Decorator Pattern (padrão de desenho)
From Wiki**3
O padrão "decorator" permite a adição dinâmica de comportamento a um objecto.
Estrutura
O padrão decorator tem a seguinte estrutura de classes:
Exemplo
Composição de streams em Java
O seguinte exemplo ilustra a programação de um stream em Java: este stream vai ser aplicado como um decorator.
Classe que implementa o decorator
Note-se como o método read "decora" a acção do método correspondente na superclasse: o objecto decorador continua a permitir a leitura (como se de um stream se tratasse), mas altera os valores lidos.
public class LowerCaseInputStream extends FilterInputStream {
public LowerCaseInputStream(InputStream in) {
super(in);
}
public int read() throws IOException {
int c = super.read();
return (c == -1 ? c : Character.toLowerCase((char)c));
}
public int read(byte[] b, int offset, int len) throws IOException {
int result = super.read(b, offset, len);
for (int i = offset; i < offset+result; i++) {
b[i] = (byte)Character.toLowerCase((char)b[i]);
}
return result;
}
}
Exemplo: Classe de Teste
Este exemplo mostra a utilização da classe e a utilização transparente do método read.
public class InputTest {
public static void main(String[] args) throws IOException {
int c;
try {
InputStream in =
new LowerCaseInputStream(
new BufferedInputStream(
new FileInputStream("test.txt")));
while ((c = in.read()) >= 0)
System.out.print((char)c);
in.close();
} catch (IOException e) {
e.printStackTrace();
}
}
}