Código Morse
O Jogo 1 segue a 1ª parte da história, que consiste em desvendar uma mensagem deixada por interferência nos meios de comunicação em código Morse.
Esta mensagem surgiu quando cidades do mundo estavam a ser destruídas com bombas atómicas, e cabe à equipa decifrar a mensagem de forma a perceber o que devem fazer.
Ideia
A ideia deste jogo é que os participantes desvendem o significado das palavras em Morse, utilizando uma tabela com a correspondência do código Morse para as letras do alfabeto. Enquanto o fazem, aprendem também sobre o que é o código Morse, como foi criado, para que serve, entre outros aspetos.
Desenvolvimento e Programação
O Francisco e a Maria criaram a dinâmica e as frases do jogo, de forma a que a equipa utilize o código Morse para desvendar as mensagens recebidas.
O Francisco desenvolveu o código que apresenta o jogo no ecrã e gere a lógica de jogo: interação por equipa, seleção de palavras e verificação de respostas.
Inicialmente, foi criada uma base de dados com frases longas em Morse e com explicações exaustivas, mas após a realização de testes e receção de feedback de várias crianças, concluiu-se que era demasiado complicado.
Em resposta, foi criada uma nova base de dados de frases em Morse, das quais é selecionada uma frase por tentativa de jogo, separada palavra a palavra. Isto permite o envolvimento de todos os jogadores da equipa e facilita o processo de aprendizagem dos participantes.
Após desvendarem cada palavra corretamente dentro do tempo limite, o jogo é considerado concluído, permitindo à equipa obter informações sobre o próximo desafio.
Circuito
O Francisco e a Sofia desenvolveram o circuito do Jogo 1.