Strategy Pattern (padrão de desenho)/Galinha com fome

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Este exercício saiu no teste de 2012/01/30.

Problema

Considere o seguinte programa em Java:
public class Chicken {
  private Stomach _stomach = new Hungry();
  public void eat()   { _stomach.eat();   }
  public void sleep() { _stomach.sleep(); }
  public void setMood(Stomach stomach) { _stomach = stomach; }
}

public abstract class Stomach {
  protected Stomach() { System.out.println("Hmmm..."); }
  public void eat()   { System.out.println("..."); }
  public void sleep() { System.out.println("..."); }
}

public class Hungry extends Stomach {
  public Hungry()     { System.out.println("I'm hungry!!"); }
  public void eat()   { System.out.println("Eating..."); }
  public void sleep() { System.out.println("I'm too hungry to sleep!!"); }
}

public class Sated extends Stomach {
  public Sated()      { System.out.println("I'm sleepy!!"); }
  public void eat()   { System.out.println("I'm not hungry..."); }
  public void sleep() { System.out.println("ZzZz..."); }
}

public class Farm {
  public static void main(String args[]) {
    Chicken chicken = new Chicken();
    chicken.eat();
    chicken.setMood(new Sated());
    chicken.sleep();
    chicken.setMood(new Hungry());
    chicken.sleep();
  }
}
  1. Que resultado se obtém quando se executa o seguinte programa? (represente mudanças de linha com \n)
  2. Que padrão de desenho é usado no programa?

Solução

O resultado obtido é o seguinte (trivial):

Hmmm...\nI'm hungry!!\nEating...\nHmmm...\nI'm sleepy!!\nZzZz...\nHmmm...\nI'm hungry!!\nI'm too hungry to sleep!!

O pradrão usado é o Strategy (corresponde à delegação de comportamento no conceito Stomach).