Programação com Objectos/Projecto de Programação com Objectos

From Wiki**3

< Programação com Objectos
Revision as of 19:03, 8 September 2024 by Root (talk | contribs) (Projecto Exemplo: Rede Social)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
AVISOS - Avaliação em Época Normal

Esclarecimento de dúvidas:

  • Consultar sempre o corpo docente atempadamente: presencialmente ou através do endereço oficial da disciplina [1].
  • Não utilizar fontes de informação não oficialmente associadas ao corpo docente (podem colocar em causa a aprovação à disciplina).
  • Não são aceites justificações para violações destes conselhos: quaisquer consequências nefastas são da responsabilidade do aluno.

Requisitos para desenvolvimento, material de apoio e actualizações do enunciado (ver informação completa em Projecto de Programação com Objectos):

  • O material de apoio é de uso obrigatório e não pode ser alterado.
  • Verificar atempadamente (mínimo de 48 horas antes do final de cada prazo) os requisitos exigidos pelo processo de desenvolvimento.

Processo de avaliação (ver informação completa em Avaliação do Projecto):

  • Datas: 2024/09/27 12:00 (inicial); 2024/10/11 12:00 (intercalar); 2024/10/25 12:00 (final); 2024/10/25 (early bird) 2024/10/28 (normal) (teste prático).
  • Todas as entregas são cruciais para o bom desenvolvimento do projecto, sendo obrigatórias: a não realização de uma entrega implica a exclusão da avaliação do projecto e, por consequência, da avaliação da disciplina.
  • Verificar atempadamente (até 48 horas antes do final de cada prazo) os requisitos exigidos pelo processo de avaliação, incluindo a capacidade de acesso ao repositório.
  • Apenas se consideram para avaliação os projectos existentes no repositório oficial. Apenas se considera para avaliação o ramo 'master'.
  • Trabalhos não presentes no repositório no final do prazo têm classificação 0 (zero) (não são aceites outras formas de entrega). Não são admitidas justificações para atrasos em sincronizações do repositório. A indisponibilidade temporária do repositório ou de outros materiais, desde que inferior a 24 horas, não justifica atrasos na submissão de um trabalho.
  • A avaliação do projecto pressupõe o compromisso de honra de que o trabalho correspondente foi realizado pelos alunos correspondentes ao grupo de avaliação.
  • Fraudes na execução do projecto terão como resultado a exclusão dos alunos implicados do processo de avaliação.
Material de Uso Obrigatório
As bibliotecas po-uilib e o conteúdo inicial do repositório GIT são de uso obrigatório:
  • po-uilib (classes de base) po-uilib-202408310000.tar.bz2 (não pode ser alterada) - javadoc
  • hva-core (classes do "core") (via GIT) (deve ser completada -- os nomes das classes fornecidas não podem ser alterados)
  • hva-app (classes de interacção) (via GIT) (deve ser completada -- os nomes das classes fornecidas não podem ser alterados)
A máquina virtual, fornecida para desenvolvimento do projecto, já contém todo o material de apoio.
Uso Obrigatório: Repositório GIT
Apenas se consideram para avaliação os projectos existentes no repositório GIT oficial.

Trabalhos não presentes no repositório no final do prazo têm classificação 0 (zero) (não são aceites outras formas de entrega). Não são admitidas justificações para atrasos em sincronizações do repositório. A indisponibilidade temporária do repositório, desde que inferior a 24 horas, não justifica atrasos na submissão de um trabalho.

Avaliação do Projecto

As pautas são acompanhadas pelos critérios de avaliação.

Projecto: Enunciado 2024-2025 (época normal)

Material de Apoio e Testes

Projecto Exemplo: Aplicação Bancária

Para auxiliar o desenvolvimento do projecto, é fornecida uma aplicação bancária (banco, contas, titulares, etc.), que tem a mesma estrutura. Esta estrutura tem duas partes principais: "core" (o núcleo lógico da aplicação) e "app" (a interface textual, baseada no padrão de desenho Command).

Projecto Exemplo: Rede Social

Este projecto descreve uma rede social com funcionalidade semelhante à das redes sociais actuais: relações entre agentes, publicação de vários tipos de media, envio de mensagens, etc.

Note-se que o enunciado corresponde ao ano lectivo de 2011/2012 e refere aspectos de implementação não disponíveis em anos seguintes. A implementação foi actualizada em 2022/2023, para ser compatível com o material de apoio dessa altura, mas não teve outras actualizações.

O uso deste código deve ser feito de forma crítica, já que algumas das decisões nele tomadas podem ser alvo de descontos na avaliação do projecto.

Linguagens de Programação

As seguintes linguagens são utilizadas nestas páginas: