Programação com Objectos

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Aula 01: Apresentação da Disciplina

Apresentação da disciplina: objectivos gerais; objectivos operacionais; programa; avaliação.

Informação adicional pode ser obtida na página oficial (Fénix).

Aula 02: Introdução

Introdução aos objectos e à programação em Java. O que é um objecto; aspectos da captura de características. Tipos primitivos, objectos e referências em Java; contraste com C/C++; organização da memória. Definição de classes simples: conceitos de variável e método. O uso da palavra reservada static. Convenções de escrita de programas em Java. Escrita e compilação de programas; exemplo simples: "Hello world".

Aula 03: Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo

Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo. Apresentação e discussão de operadores, expressões e operações de conversão de tipos primitivos e objectos em Java. Aspectos relacionados noutras linguagens (C/C++/Smalltalk). Método equals. Casts. Restrições às operações sobre booleanos. Exemplos de aplicações simples: atribuição; comparador; conversão para Strings.

Aula 04: Construção de Objectos

Construção e iniciação de objectos em Java. Múltiplos construtores e chamadas a construtores. Ordem de iniciação de atributos de classes (static) e de objectos. Overloading de métodos. A referência this. Exemplos de aplicação. Discussão de aspectos problemáticos e comparação com outras linguagens (PHP e C/C++).

Aulas 05 e 06: Organização de Código e Packages

Revisão do conceito de tipo de dados abstracto. Organização de código: interface/implementação; separação. Packages. Bibliotecas. Localização de classes: CLASSPATH. Controlo de acesso: public, protected, private, "package". Exemplos de código. Comparação com outras linguagens.

Organização de código em packages. Exemplo completo. Discussão de aspectos relacionados com a destruição de objectos: o caso do Java (comparação com outras linguagens).