Difference between revisions of "Programação com Objectos/Projecto de Programação com Objectos/Enunciado do Projecto de 2024-2025 (rascunho)"

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(Operações sobre vacinas e vacinações)
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Não é possível remover funcionários.
 
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=== Satisfação dos Veterinários ===
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A satisfação dos veterinários é afectada positivamente pela existência de outros veterinários com a mesma responsabilidade ($\textit{n\_veterinários}(e)$) e negativamente pelo número de animais que estão sobre a sua responsabilidade. Apenas se contabilizam as espécies que o veterinário pode tratar ($\textit{espécies}(v)$).
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A satisfação para um veterinário $v$ é calculada pela fórmula:
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=== Satisfação dos Tratadores ===
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A satisfação dos tratadores é afectada negativamente pelo trabalho que lhes é atribuído. Apenas se contabilizam os habitats que o tratador pode limpar ($\textit{habitats}(h)$). O trabalho é também influenciado pelas árvores existentes no habitat ($\textit{árvores}(h)$).
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A satisfação para um tratador $t$ é calculada pela fórmula:
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\begin{equation}
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\textit{satisfação}(t) = 300 - trabalho(t)
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trabalho(t) = round({\sum_{h\in habitats(t)}}
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\frac{\textit{trabalho\_no\_habitat}(h)}{\textit{número\_de\_tratadores\_podem\_cuidar\_habitat}(h)})
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\textit{trabalho\_no\_habitat}(h) = \textit{área}(h) + 3*\textit{população}(h) + \sum_{p\in\textit{árvores}(h)}(\textit{dificuldade\_árvore}(p) * \textit{factor\_multiplicativo}(p))
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== Operações sobre habitats e árvores ==
 
== Operações sobre habitats e árvores ==

Revision as of 11:47, 3 July 2024

AVISOS - Avaliação em Época Normal

Esclarecimento de dúvidas:

  • Consultar sempre o corpo docente atempadamente: presencialmente ou através do endereço oficial da disciplina [1].
  • Não utilizar fontes de informação não oficialmente associadas ao corpo docente (podem colocar em causa a aprovação à disciplina).
  • Não são aceites justificações para violações destes conselhos: quaisquer consequências nefastas são da responsabilidade do aluno.

Requisitos para desenvolvimento, material de apoio e actualizações do enunciado (ver informação completa em Projecto de Programação com Objectos):

  • O material de apoio é de uso obrigatório e não pode ser alterado.
  • Verificar atempadamente (mínimo de 48 horas antes do final de cada prazo) os requisitos exigidos pelo processo de desenvolvimento.

Processo de avaliação (ver informação completa em Avaliação do Projecto):

  • Datas: 2024/09/27 12:00 (inicial); 2024/10/11 12:00 (intercalar); 2024/10/25 12:00 (final); 2024/10/25 (early bird) 2024/10/28 (normal) (teste prático).
  • Todas as entregas são cruciais para o bom desenvolvimento do projecto, sendo obrigatórias: a não realização de uma entrega implica a exclusão da avaliação do projecto e, por consequência, da avaliação da disciplina.
  • Verificar atempadamente (até 48 horas antes do final de cada prazo) os requisitos exigidos pelo processo de avaliação, incluindo a capacidade de acesso ao repositório.
  • Apenas se consideram para avaliação os projectos existentes no repositório oficial. Apenas se considera para avaliação o ramo 'main'.
  • Trabalhos não presentes no repositório no final do prazo têm classificação 0 (zero) (não são aceites outras formas de entrega). Não são admitidas justificações para atrasos em sincronizações do repositório. A indisponibilidade temporária do repositório ou de outros materiais, desde que inferior a 24 horas, não justifica atrasos na submissão de um trabalho.
  • A avaliação do projecto pressupõe o compromisso de honra de que o trabalho correspondente foi realizado pelos alunos correspondentes ao grupo de avaliação.
  • Fraudes na execução do projecto terão como resultado a exclusão dos alunos implicados do processo de avaliação.
Material de Uso Obrigatório
As bibliotecas po-uilib e o conteúdo inicial do repositório GIT são de uso obrigatório:
  • po-uilib (classes de base) po-uilib-202407010000.tar.bz2 (não pode ser alterada) - javadoc
  • hva-core (classes do "core") (via GIT) (deve ser completada -- os nomes das classes fornecidas não podem ser alterados)
  • hva-app (classes de interacção) (via GIT) (deve ser completada -- os nomes das classes fornecidas não podem ser alterados)
A máquina virtual, fornecida para desenvolvimento do projecto, já contém todo o material de apoio.
Uso Obrigatório: Repositório GIT
Apenas se consideram para avaliação os projectos existentes no repositório GIT oficial.

