Reparações da Nave
O Jogo 3 foi inspirado por um dos computadores expostos no museu da professora Teresa Vazão — uma réplica do sistema utilizado na missão que levou os astronautas à Lua.
Esta inspiração serviu como ponto de partida para o desenvolvimento de um desafio que simulasse, de forma acessível, a lógica e a estrutura interna de um computador.
Neste jogo, o objetivo da equipa é consertar alguns aparelhos da nave que estão avariados.
Ideia
Inicialmente, a ideia era criar um sistema complexo, onde os jogadores teriam de ligar vários fios e componentes de forma precisa, recriando parte da complexidade de uma máquina real.
No entanto, após alguns testes com alunos do secundário, concluiu-se que o jogo se tornaria pouco intuitivo e difícil de completar sem supervisão.
Portanto, de forma a que os jogadores fiquem a perceber um pouco de como cada componente num circuito eletrónico funciona e para que serve, a ideia foi reformulada.
O jogo passou a consistir em recriar e identificar avarias num circuito eletrónico simplificado, baseado em circuitos de sensores, amplificadores ou computacionais.
A escolha dos circuitos finais foi feita pelo Ricardo, com o foco em ensinar componentes fundamentais e permitir identificar a lógica do circuito de forma mais intuitiva.
Desenvolvimento e Programação
Para guiar os participantes durante o jogo, foi incorporado um pequeno ecrã LCD, onde são apresentadas instruções passo a passo, de forma a ajudar a equipa a reparar os componentes e as ligações, juntamente com uma breadboard para realizar as ligações necessárias.
Este jogo foi programado pelo Igor, permitindo que os jogadores sigam as instruções para completar corretamente a montagem do circuito e obtenham informações adicionais sobre como cada componente afeta o circuito e qual a sua função.
Foi ainda adicionada uma funcionalidade que escolhe ao acaso um circuito de lógica e um circuito de sensores/atuadores/amplificadores para cada um dos arranjos neste desafio.
Circuito
O circuito foi desenvolvido pela Mónica.