AVISOS - Avaliação em Época Normal |
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Esclarecimento de dúvidas:
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Requisitos para desenvolvimento, material de apoio e actualizações do enunciado (ver informação completa em Projecto de Programação com Objectos):
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Processo de avaliação (ver informação completa em Avaliação do Projecto):
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Material de Uso Obrigatório |
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As bibliotecas po-uuilib e o conteúdo inicial do CVS são de uso obrigatório: |
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A máquina virtual, fornecida para desenvolvimento do projecto, já contém todo o material de apoio. |
Uso Obrigatório: Repositório CVS |
Apenas se consideram para avaliação os projectos existentes no repositório CVS oficial.
Trabalhos não presentes no repositório no final do prazo têm classificação 0 (zero) (não são aceites outras formas de entrega). Não são admitidas justificações para atrasos em sincronizações do repositório. A indisponibilidade temporária do repositório, desde que inferior a 24 horas, não justifica atrasos na submissão de um trabalho. |
ÉPOCA NORMAL
O objectivo do projecto é desenvolver um gestor para o balcão de uma transportadora de mercadorias. O programa deve permitir gerir vários serviços: venda de caixas e contentores; produtos de fornecedores associados; e pagamento de facturas. O balcão concede prémios de fidelização, tanto aos bons clientes (volume de compras) como aos bons fornecedores (volume de vendas).
O balcão contém à disposição dos clientes, vários serviços como a venda de caixas e contentores e o pagamento de facturas. O sistema deverá permitir, entre outros: (i) registar dados de produtos para venda; (ii) registar dados de clientes; (iii) registar dados de fornecedores de produtos para venda; e (iv) fazer pesquisas dos produtos disponı́veis.
Neste texto, o tipo negrito indica um literal (i.e., é exactamente como apresentado); o símbolo ␣ indica um espaço; e o tipo itálico indica uma parte variável (i.e., uma descrição).
O balcão vende caixas e contentores de vários tipos, consoante o nı́vel de serviço de transporte a realizar. Outros tipos de produtos disponı́veis incluem seguros e protecções especiais, disponibilizados à transportadora por fornecedores. Os clientes fazem compras que podem ser pagas mais tarde e os fornecedores respondem a encomendas por parte da transportadora.
Os produtos, clientes e fornecedores possuem uma chave única (cadeia de caracteres). As facturas/transacções possuem uma chave inteira.
Cada cliente é identificado pelo nome (cadeia de caracteres) e possui ainda informação acerca da morada (cadeia de caracteres). Associado a cada cliente existe ainda a informação relativa a compras efectuadas e facturas pagas, assim como o seu estatuto (e.g., cliente preferencial).
Cada fornecedor/credor é identificado pelo nome (cadeia de caracteres) e possui ainda informação acerca da morada (cadeia de caracteres). Associado a cada fornecedor/credor existe ainda a informação relativa a fornecimentos efectuados e dos pagamentos recebidos.
Todos os produtos são caracterizados pelo seu fornecedor. Todos os produtos são ainda caracterizados pelo preço (um número inteiro). Os produtos têm associada informação sobre um valor crı́tico (utilizado na gestão de existências).
As facturas e outros serviços a pagamento são caracterizados pelo respectivo número (inteiro) e pela data limite de pagamento.
Os selos são de vários tipos, consoante o nı́vel de serviço associado: normal, aéreo, expresso e em mão.
Os envelopes, tal como os selos, são caracterizados pelo nı́vel de serviço (idêntico ao dos selos) e pelo formato (quatro formatos disponı́veis: B4, C4, C5, DL).
Os livros e discos são caracterizados pelos respectivos tı́tulos. Os livros são caracterizados ainda pelo ISBN (cadeia de caracteres) e os CDs/DVDs pelo código do editor (cadeia de caracteres). Os DVDs são ainda caracterizados pelo limite de idade para o conteúdo associado (número inteiro).
As compras a fornecedores podem ser de produtos individuais ou através de encomendas de vários produtos (idem para múltiplos exemplares de um item). Cada encomenda possui um número de identificação e informação acerca do total a pagar.
