Ewater.io - from Portugal to the world

Uma equipa de estudantes universitários prontos para mudar o futuro da eficiência hídrica na agricultura em Portugal.

Sensibilidade

Conexão da rega através de uma app intuitiva que permite ao utilizador ter feedback em tempo real do que se passa na sua quinta

Automática

Rega automática sensível à necessidade hídrica das suas culturas, e a predisposição do ambiente

Recuperação do excesso

A água absorvida pela terra, que é desperdiçada pela gravidade é recuperada e inserida novamente no sistema de irrigação

Autossuficiência

Consumo energético nulo graças à integração de sistemas de Paineis Fotovoltaicos

Enquadramento

Atualmente o mundo enfrenta uma grave crise de recursos energéticos e água, que se agravará ao longo dos anos. Crise cuja causa se atribui maioritariamente às mudanças climáticas, ao aumento de população a nível global, aos consumos díspares entre nações bem como ao término da disponibilidade de combustíveis fósseis, e à escassez de água potável.

A água é uma dessas necessidades. No entanto, as previsões apontam para um cenário de escassez de água em Portugal já nos próximos 20 anos, o que põe em risco a nossa capacidade de produção de bens e serviços essenciais, incluindo a nossa alimentação. Otimizar a utilização de recursos hídricos é, por isso, um desafio especialmente premente, sobretudo no setor agrícola.

A agricultura, baseada no regadio, representa 75% do total de água utilizada no país. É a rega que compensa o calor e a falta de chuva nas estações quentes do ano, de modo a garantir a produção e competitividade das culturas. De acordo com dados apresentados pela FAO, a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, até 2050 será necessário aumentar em 60% a quantidade de comida produzida para fazer face às necessidades associadas ao crescimento global da população. Para além disso, a FAO prevê que a produção de alimentos por via de irrigação venha a aumentar 50% até 2050, ainda que este aumento possa ser menor (10%) caso sejam implementadas práticas mais eficientes de utilização de água na agricultura.

A equipa

A nossa equipa é composta por membros de diversas áreas nomeadamente Engenharia Informática, Engenharia Mecânica e Engenharia Ambiental.

Duarte Casanova

Environmental Engineering student

Francisco Oliveira

Masters in Mechanical Engineering Energy field

Gonçalo Gato

Master in Mechanical Engineering Energy field

João Almeida

Computer Engineering student

Contactos

Contacte-nos para saber mais sobre o nosso projeto e sobre a equipa.