Trabalhos não presentes no repositório no final do prazo têm classificação 0 (zero) (não são aceites outras formas de entrega). Não são admitidas justificações para atrasos em sincronizações do repositório. A indisponibilidade temporária do repositório, desde que inferior a 24 horas, não justifica atrasos na submissão de um trabalho.

EM PREPARAÇÃO

O objectivo do projecto é desenvolver uma aplicação de gestão de um hotel veterinário que dispões de tratadores, veterinários e ecossistemas com árvores.

Propriedades e funcionalidade

Os animais são mantidos por tratadores que são responsáveis por distribuir a comida e pela limpeza dos habitats, e por veterinários, que têm a responsabilidade de zelar pela saúde dos animais. Quando um animal recebe uma vacina não apropriada à sua espécie, por causa de um erro veterinário, por exemplo, fica com a saúde afectada até ao fim da sua vida. Os habitats têm árvores. É possível calcular o grau de satisfação dos animais e dos funcionários.

Animais

Os animais possuem uma chave única (cadeia de caracteres definida na altura do registo).

Cada animal é identificado ainda pelo nome (cadeia de caracteres; não única) e possui ainda informação acerca da sua espécie (cadeia de caracteres) e o estado de saúde (cadeia de caracteres).

Funcionários

Os funcionários possuem uma chave única (cadeia de caracteres definida na altura do registo).

Os tratadores e veterinários são identificados ainda pelo nome (cadeia de caracteres; não única). Cada tratador possui ainda informação acerca dos habitats da sua responsabilidade. Associada a cada veterinário existe ainda informação relativa às espécies que sabe medicar e cujas doenças sabe diagnosticar.

Habitats

Os habitats uma chave única (cadeia de caracteres definida na altura do registo).

Cada habitat tem ainda um nome (cadeia de caracteres; não única) e uma área (número inteiro). Os habitats são ainda caracterizados pelas árvores que contêm e informação relativa às espécies que residem nesse habitat e cuja satisfação este influencia.

Árvores

As árvores possuem uma chave única (cadeia de caracteres definida na altura do registo).

As árvores podem ser de folha caduca ou perene e são caracterizadas pela dificuldade de limpeza (número inteiro) que colocam no recinto onde estão implantadas. As árvores de folha perene exigem sempre o mesmo esforço de limpeza do recinto, enquanto que as árvores de folha caduca exigem um esforço diferenciado (factor multiplicativo do grau de dificuldade: um inteiro), consoante o seu ciclo biológico: com folhas, sem folhas, a largar folhas, a gerar folhas.

Vacinas

As vacinas possuem uma chave única (cadeia de caracteres definida na altura do registo).

Cada vacina é identificada ainda pelo nome (cadeia de caracteres; não única) e possui ainda informação acerca das espécies de animais a que pode ser aplicada, e o número de vezes que foi aplicada a cada animal.

A aplicação deve manter um registo da aplicação de vacinas a animais pelos veterinários.

Funcionalidade da aplicação

A aplicação além de permitir gerir informação relativa a todos aos conceitos acima, permite ainda calcular o estado de satisfação (um número inteiro) dos animais e funcionários, assim como a satisfação global (i.e., somatório da satisfação de todos os animais e funcionários: também um número inteiro).

Possui ainda a capacidade de preservar o seu estado (não é possível manter várias versões do estado da aplicação em simultâneo).

Deve ser possível efectuar pesquisas sujeitas a vários critérios e sobre as diferentes entidades geridas pela aplicação.

Uma base de dados textual com conceitos pré-definidos pode ser carregada no início da aplicação.

Note-se que não é necessário nem desejável implementar de raiz a aplicação: já existem classes que representam e definem a interface geral da funcionalidade do core da aplicação, tal como é visível pelos comandos da aplicação.
A interface geral do core já está parcialmente implementada na classe hva.HotelManager e outras fornecidas (cujos nomes devem ser mantidos), devendo ser adaptadas onde necessário. É ainda necessário criar e implementar as restantes classes que suportam a operação da aplicação.

