(→Quiz) |
|||
Line 17: | Line 17: | ||
{| | {| | ||
− | |Decorator | + | |1. Decorator |
− | |Encapsula um objeto e fornece uma interface diferente para ele. | + | |A. Encapsula um objeto e fornece uma interface diferente para ele. |
|- | |- | ||
− | |State | + | |2. State |
− | |As subclasses decidem como implementar passos de um algoritmo. | + | |B. As subclasses decidem como implementar passos de um algoritmo. |
|- | |- | ||
− | |Iterator | + | |3. Iterator |
− | |As subclasses decidem que classes concretas criar. | + | |C. As subclasses decidem que classes concretas criar. |
|- | |- | ||
− | |Façade | + | |4. Façade |
− | |Garante que um e apenas um objeto é criado. | + | |D. Garante que um e apenas um objeto é criado. |
|- | |- | ||
− | |Strategy | + | |5. Strategy |
− | |Encapsula comportamentos intercambiáveis e usa delegação para decidir qual usar. | + | |E. Encapsula comportamentos intercambiáveis e usa delegação para decidir qual usar. |
|- | |- | ||
− | |Proxy | + | |6. Proxy |
− | |Os clientes tratam colecções de objetos e objetos individuais de maneira uniforme. | + | |F. Os clientes tratam colecções de objetos e objetos individuais de maneira uniforme. |
|- | |- | ||
− | |Factory Method | + | |7. Factory Method |
− | |Encapsula comportamentos baseados no estado e usa delegação para alternar entre comportamentos. | + | |G. Encapsula comportamentos baseados no estado e usa delegação para alternar entre comportamentos. |
|- | |- | ||
− | |Adapter | + | |8. Adapter |
− | |Fornece uma forma de percorrer uma colecção de objetos sem expor a sua implementação. | + | |H. Fornece uma forma de percorrer uma colecção de objetos sem expor a sua implementação. |
|- | |- | ||
− | |Observer | + | |9. Observer |
− | |Simplifica a interface de um conjunto de classes. | + | |I. Simplifica a interface de um conjunto de classes. |
|- | |- | ||
− | |Template Method | + | |10. Template Method |
− | |Encapsula um objeto para fornecer novo comportamento. | + | |J. Encapsula um objeto para fornecer novo comportamento. |
|- | |- | ||
− | |Composite | + | |11. Composite |
− | |Permite que um cliente crie famílias de objectos sem especificar suas classes concretas. | + | |K. Permite que um cliente crie famílias de objectos sem especificar suas classes concretas. |
|- | |- | ||
− | |Singleton | + | |12. Singleton |
− | |Permite que objectos sejam notificados quando um estado é alterado. | + | |L. Permite que objectos sejam notificados quando um estado é alterado. |
|- | |- | ||
− | |Abstract Factory | + | |13. Abstract Factory |
− | |Encapsula um objecto para controlar o acesso a ele. | + | |M. Encapsula um objecto para controlar o acesso a ele. |
|- | |- | ||
− | |Command | + | |14. Command |
− | |Encapsula um pedido como um objeto. | + | |N. Encapsula um pedido como um objeto. |
|} | |} | ||
"Someone has already solved your problem."
Cada padrão:
Categorias básicas:
1. Decorator | A. Encapsula um objeto e fornece uma interface diferente para ele. |
2. State | B. As subclasses decidem como implementar passos de um algoritmo. |
3. Iterator | C. As subclasses decidem que classes concretas criar. |
4. Façade | D. Garante que um e apenas um objeto é criado. |
5. Strategy | E. Encapsula comportamentos intercambiáveis e usa delegação para decidir qual usar. |
6. Proxy | F. Os clientes tratam colecções de objetos e objetos individuais de maneira uniforme. |
7. Factory Method | G. Encapsula comportamentos baseados no estado e usa delegação para alternar entre comportamentos. |
8. Adapter | H. Fornece uma forma de percorrer uma colecção de objetos sem expor a sua implementação. |
9. Observer | I. Simplifica a interface de um conjunto de classes. |
10. Template Method | J. Encapsula um objeto para fornecer novo comportamento. |
11. Composite | K. Permite que um cliente crie famílias de objectos sem especificar suas classes concretas. |
12. Singleton | L. Permite que objectos sejam notificados quando um estado é alterado. |
13. Abstract Factory | M. Encapsula um objecto para controlar o acesso a ele. |
14. Command | N. Encapsula um pedido como um objeto. |
Head First Design Patterns
Eric Freeman, Elisabeth Freeman, Kathy Sierra, Bert Bates
2004 (Outubro), OReilly. ISBN 0596007124.
Índice (PDF), Errata
Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software,
Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides,
1995,
Addison Wesley Professional. ISBN 0201633612.