Strategy Pattern (padrão de desenho)/Patos

From Wiki**3

< Strategy Pattern (padrão de desenho)
Revision as of 11:58, 18 November 2013 by Root (talk | contribs) (Created page with "Duck, Fly, Quack. Comentários em breve. <java5> public abstract class Duck { FlyBehavior flyBehavior; QuackBehavior quackBehavior; public Duck() ...")

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Duck, Fly, Quack.

Comentários em breve.

<java5>

 public abstract class Duck {
       FlyBehavior   flyBehavior;
       QuackBehavior quackBehavior;

       public Duck() {}

       public void setFlyBehavior(FlyBehavior fb)     { flyBehavior   = fb; }
       public void setQuackBehavior(QuackBehavior qb) { quackBehavior = qb; }

       abstract void display();

       public void performFly()   { flyBehavior.fly();     }
       public void performQuack() { quackBehavior.quack(); }
       public void swim() { System.out.println("All ducks float, even decoys!"); }
}

</java5>

<java5>

public class RubberDuck extends Duck {
       public RubberDuck() {
               flyBehavior = new FlyNoWay();
               quackBehavior = new Squeak();
       }
       public void display() { System.out.println("I'm a rubber duckie"); }
}

</java5>

<java5>

public class RedHeadDuck extends Duck {
       public RedHeadDuck() {
               flyBehavior = new FlyWithWings();
               quackBehavior = new Quack();
       }
       public void display() { System.out.println("I'm a real Red Headed duck"); }
}

</java5>

Comportamento de Voo

Este comportamento está relacionado com a forma de voar do pato: existe uma família de comportamentos de voo. Os elementos desta família podem ser associados a patos, alterando-se desse modo o comportamento do pato em voo.

<java5>

public interface FlyBehavior { public void fly(); }

</java5>

<java5>

public class FlyWithWings implements FlyBehavior {
  public void fly() { System.out.println("I'm flying!!"); }
}

</java5>

<java5>

public class FlyNoWay implements FlyBehavior {
  public void fly() { System.out.println("I can't fly"); }
}

</java5>

<java5>

public class FlyRocketPowered implements FlyBehavior {
  public void fly() { System.out.println("I'm flying with a rocket"); }
}

</java5>

Comportamento de Grasnar

Este comportamento está relacionado com a forma de grasnar do pato: tal como para o voo, existe uma família de comportamentos de grasnar. Os elementos desta família podem ser associados a patos, alterando-se desse modo o comportamento do pato, relativamente à acção de grasnar.

<java5>

public interface QuackBehavior { public void quack(); }

</java5>

<java5>

public class Quack implements QuackBehavior {
  public void quack() { System.out.println("Quack"); }
}

</java5>

<java5>

public class Squeak implements QuackBehavior {
  public void quack() { System.out.println("Squeak"); }
}

</java5>

<java5>

public class MuteQuack implements QuackBehavior {
  public void quack() { System.out.println("<< Silence >>"); }
}

</java5>

Mais informação sobre este exemplo particular pode ser obtida no livro Head First Design Patterns.