Material correspondente à aula 29.
O padrão visitor permite separar uma estrutura de objectos de algoritmos que a ela possam ser associados em tempo de execução. A adição do comportamento processa-se sem alteração objecto "visitado".
O padrão visitor tem a seguinte estrutura de classes:
As colaborações entre os intervenientes são as que figuram no seguinte diagrama de sequência:
Os visitantes implementam a interface Visitante
:
interface Visitante { void visita(Alface g); void visita(Batata r); void visita(Cebola c); }
Note-se que esta interface prevê que os métodos sejam seleccionados por um mecanismo da linguagem (overloading) em lugar de se definir um conjunto de métodos com nomes explicitamente distintos.
A primeira implementação adiciona a capacidade de descrição a cada produto hortÃcola.
class Descrição implements Visitante { String s; public String toString() { return s; } public void visita(Alface a) { s = "Alface"; } public void visita(Batata b) { s = "Batata"; } public void visita(Cebola c) { s = "Cebola"; } }
A primeira implementação simula a capacidade de interacção entre um animal (visitante) e um produto hortÃcola.
class Animal implements Visitante { public void visita(Alface a) { System.out.println("Animal & Alface"); } public void visita(Batata b) { System.out.println("Animal & Batata"); } public void visita(Cebola c) { System.out.println("Animal & Cebola"); } }
Produtos hortÃcolas.