O balcão, além de manter informação relativa a todos aos conceitos acima, mantém ainda informação relativa ao estado dos clientes e fornecedores (activo/inactivo) e relativa ao volume de negócios realizado (i.e., contabilização do total de vendas e pagamentos a fornecedores: número em vı́rgula flutuante de dupla precisão – double). Inicialmente, o balcão tem saldo zero.
A aplicação desenvolvida deve ser suficientemente flexı́vel, por forma a permitir acrescentar novos tipos de produtos, novos tipos de cobrança e novas polı́ticas de recompensa de clientes e fornecedores, com um impacto mı́nimo no código já feito.
O operador do balcão deve poder realizar as seguintes operações sobre clientes: (i) visualizar um cliente; (ii) registar um novo cliente; (iii) inibir o envio de notificações a um cliente; (iv) activar/desactivar um cliente; (v) consultar o histórico de transacções realizadas por um cliente.
Um cliente não pode ser removido, sendo sempre possı́vel aceder a todo o historial de transacções. Um cliente que iniba as notificações não pode ser considerado preferencial (ver abaixo). Um cliente inactivo não pode realizar transacções (este aspecto é independente da recepção de notificações). A inactivação/reactivação do cliente não afecta o seu estatuto (ver abaixo).
O operador do balcão deve poder realizar as seguintes operações sobre fornecedores: (i) visualizar um fornecedor; (ii) registar um novo fornecedor; (iii) inibir/activar um fornecedor; (iv) consultar o histórico de transacções realizados.
Um fornecedor não pode ser removido, sendo sempre possı́vel aceder a todo o historial de transacções. Um fornecedor inactivo não pode realizar transacções.
O operador do balcão deve poder realizar as seguintes operações sobre produtos: (i) visualizar um produto; (ii) registar um novo produto; (iii) alterar o preço de um produto; (iv) reforçar as existências de um produto; (v) inibir a venda de um produto.
Um produto não pode ser vendido se estiver inibido. Quando se registar um novo produto ou se reactivar um previamente inibido, os clientes que não tiverem inibido as notificações devem ser avisados, o mesmo se passando com alterações ao preço do produto. As notificações são compostas pela cadeia de caracteres constituı́da pela identificação do cliente e pela identificação do produto, sendo registadas tanto no balcão dos correios, como nos clientes que as recebem.
Quando as existências de um produto atingem o correspondente valor crı́tico (abaixo do qual há perigo de o produto ficar esgotado), o fornecedor do produto deve ser notificado. Estas notificações não podem ser inibidas no menu de §1.3, mas não devem produzir efeitos se o fornecedor estiver inactivo. As notificações são compostas pela cadeia de caracteres constituı́da pela identificação do fornecedor e pela identificação do produto, sendo registadas tanto no balcão dos correios, como nos fornecedores que as recebem.
O operador deve poder realizar as seguintes operações sobre facturas (pagamentos): (i) visualizar uma factura; (ii) registar uma nova factura; (iii) pagar uma factura; (iv) cancelar uma factura.
São considerados os seguintes perı́odos:
Nesta secção, as penalizações e os descontos aplicam-se apenas no pagamento de facturas por clientes.
A contabilização de pontos é realizada quando se paga a factura, correspondendo a 10 vezes o valor pago. Não há contabilização de pontos em pagamentos atrasados.
Além dos clientes normais, existem clientes “Selection” (com mais de 2000 pontos), que podem pagar facturas sem penalização até 1 dia depois da data limite (depois dessa data, são penalizados em 2% diários), e obter descontos até 2 dias antes da data limite (5%, depois do limite normal dos 5 dias). Clientes “Elite” (com mais de 25000 pontos) nunca são penalizados e têm descontos de 10%, mesmo após a data limite (depois de 5 dias, os descontos baixam para 5%, até ao limite de 10 dias, em que deixa de haver descontos).
