Technology

Modelo AR5 é produzido no Alentejo

(Model AR5 is produced in Alentejo)

12-12-2016

tekever-ar5-evo-2014-isolated

 

Foi no início deste ano que a Tekever instalou uma fábrica no aeródromo de Ponte de Sôr, no Alto Alentejo, com o intuito de produzir o modelo AR5, vocacionado para operações de busca e salvamento, vigilância, patrulha marítima e deteção de poluição.

14565228739_a6844a5c38_b

O AR5 tem um comprimento de 4,5 metros, pesa 150 quilos e está no mercado a um preço que varia entre 500 mil e um milhão de euros. Tem uma capacidade de carga de 50 kg e uma autonomia de voo entre 8 a 12 horas e é capaz de atingir uma velocidade de cruzeiro de 140 Km/h. É 100% português!

O AR5 Life Ray Evolution vem ainda equipado com câmaras de alta definição de espectro visível e infra-vermelhos, imagens que podem ser acedidas em tempo real pelas entidades contratantes.

ar5-e-photo-600x337

 

Pesquisado em:

http://p3.publico.pt/actualidade/ciencia/18312/tekever-empresa-portuguesa-vai-produzir-drones-no-alentejo

http://tek.sapo.pt/multimedia/artigo/tekever_apresenta_um_novo_drone_com_tecnologia_100_portuguesa-1397137tek.html

 

Tekever, uma grande empresa portuguesa!

(Tekever, a big portuguese company)

11-12-2016

A Tekever é uma empresa criada em Lisboa em 2001 por ex-alunos do Instituto Superior Técnico, cuja actividade se centra no desenvolvimento de tecnologia, produtos e serviços nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Aeronáutica, Espaço, Defesa e Segurança.

Esta grande empresa portuguesa tem várias lideranças em consórcios de investigação europeus, como o de vigilância do mediterrâneo para a Agência Europeia de Segurança, e o SWIPE (Space Wireless Sensor Networks for Planetary Exploration) da Agência Espacial Europeia.

A Tekever está em constante crescimento com projetos muito importantes.

mw-860                Ricardo Mendes, administrador da Tekever, com um drone que a empresa fabrica

 

Drones que salvam vidas: real ou ficção?!

(Drones that save lives: real or fiction ?!)

07-12-2016

É mesmo verdade, existem drones que ajudam a salvar vidas!

Nos dias que correm, os drones ocupam um lugar importante na sociedade e a afluência que têm tido só tende a aumentar ano após ano.

» Qube UAV

O Qube UAV foi criado por uma start-up norte-americana chamada AeroVironment e serve para vigiar áreas de risco. O pequeno aparelho tem autonomia de voo de 40 minutos e possui câmaras de vídeo e câmaras térmicas, que transmitem os dados em tempo real para uma base de controlo, determinando para onde deve ser enviado o socorro.

qube_rescue

Este drone foi utilizado para procurar sobreviventes nos destroços causados pelo terramoto no Nepal, em março de 2015.

» Snow Cyclops

O Snow Cyclops foi projetado pela Frogdesigne foi criado para vigiar regiões de avalanche, de forma a evitar acidentes em estações de esqui.

O modelo utiliza câmaras térmicas, de forma a detectar quais as áreas na coluna de neve que se podem soltar, de seguida marca a posição e uma equipa pode neutralizar o deslocamento da neve.

snowciclops

»Defikopter

É um drone alemão, criado por Definitz, que carrega um desfibrilhador para salvar pessoas que estão a sofrer um ataque cardíaco em lugares de difícil acesso. É chamado pelo telemóvel e voa, no máximo até 70 Km/h num alcance de 10 km, até o indivíduo seguindo a sua posição de GPS.

defikopter

«Paketkopter

O Paketkopter é outro projeto de origem alemã e desta vez da autoria dos Correios Alemães, este drone é capaz de carregar pacotes contendo até 2 kg de remédios.packet

»Cyclodrone

O  Cyclodrone é outro projeto da Frodesing e é utilizado para avisar os condutores da presença de ciclistas, de modo a protegê-los, é composto por dois drones que acompanham a trajetória do ciclista, um na frente com luzes verdes e outro atrás com luzes vermelhas.

cyclodrone

 

Pesquisado em:

5 drones que podem salvar vidas

EHang 184, o futuro dos drones no transporte de pessoas

(EHang 184, the future of drones in the transport of people)

05-12-2016

ehang-184-3Todos nós pensamos que os drones servem apenas para atividades relacionadas com a captação de imagens, atividades militares ou para pura diversão. Mas pelo contrário, os drones são o futuro e já se pondera utilizar esta tecnologia para o transporte de pessoas.

