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Jogo 3: História e Desenvolvimento

Reparações da Nave

O Jogo 3 foi inspirado por um dos computadores expostos no museu da professora Teresa Vazão — uma réplica do sistema utilizado na missão que levou os astronautas à Lua.

Esta inspiração serviu como ponto de partida para o desenvolvimento de um desafio que simulasse, de forma acessível, a lógica e a estrutura interna de um computador.

Neste jogo, o objetivo da equipa é consertar alguns aparelhos da nave que estão avariados.

Ideia

Inicialmente, a ideia era criar um sistema complexo, onde os jogadores teriam de ligar vários fios e componentes de forma precisa, recriando parte da complexidade de uma máquina real.

No entanto, após alguns testes com alunos do secundário, concluiu-se que o jogo se tornaria pouco intuitivo e difícil de completar sem supervisão.

Portanto, de forma a que os jogadores fiquem a perceber um pouco de como cada componente num circuito eletrónico funciona e para que serve, a ideia foi reformulada.

O jogo passou a consistir em recriar e identificar avarias num circuito eletrónico simplificado, baseado em circuitos de sensores, amplificadores ou computacionais.

A escolha dos circuitos finais foi feita pelo Ricardo, com o foco em ensinar componentes fundamentais e permitir identificar a lógica do circuito de forma mais intuitiva.

Desenvolvimento e Programação

Para guiar os participantes durante o jogo, foi incorporado um pequeno ecrã LCD, onde são apresentadas instruções passo a passo, de forma a ajudar a equipa a reparar os componentes e as ligações, juntamente com uma breadboard para realizar as ligações necessárias.

Este jogo foi programado pelo Igor, permitindo que os jogadores sigam as instruções para completar corretamente a montagem do circuito e obtenham informações adicionais sobre como cada componente afeta o circuito e qual a sua função.

Foi ainda adicionada uma funcionalidade que escolhe ao acaso um circuito de lógica e um circuito de sensores/atuadores/amplificadores para cada um dos arranjos neste desafio.

Circuito

O circuito foi desenvolvido pela Mónica.

Imagem do Trinco