Deve ser possı́vel efectuar pesquisas sob vários critérios e sobre as diferentes entidades geridas pelo balcão: (i) produtos comprados por um determinado cliente; (ii) clientes que compram determinado produto; (iii) facturas pagas por um determinado cliente; (iv) facturas pagas com um atraso determinado; (v) produtos com um preço inferior a um dado valor. Deve ser possı́vel introduzir novos métodos de pesquisa com um impacto mı́nimo na implementação desenvolvida.
A data é representada por um número inteiro e tem inicialmente o valor 0 (zero). A data pode começar com outro valor se se recuperar o estado do balcão a partir de um suporte persistente.
Devem ser possíveis extensões ou alterações de funcionalidade com impacto mínimo no código já produzido para a aplicação. O objectivo é aumentar a flexibilidade da aplicação relativamente ao suporte de novas funções. Assim, deve ser possível:
Embora na especificação actual não seja possível a remoção de produtos ou de clientes, a inclusão destas funcionalidades deve ser prevista, por forma a minimizar o impacto da sua futura inclusão.
A aplicação permite manter informação sobre as entidades do modelo, permitindo, em particular, gerir clientes, obras e empréstimos. Possui ainda a capacidade de preservar o seu estado (não é possível manter várias versões do estado da aplicação em simultâneo).
A base de dados com os conceitos pré-definidos é carregada no início da aplicação. Não é possível remover clientes ou obras durante a execução da aplicação.
É possível guardar e recuperar o estado actual da aplicação, preservando toda a informação relevante, descrita acima.
Descreve-se nesta secção a funcionalidade máxima da interface com o utilizador. Em geral, os comandos pedem toda a informação antes de proceder à sua validação (excepto onde indicado). Todos os menus têm automaticamente a opção Sair (fecha o menu).
As operações de pedido e apresentação de informação ao utilizador devem realizar-se através dos objectos form e display, respectivamente, presentes em cada comando. As mensagens são produzidas pelos métodos das bibliotecas de suporte (po-uuilib e woo-app). As mensagens não podem ser usadas no núcleo da aplicação (woo-core). Além disso, não podem ser definidas novas. Potenciais omissões devem ser esclarecidas antes de qualquer implementação.
As excepções usadas na interacção, excepto se indicado, são subclasses de pt.tecnico.po.ui.DialogException, são lançadas pelos comandos e tratadas por pt.tecnico.po.ui.Menu. Outras excepções não devem substituir as fornecidas nos casos descritos.
A apresentacção de listas (e.g., Fornecedores/Credores, Transacções, etc.) faz-se por ordem crescente da respectiva chave. a ordem pode ser numérica ou lexicográfica (UTF-8), não havendo distinção entre maiúsculas e minúsculas.
As acções deste menu permitem gerir a salvaguarda do estado da aplicação e abrir submenus. A lista completa é a seguinte: Abrir, Guardar, Mostrar data actual, Avançar data actual, Gestão de Produtos, Gestão de Clientes, Gestão de Fornecedores e Credores, Gestão de Transacções, Consultas, Mostrar Saldo do Balcão.
As etiquetas das opções deste menu estão definidas na classe woo.app.main.Label. Todos os métodos correspondentes às mensagens de diálogo para este menu estão definidos na classe woo.app.main.Message.
Inicialmente, a aplicação apenas tem informação sobre as entidades que foram carregados no arranque.
O conteúdo da aplicação (toda a informação detida pela mediateca actualmente em memória) pode ser guardado para posterior recuperação (via serialização Java: java.io.Serializable). Na leitura e escrita do estado da aplicação, devem ser tratadas as excepções associadas. A funcionalidade é a seguinte:
Note-se que a opção Abrir não permite a leitura de ficheiros de texto (estes apenas são utilizados na inicialização da aplicação).
A opção Sair nunca guarda o estado da aplicação, mesmo que existam alterações.
A data actual do sistema é apresentada através da mensagem currentDate().
O número de dias a avançar é pedido através de requestDaysToAdvance(). O valor indicado deve ser positivo. Caso contrário, a operação não tem efeito.
Além da data, o sistema deve actualizar, caso seja necessário, outros aspectos que dela dependam, designadamente, a situação dos clientes e fornecedores relativa a prazos e notificações.
