Visitor (padrão de desenho)

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Material correspondente à aula 29.

O padrão visitor permite separar uma estrutura de objectos de algoritmos que a ela possam ser associados em tempo de execução. A adição do comportamento processa-se sem alteração objecto "visitado".

Estrutura

Diagrama de classes

O padrão visitor tem a seguinte estrutura de classes:

Visitor-dpcd.png

Diagrama de sequência

As colaborações entre os intervenientes são as que figuram no seguinte diagrama de sequência:

Visitor-dpsd.png

Exemplo

Visitantes

Os visitantes implementam a interface Visitante:

 interface Visitante {
   void visita(Alface g);
   void visita(Batata r);
   void visita(Cebola c);
 }

Note-se que esta interface prevê que os métodos sejam seleccionados por um mecanismo da linguagem (overloading) em lugar de se definir um conjunto de métodos com nomes explicitamente distintos.

A primeira implementação adiciona a capacidade de descrição a cada produto hortícola.

 class Descrição implements Visitante {
   String s;  
   public String toString() { return s; }
   public void visita(Alface a) { s = "Alface"; }
   public void visita(Batata b) { s = "Batata"; }
   public void visita(Cebola c) { s = "Cebola"; }
 }

A primeira implementação simula a capacidade de interacção entre um animal (visitante) e um produto hortícola.

 class Animal implements Visitante {  
   public void visita(Alface a) { System.out.println("Animal & Alface"); }
   public void visita(Batata b) { System.out.println("Animal & Batata"); }
   public void visita(Cebola c) { System.out.println("Animal & Cebola"); }
 }

Produtos

Produtos hortícolas.