Programação com Objectos/Teste de Dezembro de 2008

From Wiki**3

< Programação com Objectos
Revision as of 02:53, 19 January 2009 by Root (talk | contribs)

Parte 1 (resposta múltipla)

Figura 1

1.1. Considere o diagrama UML da figura 1 (à direita). Qual das seguintes afirmações está correcta?

  1. a cada instância de A está associada uma e uma só instância de B
  2. cada objecto da classe A pode estar associado a vários da classe B
  3. o método doThis só pode ser invocado sobre instâncias de R
  4. a classe A implementa o método doThat da interface I
  5. B é uma classe derivada de R

1.2. Como se designa a propriedade das linguagens de programação com objectos que permite um objecto ser referenciado através de vários tipos?

  1. encapsulamento
  2. controlo de acesso
  3. polimorfismo
  4. serialização
  5. sobrecarregar

1.3. Em Java, qual das seguintes frases está incorrecta?

  1. todas as classes herdam da classe Class
  2. uma classe interna tem de ser static
  3. pode definir-se mais do que uma interface no mesmo ficheiro
  4. uma classe que derive de Throwable apenas pode concretizar (no máximo) uma interface
  5. é obrigatório definir pelo menos um método abstracto dentro de uma classe classe abstracta

1.4. A utilização de uma referência de um tipo onde é esperada uma de um tipo hierarquicamente superior designa-se por:

  1. polimorfismo
  2. abstracção
  3. sobrecarregar
  4. herança
  5. extensão

1.5. Em Java, a operação de serialização...

  1. está automaticamente disponível para todas as classes
  2. não pode ser utilizada em excepções
  3. pode lançar uma excepção
  4. permite transformar os objectos de uma árvore
  5. apenas tem significado para as classes da hierarquia das colecções

1.6. Em Java, o método equals...

  1. não pode ser utilizado
  2. é utilizado para definir ordem entre as instâncias de uma classe
  3. é utilizado pelas colecções para parametrizar algoritmos de ordenação
  4. é utilizado para realizar sobrecarregamento (overloading) de métodos
  5. permite comparar dois objectos de qualquer tipo

1.7. Relativamente à classe java.lang.String, qual das seguintes frases está correcta?

  1. é um tipo primitivo
  2. as suas instâncias não são compatíveis com a classe java.util.TreeMap
  3. não pode ser directamente utilizada pelas aplicações Java
  4. só tem instâncias para as cadeias de caracteres directamente escritas num programa
  5. as respostas anteriores estão erradas

1.8. Ao utilizar o padrão de desenho Proxy passa a ser possível...

  1. permitir mudar o comportamento de um objecto quando o seu estado muda
  2. adicionar responsabilidades a objectos individuais em tempo de execução
  3. representar uma operação a ser realizada sobre os elementos de uma estrutura de objectos
  4. gerir as dependências de outros objectos relativamente ao estado de um objecto
  5. controlar o acesso a um objecto

1.9. O padrão de desenho Decorator...

  1. permite adicionar funcionalidade a um objecto sem alterar a sua interface
  2. não pode ser aplicado em conjunto com padrão Visitor
  3. permite adicionar funcionalidade a um objecto, mas altera a sua interface
  4. permite aplicar uma operação a uma estrutura de objectos
  5. permite estabelecer o esqueleto de um algoritmo

1.10. O padrão de desenho Abstract Factory...

  1. representa uma operação a ser realizada sobre os elementos de uma estrutura de objectos
  2. não pode ser aplicado em conjunto com padrão Singleton
  3. permite abstrair a criação de famílias de objectos para uma aplicação
  4. permite tratar famílias de objectos e seus grupos indiscriminadamente
  5. não pode ser implementado com classes abstractas