O “Robô anti-social”

A disciplina “Portfolio MEEC” é uma disciplina do curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico, sendo que esta serve para introduzir aos novos aprendizes de engenheiros novas formas de olhar para o mundo da engenharia e da tecnologia.

Uma das capacidades desenvolvidas nesta disciplina é o raciocínio lógico que é feito através de um robô que nos é dado a conhecer, o Robot NXT LEGO. Este robô, tal como o nome indica, é constituído por peças LEGO podendo ser totalmente modificado através do uso de peças desejadas no robô. Para além disso o robô é totalmente programável através do software que vem com o robô, LEGO MINDSTORMS, e é através de desafios lançados que envolvam a programação do robô, pelo docente da disciplina, que o nosso raciocínio será desenvolvido.

Um dos desafios mais importantes foi a elaboração de um programa (à nossa escolha) relativamente complexo a implementar no robô. Após de várias ideias eu e o meu grupo da disciplina chegámos a uma conclusão: queríamos dar uso aos sensores sonoros, ultrassónicos e luminosos do robô, bem como a algumas outras funcionalidades cuja explicação é escusada. Tendo tudo isto em conta, decidimos criar o Robô anti-social.

O funcionamento deste robô é bastante simples, ao contrário da sua programação. Explicando de maneira sucinta, o robô segue uma fita preta colocada numa superfície (caso não esteja sobre nenhuma fita preta o mesmo andará até encontrar uma), inverte a sua trajetória (roda 180º) caso este capte um barulho através do microfone implementado no robô e caso este encontre um objeto a uma distância de pelo menos 35 cm, distância essa medida através dos sensores ultrassónicos implementados no robô. Para além disto, quando o robô inverte a sua trajetória são emitidos sons pelo robô consoante a causa que levou à inversão da trajetória, isto é, caso a inversão da trajetória seja causada por um barulho captado o robô emite um determinado ruído, caso tenha sido causada pela deteção de um objeto a pelo menos 35 cm do robô emite outro som (diferente do primeiro mencionado).

Apesar do nome dado (Robô anti-social) este robô pode integrar-se em diversas situações sociais, nomeadamente para o divertimento infantil. Imaginemos uma criança que possua este robô, seria de esperar que a criança ficasse fascinada com o comportamento deste ainda que seja muito simples, assim também não é difícil concluir que o Robô anti-social poderia divertir qualquer tipo de crianças durante algum tempo (pelo menos até elas se fartarem de andar atrás dele…).

Deixo aqui um pequeno vídeo de demonstração do projeto final obtido, espero que gostem !