Field Trip to Mars

E então uma ida a Marte?

Quem nunca sonhou em viajar pelo mundo fora e explorar o Universo?! É um sonho muito comum apesar de talvez estar longe de ser concretizado. Bem, a Framestore trouxe uma tecnologia que pode nos deixar um bocadinho mais próximos de concretizar esse sonho.

A Framestore é uma empresa inglesa de efeitos visuais que trabalha em diferentes áreas da mídia desde filmes, a vídeos de música, publicidades e animações. É muito reconhecida pela seu trabalho e já chegou a ser nomeada para os Óscares pelos efeitos visuais em filmes como “O Cavaleiro das Trevas” e “Harry Potter e os Talismãs da Morte”.

O projecto “Field Trip to Mars” foi desenvolvido pela Framestore para “inspirar uma nova geração que irá viajar para Marte”. Usando as tecnologias da realidade virtual eles transformaram um autocarro numa visita de estudos a Marte. Os estudantes puderam partilhar a experiência de ver, ouvir e sentir como é a superfície de Marte sem auscultadores ou óculos. Foi a primeira experiência de realidade virtual realizada em grupo.Os alunos que pensavam que íam numa visita de estudos comum ficaram estupefactos à medida em que as janelas do veículo se transformavam para mostrar a paisagem de Marte.schoolbus-fees-3b7ee9c9

O projeto foi desenvolvido num período de 6 meses. Os técnicos criaram cerca de 500 metros quadrados da superfície de Marte usando a ferramenta Unreal  Engine 4. Projetaram a superfície de Marte nas ruas de Washington DC e implementaram as caraterísticas geológicas, o rover Curiosity, um acampamento de base realista e uma tempestade marciana de poeira maciça. Instalaram nas janelas do autocarro ecrãs elétricos de vidro personalizados que podem transitar do transparente para o opaco, associados a telas LCD de 4K de resolução. Além disso, equiparam-no com GPS, um acelerómetro de 3 eixos,  um magnetómetro e um velocímetro de superfície a laser. Dessa forma as crianças podiam realmente sentir como se estivessem em Marte pois quando o veículo se move, a superfície também move, ou seja, tudo o movimento que acontece no mundo real também é acontece no mundo virtual.

Framestone: “O projeto tem como objetivo incentivar os alunos a explorar as áreas das ciências, tecnologias, engenharia e matemática de modo a que possam adquirir ferramentas necessárias para explorar o espaço no futuro. Algo importante tendo em consideração que se espera que a primeira viagem a Marte ocorra dentro de duas décadas”.

Esta nova tecnologia é um grande passo no mundo dos vídeos jogos e na maneira como os filmes passarão a ser feitos de agora em diante.