Como montei o meu computador- O Processador (Parte 2/2)

Neste post vou tentar explicar, de uma forma algo sucinta, as principais parecenças e diferenças entre as duas grandes concorrentes no mercado dos CPUs, a Intel e a AMD.

maxresdefault

No caso da Intel, sendo a mais conhecida, e geralmente mais bem vista das duas marcas, os CPUs apresentam um foco maior no uso para trabalho, sendo em geral mais eficientes energicamente e em termos de calor emitido. Esta marca é principalmente conhecida pelos modelos i3, i5 e i7 ( sendo as suas diferenças apresentadas sucintamente neste vídeo ), mas também tem disponiveis modelos menos avançados (e mais económicos) nas gamas Pentium e Celeron.

A AMD tem um foco maior no entretenimento, tendo inclusivamente feito um grande investimento na área dos APUs os quais incluem, para além do processador, uma unidade que faz o trabalho da placa gráfica, a qual, apesar de não ser tão poderosa como uma unidade gráfica dedicada, é um fator que permite ao consumidor, dentro de um orçamento mais apertado, conseguir fazer algumas tarefas, como jogar alguns videojogos, que de outra forma o levariam a investir mais dinheiro numa placa gráfica. Os produtos da AMD, sendo geralmente mais prevalentes em computadores montados com orçamentos mais baixos, apresentam a vantagem de serem mais acessiveis. No entanto, este menor preço tem certas consequências, sendo que geralmente estes processadores consumirão mais energia (o que não apresenta um grande aumento na conta da eletricidade, mas pode ser um fator a ter em consideração para pessoas mais preocupadas com o meio ambiente) e emitirão mais calor, o qual é conhecido por afetar negativamente a longevidade dos componentes.

Na compra do CPU, tal como com qualquer outro componente, é necessário, para fazer uma boa compra, “perder” algum tempo a descobrir as diferenças entre variados modelos, de forma a escolher o mais adequado. Esta escolha tem uma importância acrescida por, geralmente, este ser um dos componentes mais caros do sistema. Como ponto de partida nesta pesquisa, deixo o link para um artigo interessante que, de forma um pouco mais detalhada, procura explicar qual a melhor opção entre as duas marcas, de acordo com a utilização a ser dada ao mesmo.