University Projects

Motor de corrente contínua

(DC motor)

05-12-2016

No início deste ano letivo foi proposta, na disciplina de Portfólio Meec, a criação de um motor de corrente contínua.

Em grupo, começámos por pesquisar o funcionamento do motor e analisar os materiais mais apropriados para serem utilizados, de modo a tornar o projeto o mais pessoal possível. Então, passámos à construção do mesmo: primeiro dividimos tarefas e depois, em equipa, procedemos à sua construção. Tudo correu como era esperado e o resultado final foi…

sem-titulo

NEECDuino, my first project!

05-12-2016

neecduino

Foi em 2016 que entrei no Instituto Superior Técnico. Contudo, estava receoso quanto à possível ausência de “atividades práticas” pois sempre ouvira dizer que esta universidade  era mais teórica.

Sendo assim, mal surgiu a primeira oportunidade inscrevi-me num workshop realizado pelo NEEC – Núcleo de Estudantes de Eletrotécnica e de Computadores – workshop esse que se revelou deveras interessante, assumindo importância para a minha área profissional.

_20161211_231016

Este workshop tinha como base a construção de um NEECDuino, uma placa semelhante ao Arduino, e a criação de um programa, com o intuito de criar um jogo. Comecei por soldar os componentes e de seguida criei um programa, testando-o no NEECDuino.

Esta experiência deu-me certezas quanto à escolha do meu curso e da minha universidade, apesar do intenso trabalho que me aguarda, mas que enfrentarei com toda a força.

_20161211_231216