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Jogo 4: História e Desenvolvimento

Computador Base de Dados

O Jogo 4 é o momento em que os participantes constroem o computador da base de dados da humanidade na nave espacial, podendo finalmente escapar da Terra.

Ideia

A ideia deste jogo é reunir os resultados dos Jogos 1, 2, 3 e 5. Sempre que um desses jogos é concluído com sucesso, os jogadores recebem uma peça física.

Quando todas as quatro peças são reunidas, revelam a palavra final — MARTE — que deve ser introduzida no computador central como palavra-passe para a transferência de todos os dados da humanidade.

Isto é feito enquanto aprendem como um computador funciona e o que o constitui.

Desenvolvimento

A Maria criou as peças associadas a cada jogo, recorrendo à impressão 3D. A construção do computador baseia-se no modelo de Von Neumann, permitindo a explicação do funcionamento interno de um computador.

Cada peça tem frases explicativas sobre o funcionamento de cada componente.

As quatro peças representam:

– Entrada (Teclado)

– Processamento (CPU)

– Memória (RAM)

– Saída (Monitor)

Esta escolha permite explicar aos jogadores, de forma simples e visual, como funciona um sistema computacional básico.

Circuito

Ao contrário dos jogos anteriores, o Jogo 4 não utiliza um circuito de trinco. A conclusão do jogo é feita com base na introdução correta da palavra final.