Esta opção apresenta o valor inteiro correspondente ao saldo do balcão. Embora internamento o valor do saldo esteja representado em vírgula flutuante, a apresentação é arredondada ao inteiro mais próximo.
Este menu permite efectuar operações sobre a base de dados de clientes da transportadora. A lista completa é a seguinte: Registar cliente, Mostrar cliente, Mostrar clientes, Mostrar notificações do cliente.
As etiquetas das opções deste menu estão definidas na classe woo.app.clientes.Label. Todos os métodos correspondentes às mensagens de diálogo para este menu estão definidos na classe woo.app.clientes.Message.
Sempre que for pedido o identificador de um cliente (requestClientId()) e o cliente não existir, é lançada a excepção NoSuchClientException.
Pede o nome (requestClientName()) e o endereço de correio electrónico (requestClientEMail()). O registo bem sucedido é assinalado através da mensagem clientRegistrationSuccessful(); caso contrário, é lançada a excepção ClientRegistrationFailedException.
Quando o cliente é registado, fica no estado activo e aceita notificações.
Note-se que a atribuição do identificador do cliente é automática e que clientes diferentes são registados em cada operação de registo.
É pedido o identificador do cliente, sendo apresentadas as informações sobre esse cliente, de acordo com o seguinte formato. Os campos activo e notificações têm os valores SIM ou NÃO. Os valores das compras são inteiros.
Formato de apresentação de um cliente |
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id - nome - email - activo - notificações - compras_efectuadas - compras_pagas |
Exemplos de apresentação de clientes |
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2 - Alberto Meireles - ameireles@mymail.com - SIM - SIM - 10 -10 1 - Fernando Meireles - fmeireles@mymail.com - SIM - NÃO - 10 - 0 3 - Fernando Meireles - ffm@mymail.com - NÃO - NÃO - 0 - 0 |
É pedido o identificador do cliente, sendo apresentadas as notificações para esse cliente, de acordo com o seguinte formato (correspondente aos casos descritos acima):
Formatos de apresentação das notificações de um cliente |
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ENTREGA: descrição de obra entregue REQUISIÇÃO: descrição de obra requisitada |
Exemplos de notificações |
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ENTREGA: 4 - 2 de 4 - DVD - Casamento Real - 8 - Ficção - António Fonseca - 200400500 REQUISIÇÃO: 5 - 4 de 22 - Livro - Dicionário - 45 - Referência - Pedro Casanova - 1234567893 |
Note-se que a descrição é idêntica à que é realizada para mostrar cada obra. No entanto, a solução deve ser suficientemente flexível para permitir outros formatos de apresentação das notificações (sem impacto no código do domínio da aplicação).
Apresenta informações sobre todos os clientes, ordenando-os lexicograficamente pelo nome. Caso existam clientes com o mesmo nome, devem ser ordenados por ordem crescente dos seus identificadores. O formato é o descrito em Mostrar cliente.
Pede o identificador do cliente cuja multa deve ser paga. Se o cliente estiver suspenso, a multa é saldada e o cliente passa a poder requisitar obras, de acordo com as regras gerais. Se o cliente não estiver suspenso, i.e., não tem multas por saldar, deve lançar-se uma excepção UserIsActiveException.
Este menu apresenta as operações disponíveis sobre obras. A lista completa é a seguinte: Mostrar obra, Mostrar obras e Efectuar pesquisa.
As etiquetas das opções deste menu estão definidas na classe woo.app.works.Label. Todos os métodos correspondentes às mensagens de diálogo para este menu estão definidos na classe woo.app.works.Message.
Sempre que é pedido o identificador da obra (requestWorkId()), é lançada a excepção NoSuchWorkException, se a obra indicada não existir.
É pedido o identificador da obra (requestWorkId()). Se a obra existir, é apresentada de acordo com os seguintes formatos (para livros e DVDs).
O formato genérico de apresentação da obras é como se segue:
Formato de apresentação de obras |
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id - número de exemplares disponíveis de número de exemplares - tipo - título - preço - categoria - informação adicional |
Para livros, a informação adicional corresponde ao autor e ao ISBN; para DVDs, a informação adicional corresponde ao realizador e ao número de registo no IGAC.
