Como montei o meu computador- Introdução


Apesar de já ter um certo gosto por computadores, ter a oportunidade de montar um aumentou exponencialmente o meu interesse. O facto de ter que ver para além do monitor e aprender, se bem que de forma algo superficial, as utilidades dos diferentes componentes e as diferenças entre os vários produtos disponiveis comercialmente deu-me uma diferente perspectiva sobre o que é um computador, bem como alguns novos cuidados com o mesmo, como ir verificando o funcionamento e temperatura dos diferentes componentes ou manter o sistema limpo, tanto em termos do seu armazenamento como a invariável acumulação de pó.

AVADirect-Custom-X99-Intel-Core-i7-gaming-cpu

Esta imagem, não sendo (infelizmente) uma foto do meu sistema, demonstra aquilo que é possível fazer ao construir um computador peça-a-peça. Para além de permitir escolher os variados componentes de acordo com o objetivo da máquina ( e o orçamento disponível, claro está ), construir um computador desta forma também dá um certo gosto diferente à utilização do mesmo.

Ao longo dos próximos tempos irei escrever mais alguns artigos sobre a utilidade dos diferentes componentes e algumas opções disponíveis no mercado. Nestes artigos também irei incluir alguns links para artigos e vídeos que me foram úteis ao longo do processo de escolha e montagem do computador. Deixo neste artigo um link para dois artigos que procuram esclarecer as vantagens ( e desvantagens ) de optar por construir um computador em vez de o comprar já montado.

http://www.cnet.com/how-to/the-pros-and-cons-of-building-your-own-computer/

http://www.techradar.com/news/computing/why-you-should-build-your-next-pc-1274647