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Jogo 5: Histórico e Desenvolvimento

Desativação dos Mísseis

O Jogo 5 consiste num desafio de perguntas e respostas interativas, no qual os jogadores colocam à prova os seus conhecimentos em diferentes áreas, através de um sistema de resposta com botões físicos, recorrendo aos conhecimentos adquiridos ao longo dos jogos.

Isto de forma a conseguirem obter a última peça para o computador central e comunicar com a estação central da Terra, pedindo a desativação dos mísseis aéreos para que consigam sair da Terra com a nave espacial e o conhecimento da humanidade.

Ideia

O Francisco teve a ideia de criar um jogo de memória que obrigasse os participantes a lembrar-se do que foram aprendendo ao longo dos jogos anteriores.

As perguntas cobrem as várias informações dadas durante os jogos, permitindo reforçar os conteúdos e testar a atenção dos jogadores.

Desenvolvimento e Programação

Os participantes são confrontados com perguntas selecionadas aleatoriamente de uma base de dados, exibidas num ecrã LCD.

Cada pergunta apresenta quatro opções de resposta, correspondentes a quatro botões físicos montados na caixa. Os jogadores devem carregar no botão que consideram correto.

Se a resposta estiver certa, o jogo continua para a próxima pergunta — caso contrário, o sistema sinaliza o erro. O jogo termina com sucesso após todas as respostas corretas serem dadas, desbloqueando a última peça do computador da base de dados da nave espacial.

A base de dados de perguntas foi reunida pela Sofia, com conteúdos correspondentes aos jogos anteriores e adaptados à faixa etária dos participantes.

A lógica de seleção aleatória e progressão do jogo foi programada pelo Francisco, assim como a contabilização do tempo de jogo e a dinâmica geral da atividade.

Circuito

O circuito foi desenvolvido pelo Francisco.

Imagem do Trinco