Exemplos de apresentação de obras |
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3 - 20 de 23 - Livro - Casa Azul - 15 - Ficção - João Fonseca - 1234567891 4 - 2 de 2 - DVD - Casamento Real - 8 - Ficção - António Fonseca - 200400500 5 - 0 de 4 - Livro - Dicionário - 45 - Referência - Pedro Casanova - 1234567893 6 - 1 de 21 - Livro - Enciclopédia - 100 - Técnica e Científica - Zé Fonseca - 1234567894 |
Apresenta informações sobre todas as obras, ordenando-as pelos seus identificadores. O formato de apresentação é como descrito em Mostrar obra.
Esta opção realiza uma procura por termo (cadeia de caracteres), pedido através de requestSearchTerm(). Como resultado, deve ser apresentada uma lista das obras encontradas pela pesquisa, ordenadas por ordem crescente do seu identificador, utilizando o formato descrito para Mostrar obra.
O termo de pesquisa deve ser comparado (sem distinção entre letras maiúsculas e minúsculas) com os campos relevantes de cada obra: para DVDs, o realizador e o título; para livros, o autor e o título. Só devem ser apresentadas obras que contenham o termo de pesquisa num dos campos relevantes.
Assim, considerando as quatro obras no exemplo acima, uma pesquisa pelo termo casa retornaria as obras com os identificadores 3, 4 e 5.
Resultados de pesquisa pelo termo "casa" |
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3 - 20 de 23 - Livro - Casa Azul - 15 - Ficção - João Fonseca - 1234567891
4 - 2 de 2 - DVD - Casamento Real - 8 - Ficção - António Fonseca - 200400500
5 - 0 de 4 - Livro - Dicionário - 45 - Referência - Pedro Casanova - 1234567893
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Caso não sejam encontradas obras, não deve ser produzido qualquer resultado.
Este menu apresenta as operações relacionadas com requisições de obras. A lista completa é a seguinte: Requisitar obra, Devolver obra.
As etiquetas das opções deste menu estão definidas na classe woo.app.requests.Label. Todos os métodos correspondentes às mensagens de diálogo para este menu estão definidos na classe woo.app.requests.Message.
Sempre que é pedido o identificador do cliente (requestUserId()), é lançada a excepção NoSuchUserException, se o cliente indicado não existir. Sempre que é pedido o identificador da obra (requestWorkId()), é lançada a excepção NoSuchWorkException, se a obra indicada não existir.
No processo de requisição de uma obra, o sistema pede, primeiro, a identificação do cliente e, de seguida, o identificador da obra a requisitar. Se o cliente não puder requisitar a obra (considerando-se as regras definidas acima), deve ser lançada a excepção RuleFailedException (excepto regra 3: ver a seguir).
Se a requisição não for possível por falta de exemplares (violação da regra 3), deve-se perguntar ao cliente, utilizando a mensagem requestReturnNotificationPreference(), se deseja ser notificado acerca da devolução. Utiliza-se a mensagem workReturnDay() para comunicar o prazo de devolução, em caso de requisição bem sucedida.
No processo de devolução de uma obra, o sistema pede, primeiro, o identificador do cliente e, de seguida, o da obra a devolver. Se a obra não tiver sido requisitada pelo cliente indicado, deve-se lançar uma excepção WorkNotBorrowedByUserException. Caso contrário, o sistema processa a entrega e, caso haja lugar ao pagamento de multa, é apresentada a mensagem showFine().
O cliente pode entregar uma obra sem pagar a multa, continuando suspenso até regularizar a situação, sem prejuízo da obra ser assinalada como entregue. Antes de liquidar a multa, o sistema interroga o cliente sobre o desejo de pagamento, através da mensagem requestFinePaymentChoice(). Se a resposta for positiva, a multa é liquidada e o cliente fica activo, caso não tenha nenhuma obra por entregar fora de prazo.
Além das opções de manipulação de ficheiros descritas no menu principal, é possível iniciar a aplicação com um ficheiro de texto especificado pela propriedade Java import.
