Introdução aos Objectos

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Esta secção apresenta conceitos fundamentais para a programação com objectos. Embora a maioria dos exemplos e da discussão utilize a linguagem Java, também se apresentam em paralelo outros baseados em C++. Quando relevante, podem ser utilizadas outras linguagens (e.g. PHP).

Embora algumas linguagens de programação com objectos não usem classes (e.g., as baseadas em protótipos), as que se discutem nestas páginas são, em geral, baseadas em sistemas de classes relacionadas por hierarquias de herança.

Introdução à programação

Entidades Básicas

Organização de Memória e Visibilidade

A forma como as linguagens de programação organizam a memória e permitem a criação de objectos pode condicionar o modo de programar e a simplicidade de criação e destruição de objectos.

C++, tal como C, permitem a criação de objectos em memória estática (numa secção do programa executável), na pilha das funções e no heap (reserva de memória dinâmica). Os objectos criados estaticamente existem durante todo o programa; os criados na pilha de funções (incluindo os que são criados em blocos internos de funções), são destruídos quando o contexto onde foram criados termina; os objectos criados no heap têm de ser destruídos explicitamente (através do operador delete). Note-se que, quando se mencionam objectos, não se referem apenas instâncias de classes, mas de qualquer tipo (incluindo os primitivos).

Em Java, embora referências e instâncias de tipos primitivos possam ser criados no contexto de outros objectos ou nos blocos de funções (pilha), as instâncias de classes apenas podem ser criadas no heap. As entidades criadas em contextos voláteis são automaticamente destruídas (como em C/C++). As entidades criadas no heap devem ser destruídas quando já não são necessárias (para libertar a memória). No entanto, ao contrário do C++, em Java não existe nenhum operador de libertação explícita de memória, sendo a libertação da responsabilidade de um processo automático, o garbage collector. Este processo destrói periodicamente os objectos que não são referenciados por outros ou por qualquer referência de um contexto activo (e.g., uma referência local a uma função).

Classes e Objectos

Convenções de Escrita

As convenções de escrita, embora irrelevantes do ponto de vista do compilador (no sentido de que o compilador aceitará o programa desde que correctamente especificado na linguagem em causa), são importantes do ponto de vista humano, pois melhoram a legibilidade do programa.

  • Escrita e compilação de programas.

Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo

Operadores e Expressões

  • Apresentação e discussão de operadores, expressões e operações de conversão de tipos primitivos e objectos em Java
  • Aspectos relacionados noutras linguagens (C/C++/Smalltalk)
  • Método equals
  • Casts
  • Restrições às operações sobre booleanos

Controlo de Fluxo

Exemplos e Exercícios

Exemplos

Exercícios