Kata significa «forma» em japonês. É um «combate imaginário» com vários adversários. Cada Kata tem um plano rígido, com ataques e defesas, e onde o praticante deve acabar no mesmo ponto onde começou, movendo-se conforme o plano delineado.
Até à segunda guerra mundial, os Katas foram, conjuntamente com os combates básicos, os pilares fundamentais do treino de Karaté. Só depois da segunda guerra mundial, quando os Estados Unidos e os países Europeus se começaram a interessar pelas artes marciais, o Karaté evoluiu para uma arte marcial competitiva (que visava a competição). É de salvaguardar que o Karaté Shotokai, seguindo o tradicional, como aquele que pratico, não visa a competição, ou seja, a única competição que temos é connosco próprios (para evoluirmos perante os nossos erros), e não competição com os outros (para ganhar medalhas ou torneios).
Por isso, os Katas são um método de treino físico muito completo, que permite o desenvolvimento muscular (força), da velocidade dos movimentos e do equilíbrio do praticante. Mas, por outro lado, constituem também um treino mental muito útil, onde o praticante tem que demonstrar o seu caráter, a sua concentração, a perspicácia e o seu espírito de alerta e de combate, mostrando todo o seu trabalho técnico com energia e segurança.
Hoje em dia, os Katas têm uma imagem pouco realística (não parecem combates realistas), de modo a poder salientar a parte educativa, e não realçando o caráter furtivo e ofensivo, visto que o Karaté tradicional preserva a aprendizagem defensiva.
Deste modo, hoje em dia, existem 19 Katas no Shotokai. Irei assim começar a apresentar os Katas e os planos que os caracterizam.
Taikyoku Shodan
Taikyoku Nidan
Taikyoku SandanHeian ShodanHeian Nidan
Heian Sandan
Heian YondanHeian GodanBassai-DaiKankun-DaiEnpiGankakuJutte/Jitte
HangetsuJionTekki-ShodanTekki-NidanTekki-Sandan
Ten-no-kata (Kumite, Omote, Ura)
São Katas que ajudam na iniciação do Kumite (ver: http://web.tecnico.ulisboa.pt/~ist425477/wordpress/kumite/ )
Ainda existe uma outra Kata, cujo nome é Matsukaze, que não está na contagem dos 19Katas, mas alguns praticantes esforçam-se para a aprender. Matsukaze é uma Kata com o Boo (pau que algumas artes marciais utilizam em algumas técnicas e formas).