Difference between revisions of "Introdução aos Objectos"

From Wiki**3

(Introdução à programação em Java)
(Introdução à programação)
Line 8: Line 8:
  
 
=Introdução à programação=
 
=Introdução à programação=
 +
 +
== Entidades Básicas ==
 
* [[Tipos primitivos em Java]]: dados atómicos simples;
 
* [[Tipos primitivos em Java]]: dados atómicos simples;
 
* [[Classes, objectos e referências (Java)]]: referências e estruturas compostas ([[Comparação de Linguagens de Programação|contraste com C/C++]]);
 
* [[Classes, objectos e referências (Java)]]: referências e estruturas compostas ([[Comparação de Linguagens de Programação|contraste com C/C++]]);
 +
 
* Organização da memória: zonas e memória e respectiva utilização pelos conceitos da linguagem;
 
* Organização da memória: zonas e memória e respectiva utilização pelos conceitos da linguagem;
 
* [[Classes, objectos e referências (Java)|Definição de classes simples]]: conceitos de variável e método;
 
* [[Classes, objectos e referências (Java)|Definição de classes simples]]: conceitos de variável e método;
 
* O uso da palavra reservada <code>static</code>: definição de dados e funções partilhados;
 
* O uso da palavra reservada <code>static</code>: definição de dados e funções partilhados;
* [[Convenções de escrita de programas em Java]]: melhoramento da legibilidade de um programa;
+
 
 +
== Convenções de Escrita ==
 +
 
 +
As convenções de escrita, embora irrelevantes do ponto de vista do compilador (no sentido de que o compilador aceitará o programa desde que correctamente especificado na linguagem em causa), são importantes do ponto de vista humano, pois melhoram a legibilidade do programa.
 +
** [[Convenções de escrita de programas em Java]]
 +
** [[Convenções de escrita de programas em C++]]
 +
 
 
* Escrita e compilação de programas.
 
* Escrita e compilação de programas.
  

Revision as of 00:13, 1 October 2010

Nesta secção relembram-se e apresentam-se conceitos fundamentais para as seguintes. Apresentam-se também os aspectos básicos da linguagem Java.

Introdução aos objectos

Introdução à programação

Entidades Básicas

  • Organização da memória: zonas e memória e respectiva utilização pelos conceitos da linguagem;
  • Definição de classes simples: conceitos de variável e método;
  • O uso da palavra reservada static: definição de dados e funções partilhados;

Convenções de Escrita

As convenções de escrita, embora irrelevantes do ponto de vista do compilador (no sentido de que o compilador aceitará o programa desde que correctamente especificado na linguagem em causa), são importantes do ponto de vista humano, pois melhoram a legibilidade do programa.

  • Escrita e compilação de programas.

Operadores, Expressões e Controlo de Fluxo

Operadores e Expressões

  • Apresentação e discussão de operadores, expressões e operações de conversão de tipos primitivos e objectos em Java
  • Aspectos relacionados noutras linguagens (C/C++/Smalltalk)
  • Método equals
  • Casts
  • Restrições às operações sobre booleanos

Controlo de Fluxo

Exemplos e Exercícios

Exemplos

Exercícios