A empresa chinesa EHang criou o primeiro veículo aéreo eléctrico totalmente autónomo, o EHang 184, projetado para voar com um passageiro por curtas distâncias e a baixa altitude, sem a necessidade de o passageiro ter que o controlar.

Este drone utiliza 8 grandes hélices sobre os 4 braços para voar e planar, sendo mesmo capaz de pousar apenas com um dos braços de hélices. No “cockpit”, se assim se pode chamar, encontra-se um tablet que permite selecionar o destino do voo e o veículo trata de todo o processo desde a descolagem, a todo o percurso da viagem, até à aterragem. Tem uma autonomia de 23 minutos, pode carregar 100 kg e consegue deslocar-se até 90 km/h.

Atualmente, não existe um modelo final do drone pronto a ser comercializado, mas o protótipo já realizou mais de 100 voos na China com sucesso.

maxresdefault

Pesquisado em:

https://pplware.sapo.pt/gadgets/high-tech/ehang-184-o-primeiro-drone-projectado-para-levar-um-passageiro/

Empresa portuguesa parceira em projeto inovador de drones para locais sem rede

(Portuguese company partner in innovative drones project for sites without a network)

05-12-2016

drones-permitem-levar-internet-a-locais-sem-rede_263459

Portugal continua a marcar pontos nestas áreas através da criação de projetos inovadores e até mesmo pioneiros e desta vez vai coproduzir drones que levem a internet  a locais sem rede.

A empresa escolhida para a sua concepção foi a multinacional portuguesa Tekever e a vantagem da utilização deste sistema de drones é a de poderem ser utilizados em locais onde não existem infraestruturas fixas, permitindo assim que as comunicações possam ser fornecidas por este tipo de tecnologia.

Apenas uma curiosidade: A Tekever, situada em Óbidos, é a empresa portuguesa com mais projetos de investigação na área da aeronáutica e espaço financiados pela União Europeia, muitos deles virados para o futuro e onde a investigação ocupa muito do tempo dos 150 colaboradores, a maioria engenheiros, e onde se produzem cerca de 20 drones por mês.

Pesquisado em:

http://pt.blastingnews.com/tecnologia/2015/03/empresa-portuguesa-parceira-em-projeto-inovador-de-drones-para-locais-sem-rede-00314045.html

Drones Parrot, a prenda de natal perfeita!

(Drones Parrot, the perfect Christmas gift!)

05-12-2016

aaaadvregqf

Se são amantes de tecnologia e estão apaixonados por drones, já pensaram no que vão comprar neste natal?! Dou-vos uma ideia, partam o vosso porquinho mealheiro e comprem um drone da marca Parrot.

Existem vários tipos de drones, desde drones terrestres, a drones que andam na água e no ar.

O Jumping Race Drone é um drone terrestre muito bem concebido pois apesar de andar no solo, é capaz de ultrapassar qualquer obstáculo e de saltar 80 cm tanto em altura como em comprimento.

Estados Unidos testam “escudo anti-drone” e reforçam combate ao terrorismo

(United States tests “anti-drone shield” and reinforces fight against terrorism)

15-11-2016

O exército norte-americano criou um “escudo antiaéreo” para derrubar múltiplos drones em simultâneo. Chama-se Phaser e tem como propósito ser uma defesa contra a proliferação destes veículos autónomos nas mãos de organizações terroristas, como por exemplo o autoproclamado Estado Islâmico.

transferir

Apesar do nome, este protótipo nada tem a ver com as “pistolas de laser” do Star Trek. É uma espécie de contentor de metal, alimentado por um motor a diesel, que utiliza uma antena parabólica que emite micro-ondas de alta intensidade para destruir os controlos de veículos aéreos não-tripulados fazendo-os cair do céu, literalmente.

De acordo com o Engadget, trata-se de uma espécie de impulso eletromagnético com uma amplitude que lhe permite derrubar vários drones com uma só descarga.

O Phaser deteta as aeronaves autónomas através de um sistema de localização por radar.

Pesquisado em:

http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigo/estados_unidos_testam_escudo_anti_drone_e_reforcam_combate_ao_terrorismo-49586aea.html