Computador Base de Dados
O Jogo 4 é o momento em que os participantes constroem o computador da base de dados da humanidade na nave espacial, podendo finalmente escapar da Terra.
Ideia
A ideia deste jogo é reunir os resultados dos Jogos 1, 2, 3 e 5. Sempre que um desses jogos é concluído com sucesso, os jogadores recebem uma peça física.
Quando todas as quatro peças são reunidas, revelam a palavra final — MARTE — que deve ser introduzida no computador central como palavra-passe para a transferência de todos os dados da humanidade.
Isto é feito enquanto aprendem como um computador funciona e o que o constitui.
Desenvolvimento
A Maria criou as peças associadas a cada jogo, recorrendo à impressão 3D. A construção do computador baseia-se no modelo de Von Neumann, permitindo a explicação do funcionamento interno de um computador.
Cada peça tem frases explicativas sobre o funcionamento de cada componente.
As quatro peças representam:
– Entrada (Teclado)
– Processamento (CPU)
– Memória (RAM)
– Saída (Monitor)
Esta escolha permite explicar aos jogadores, de forma simples e visual, como funciona um sistema computacional básico.
Circuito
Ao contrário dos jogos anteriores, o Jogo 4 não utiliza um circuito de trinco. A conclusão do jogo é feita com base na introdução correta da palavra final.