Operações sobre animais

É possível registar, visualizar, e operar sobre animais.

As operações são as seguintes: (i) visualizar um animal; (ii) registar um novo animal; (iii) transferir um animal para outro habitat; (iv) fazer um animal falar; (v) calcular a satisfação de um animal.

Não é possível remover animais.

Operações sobre funcionários

É possível registar, visualizar, e operar sobre funcionários.

As operações são as seguintes: (i) visualizar um funcionário; (ii) registar um novo funcionário; (iii) atribuir uma nova responsabilidade a um funcionário; (iv) retirar uma responsabilidade a um funcionário; (v) calcular a satisfação de um funcionário.

Não é possível remover funcionários.

Satisfação dos Veterinários

A satisfação dos veterinários é afectada positivamente pela existência de outros veterinários com a mesma responsabilidade ($\textit{n\_veterinários}(e)$) e negativamente pelo número de animais que estão sobre a sua responsabilidade. Apenas se contabilizam as espécies que o veterinário pode tratar ($\textit{espécies}(v)$).

A satisfação para um veterinário $v$ é calculada pela fórmula: \begin{equation} \textit{satisfação}(v) = 20 - trabalho(v) \end{equation} \begin{equation} trabalho(v) = round({\sum_{e\in\textit{espécies}(v)}} \frac{\textit{população}(e)}{\textit{n\_veterinários}(e)}) \end{equation}

Satisfação dos Tratadores

A satisfação dos tratadores é afectada negativamente pelo trabalho que lhes é atribuído. Apenas se contabilizam os habitats que o tratador pode limpar ($\textit{habitats}(h)$). O trabalho é também influenciado pelas árvores existentes no habitat ($\textit{árvores}(h)$).

A satisfação para um tratador $t$ é calculada pela fórmula: \begin{equation} \textit{satisfação}(t) = 300 - trabalho(t) \end{equation} \begin{equation} trabalho(t) = round({\sum_{h\in habitats(t)}} \frac{\textit{trabalho\_no\_habitat}(h)}{\textit{número\_de\_tratadores\_podem\_cuidar\_habitat}(h)}) \end{equation} \begin{equation} \textit{trabalho\_no\_habitat}(h) = \textit{área}(h) + 3*\textit{população}(h) + \sum_{p\in\textit{árvores}(h)}(\textit{dificuldade\_árvore}(p) * \textit{factor\_multiplicativo}(p)) \end{equation}

Operações sobre habitats e árvores

É possível registar, visualizar, e operar sobre habitats.

As operações são as seguintes: (i) visualizar um habitat; (ii) registar um novo habitat; (iii) alterar a área de um habitat; (iv) associar a um habitat as espécies que aumentam/diminuem a sua satisfação por residir nele; (v) plantar uma árvore; (vi) provocar uma alteração no ciclo biológico de uma árvore.

Não é possível remover habitats nem árvores

O factor multiplicativo associado ao esforço de limpeza de uma árvore de folha caduca está indicado na seguinte tabela:

ciclo biológico factor multiplicativo
sem folhas 0
a gerar folhas 1
com folhas 2
a largar folhas 5

Operações sobre vacinas e vacinações

É possível registar, visualizar, e operar sobre vacinas e vacinações.

As operações são as seguintes: (i) visualizar uma vacina; (ii) registar uma nova vacina; (iii) ministrar uma vacina a um animal; (iv) consultar o histórico de vacinação de uma dada vacina.

Não é possível remover vacinas nem registos de vacinação.

Problemas associados à Vacinação

Quando é ministrada uma vacina que não é adequada um animal, este fica coma sua fala danificada de modo permanente, ou seja, sem qualquer possibilidade de voltar ao seu estado normal.

