos se pensa quando se fala de um computador, mas é tão ou mais importante que o processador ou a placa gráfica.

Continuando a analogia com o corpo humano, a PSU pode ser compreendida como o coração do computador, mas em vez de distribuir o sangue pelo corpo, distribui a energia pelos componentes. Da mesma forma que uma pessoa em excelente forma terá dificuldade em ser um atleta de alta competição se tiver um defeito cardíaco, também um computador topo de gama verá o seu bom funcionamento afetado se a PSU não fizer o seu trabalho devidamente. Para além de afetar a performance, o facto de ser responsável pela alimentação energética do sistema cria riscos elevados de danificação de outros componentes, se não se verificar um funcionamento correto da fonte de alimentação.

Ao comprar uma fonte de alimentação, é por vezes tentador comprar um modelo mais barato, e com a potência mais baixa possível para o sistema funcionar. Esta decisão pode significar uma poupança interessante, mas como indiquei anteriormente, tem um grande risco associado. Especialmente em computadores que efetuem cargas de trabalho mais acentuadas, como edição de video e imagem, jogar videojogos recentes, ou outras atividades que peçam do computador um trabalho mais exigente, trazendo consigo também a necessidade de uma maior quantidade de energia para o sistema, é fulcral a utilização de uma PSU de qualidade segura, o que geralmente implica o investimento num produto de uma marca mais reputada.

Recomendo, para compreender melhor algumas das caracteristicas das fontes de alimentação, a visualização de 4 videos: o primeiro apresenta qual a diferença entre PSUs com um único rail ou vários; o segundo  procura explicar de uma forma rápida quais os principais cuidados a ter quando se escolhe uma PSU; o terceiro , ligeiramente mais longo, é um guia um pouco mais detalhado para ajudar nesta mesma escolha; e o quarto , relacionado com um tópico mais focado para “entusiastas” da montagem de computadores, explica a diferença entre PSUs modulares e não-modulares.