Laboratório de Sistemas Digitais

Descodificação de Jogos de Setas

Olá caros leitores. Hoje gostaria de partilhar convosco a minha segunda aula de Laboratório de Sistemas Digitais.
A cadeira de Sistemas Digitais é neste momento a que mais tem uma ligação direta com a aplicação prática do nosso curso. Por isso, é sempre interessante aprender como funcionam os componentes básicos dos sistemas que utilizamos no nosso dia-a-dia e realizar trabalhos básicos com esses conhecimentos.

O tema desta sessão de laboratórios eram os Circuitos Combinatórios e o objetivo do trabalho era que implementássemos um sistema de descodificação de um jogo de setas semelhante ao dardo.
Basicamente o alvo tinha 6 zonas, cada uma com a sua pontuação correspondente. Assim, quando uma seta era lançada e atingia uma das zonas do alvo, era devolvido ao sistema o código binário de três bits da zona atingida. O que tínhamos de fazer era a correspondência em código binário entre a zona acertada pela seta (que seriam as entradas dos sistema) e as suas respetivas pontuações, ou seja as saídas do sistema. Desta forma, de acordo com o código de entrada da zona acertada, obtínhamos as pontuações em binário que eram representadas por 3 LED´s.

Para a implementação do sistema nós decidimos usar duas DualMultiplexers visto que seriam usados menos componenetes do que se escolhessemos um Descodificador. Cada uma das três saídas do Multiplexer correspondia a uma saída do valor das pontuações. Sendo assim, conseguimos aproveitar o último Multiplexer que usámos como um inversor, no sentido de evitar usar portas NOT’s diminuindo mais uma vez o número dos componentes.20161102_155554

No laboratório utilizamos uma “breadboard” para montar o sistema. Começamos por encaixar os circuitos na placa e ligar cuidadosamente cada fio às respetivas entradas e saídas de cada componente. Como podem ver na imagem as três LED’s do canto superior direito acendiam e apagavam de acordo com a combinação das entradas.
O trabalho correu de forma excelente e apesar de termos tido alguns erros de montagem, conseguimos identificá-los e terminar tudo a tempo. E tudo sem queimar um circuito! (XD)

Pessoalmente eu gostei imenso deste trabalho porque permitiu-me ver uma aplicação prática destes sistemas em algo comum do quotidiano. Este jogo é apenas um exemplo de equipamentos que funcionam com este sistema. É sempre bom ir para além da teoria e pôr as mãos à obra. Ajuda-nos a ver a verdadeira utilidade destes sistemas e a perceber de forma mais clara como é que eles funcionam.
Afinal de contas, é sempre mais divertido jogar quando se sabe o que se está a passar dentro das máquinas.
Até breve…Xoxo!