As obras da mediateca têm o formato descrito abaixo, respectivamente, para DVDs e livros. Assume-se que os títulos das obras não podem conter o carácter : e que o preço é um número inteiro (sugere-se a utilização do método String.split para o processamento preliminar destas linhas). Não existem entradas mal-formadas.
Cada linha tem tem uma descrição distinta mas que segue o seguinte formato geral. O campo "exemplares" indica o número de exemplares da obra disponíveis na mediateca.
DVD:título:realizador:preço:categoria:númeroIGAC:exemplares BOOK:título:autor:preço:categoria:ISBN:exemplares
É ainda possível definir clientes, de acordo com o seguinte formato:
USER:nome:email
Um exemplo de conteúdo do ficheiro inicial é como se segue:
Exemplo de ficheiro de entrada textual |
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SUPPLIER|S1|Toshiba|Tokyo, Japan
SUPPLIER|W2|Papelaria Fernandes|Oeiras, Portugal
SUPPLIER|P1|Publicac¸˜oes Europa-Am´erica|Lisboa, Portugal
SUPPLIER|P3|O’Reilly|K¨oln, Germany
CLIENT|R2|Jorge Figueiredo|Lisboa, Portugal
CLIENT|E4|Filomena Figueiredo|Lisboa, Portugal
CLIENT|ER|Abdul Figueiredo|Casablanca, Morocco
CLIENT|O9|Hellen Figueiredo|San Francisco, CA, USA
CLIENT|H2SO4|John Figueiredo|Wellington, New Zealand
CLIENT|H2O|Rohit Figueiredo|New Delhi, India
BOX|C6H5OH|NORMAL|Papelaria Fernandes|2|20|100
BOX|H2|AIR|Papelaria Fernandes|4|20|100
BOX|O3|EXPRESS|Papelaria Fernandes|8|20|100
BOX|CO2|PERSONAL|Papelaria Fernandes|16|20|0
CONTAINER|M4|NORMAL|B4|Papelaria Fernandes|2|20|100
CONTAINER|M2|AIR|C4|Papelaria Fernandes|4|20|100
CONTAINER|M5|EXPRESS|B4|Papelaria Fernandes|8|20|100
CONTAINER|M3|PERSONAL|DL|Papelaria Fernandes|16|20|0
BOOK|B1256|Os Lusíadas|Luís de Camões|1234567890|Publicações Europa-América|58|2|5
BOOK|B9854|Head First Java|Sierra & Bates|9876543210|O’Reilly|75|2|5
BOOK|B1937|How to fix almost everything|Satoshi Yamada|1928374650|Toshiba|5|2|5
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A codificação dos ficheiros a ler é garantidamente UTF-8.
Usando os ficheiros test.import, test.in e test.out, é possível verificar automaticamente o resultado correcto do programa. Note-se que é necessária a definição apropriada da variável CLASSPATH (ou da opção equivalente -cp do comando java), para localizar as classes do programa, incluindo a que contém o método correspondente ao ponto de entrada da aplicação (woo.app.App.main). As propriedades são tratadas automaticamente pelo código de apoio.
java -Dimport=test.import -Din=test.in -Dout=test.outhyp woo.app.App
Assumindo que aqueles ficheiros estão no directório onde é dado o comando de execução, o programa produz o ficheiro de saída test.outhyp. Em caso de sucesso, os ficheiros das saídas esperada (test.out) e obtida (test.outhyp) devem ser iguais. A comparação pode ser feita com o comando:
diff -b test.out test.outhyp
Este comando não deve produzir qualquer resultado quando os ficheiros são iguais. Note-se, contudo, que este teste não garante o correcto funcionamento do código desenvolvido, apenas verificando alguns aspectos da sua funcionalidade.
Tal como indicado acima, algumas classes fornecidas como material de apoio, são de uso obrigatório e não podem ser alteradas. Outras dessas classes são de uso obrigatório e têm de ser alteradas.
A serialização Java usa as classes da package java.io, em particular, a interface java.io.Serializable e as classes de leitura java.io.ObjectInputStream e escrita java.io.ObjectOutputStream (entre outras).