A porta automática pode estar en vários estados que determinam a sua resposta a estímulos. Os vários estados são "Closed" (porta fechada); "Closing" (porta a fechar); "StayOpen" (permanentemente aberta); "Open" (aberta); "Opening" (porta a abrir). Os estímulos são "click" (botão de abrir/fechar premido); "complete" (fim do ciclo de abertura/fecho); "timeout" (passagem de tempo num dado estado).
A uma aplicação de teste que simula alguns estímulos aos quais a porta deve responder.
public class StatePattern {
public static void main(String[] args) {
Door door = new Door(); // Closed
door.click();
door.complete();
door.timeout();
door.click();
door.status();
}
}
Se não se utilizasse o padrão State, fazendo com que sejam os objectos do estado a responder aos estímulos, o controlo da máquina de estados teria de ser implementado directamente na porta fazendo com que houvesse mais código a manter e dificultando a gestão dos estados de forma independente, especialmente, mas sem limitação, no que respeita à definição de novos estados e comportamentos a eles associados.
As classes seguintes ilustram os intervenientes neste padrão.
Esta classe representa a porta nas condições descritas acima. Note-se a definição das respostas aos estímulos em função do estado.
Note-se que a definição dos objectos dos estados como constantes pode não ser a melhor solução: alguns estados podem ter necessidade de manter informação sobre o decorrer da execução ou podem diferir de outras instâncias da mesma classe no valor dos seus atributos (no caso da porta, isso poderia corresponder, por exemplo, à velocidade de abertura ou fecho da porta).
class Door {
private DoorState _state = new DoorClosed(this);
protected void setState(DoorState state) { _state = state; }
public void click() { _state.click(); }
public void complete() { _state.complete(); }
public void timeout() { _state.timeout(); }
public void status() { System.out.println(_state.status()); }
}
Esta classe representa a abstracção do estado da porta. Os estados concretos vão aumentar a funcionalidade desta classe, de acordo com o comportamento desejado.
abstract class DoorState {
protected Door _door;
public DoorState(Door door) { _door = door; }
public abstract void click();
public void timeout() { }
public void complete() { }
public String status() { return getClass().getName(); }
}
Cada uma das classes implementa o estado correspondente a uma dada situação da porta. É nestas classes que a resposta aos estímulos é realmente definida.
class DoorOpen extends DoorState {
public DoorOpen(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(new DoorStayOpen(_door)); }
public void timeout() { _door.setState(new DoorClosing(_door)); }
}
class DoorOpening extends DoorState {
public DoorOpening(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(new DoorClosing(_door)); }
public void complete() { _door.setState(new DoorOpen(_door)); }
}
class DoorClosed extends DoorState {
public DoorClosed(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(new DoorOpening(_door)); }
}
class DoorClosing extends DoorState {
public DoorClosing(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(new DoorOpening(_door)); }
public void complete() { _door.setState(new DoorClosed(_door)); }
}
class DoorStayOpen extends DoorState {
public DoorStayOpen(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(new DoorClosing(_door)); }
}