Compiladores/Projecto de Compiladores/Compiladores Exemplo

From Wiki**3

< Compiladores‎ | Projecto de Compiladores
Revision as of 22:06, 14 February 2015 by Root (talk | contribs) (Created page with "{{TOCright}} == Compiladores "Simple" e "Compact" == Os compiladores Compact e Simple exemplificam a utilização das bibliotecas de apoio. Estes compiladores suportam expres...")

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Compiladores "Simple" e "Compact"

Os compiladores Compact e Simple exemplificam a utilização das bibliotecas de apoio. Estes compiladores suportam expressões básicas com inteiros, permitem apresentá-los na saída e permitem obtê-los a partir do utilizador. Permitem ainda a apresentação de cadeias de caracteres. Em Compact, as cadeias de caracteres não podem ser utilizadas em expressões (esta restrição não existem em Simple; ver abaixo).

Apesar de permitirem estruturas de controlo, tais como ciclos while e instruções if-then-else, não permitem a definição de funções e todas as variáveis são obrigatoriamente inteiras e globais.

Ambos os compiladores fazem uma gestão básica da utilização de variáveis declaradas (i.e., são declaradas na primeira atribuição).

Compilador "Simple"

O código do compilador Simple pode ser obtido aqui:

Compilador "Compact" (obsoleto -- utilizar o "Simple")

O compilador Compact não tem necessidade de verificação de tipos, pois não é possível misturar tipos, pelo que esse código não está presente. Esta opção, embora funcional, não é a mais elegante/flexível e foi removida no compilador Simple, que tem, assim, necessidade de verificar a coerências dos operadores e dos seus operandos relativamente aos tipos.

Note-se que em Compact a atribuição é uma operação e não uma expressão. Em Simple, a atribuição é uma expressão e as noções de left-value e right-value estão definidas de forma mais elegante.

O código do compilador Compact pode ser obtido aqui:

Compilador "pf2asm"

O compilador pf2asm permite escrever e compilar directamente código Postfix. É também um exemplo de uso do material de apoio. Este compilador é de utilização opcional (é independente da realização do projecto), mas pode ser útil para a realização de testes de protótipos de geração de código Postfix.

Este compilador pode ser obtido aqui:

Aconselha-se a consulta do manual de referência da linguagem Postfix: Postfix Reference Guide.