Os danos causados pela má administração de uma vacina dependem do número de letras distintas entre o nome da espécie do animal que recebeu a vacina e o nome da espécie a que se destinava a vacina. Considera-se que os nomes ``aab e ``ba têm apenas 1 carácter distinto, sendo a ordem irrelevante. Por exemplo, quando uma ``ave recebe uma vacina destinada a um ``mamífero, o número de caracteres distintos é 6, sendo calculado por:

[math]max(length(\texttt{ave}),length(\texttt{mamífero})) - caracteres\_comuns(\texttt{ave}, \texttt{mamífero})= 8 - 2[/math]

A seguinte tabela descreve os problemas causados por uma má vacinação: \begin{center} \begin{tabular}{ | c | l | }

 \hline\hline
 Caracteres distintos & Problema \\ \hline
 1 a 4     &  inicia qualquer frase com um pequeno catarro \\
 5 ou mais &  termina qualquer frase com um espirro \\ \hline\hline

\end{tabular} \end{center}

Por exemplo, um animal que tenha recebido 2 vacinas que provocaram o problema do catarro (RR..) e três vacinas que provocaram o aparecimento dos espirros (..Atchim), ao tentar produzir tive muito azar na vida, produz RR..RR..tive muito azar na vida..Atchim..Atchim..Atchim (i.e., concatenação de problemas).

Este exemplo mostra que um problema é agravado sempre que ocorrer um erro, mesmo que já tenha sido cometido no passado.

Pesquisas

É possível efectuar pesquisas sob vários critérios e sobre as diferentes entidades geridas: (i) animais que residem num determinado habitat; (ii) animais que tomaram uma determinada vacina; (iii) vacinas que foram dadas a um determinado animal; (iv) habitats da responsabilidade de um tratador; (v) árvores que pertencem a um determinado habitat.

Serialização

É possível guardar e recuperar o estado actual da aplicação, preservando toda a informação relevante, descrita acima.

Requisitos de desenho

Devem ser possíveis extensões ou alterações de funcionalidade com impacto mínimo no código produzido: em particular, deve ser simples definir novos tipos de problemas decorrentes da aplicação incorrecta de vacinas. A definição de árvores com novos estados e diferentes formas de estimar a sua evolução; e novas políticas de cálculo da satisfação dos funcionários e animais.

Deve ser possível introduzir novos métodos de pesquisa com um impacto mínimo na implementação desenvolvida.

Interação com o utilizador

Descreve-se nesta secção a funcionalidade máxima da interface com o utilizador. Em geral, os comandos pedem toda a informação antes de procederem à sua validação (excepto onde indicado). Todos os menus têm automaticamente a opção Sair (fecha o menu).

As operações de pedido e apresentação de informação ao utilizador devem realizar-se através dos objectos form e display, respectivamente, presentes em cada comando. As mensagens são produzidas pelos métodos das bibliotecas de suporte (po-uilib e hva-app). As mensagens não podem ser usadas no núcleo da aplicação (hva-core). Além disso, não podem ser definidas novas. Potenciais omissões devem ser esclarecidas antes de qualquer implementação.

De um modo geral, sempre que no contexto de uma operação com o utilizador aconteça alguma excepção, então a operação não deve ter qualquer efeito no estado da aplicação, excepto se indicado em contrário na operação em causa.

As excepções usadas na interacção (subclasses de pt.tecnico.uilib.menus.CommandException), excepto se indicado, são lançadas pelos comandos (subclasses de pt.tecnico.uilib.menus.Command) e tratadas pelos menus (instâncias de subclasses de pt.tecnico.uilib.menus.Menu). Outras excepções não devem substituir as fornecidas nos casos descritos.

Note-se que o programa principal e os comandos e menus, a seguir descritos, já estão parcialmente implementados nas packages hva.app, hva.app.main, hva.app.edit, hva.app.search. Estas classes são de uso obrigatório e estão disponíveis no GIT (módulo hva-app).

Endereçamento de Células

Para o pedido de uma gama, utiliza-se a mensagem Prompt.address(). A excepção xxl.app.edit.InvalidCellRangeException é lançada se forem especificados endereços inválidos (excedem o limite da folha de cálculo ou representam gamas de células que não são intervalos verticais ou horizontais).

Menu Principal

As acções deste menu permitem gerir a salvaguarda do estado da aplicação, abrir submenus e aceder a alguma informação global. A lista completa é a seguinte: Criar, Abrir, Guardar, Menu de Edição, Menu de Consultas.

As etiquetas das opções deste menu estão definidas na classe hva.app.main.Label. Todos os métodos correspondentes às mensagens de diálogo para este menu estão definidos em hva.app.main.Prompt e hva.app.main.Message.

Estes comandos já estão implementados nas classes da package xxl.app.main (disponível no GIT), respectivamente: DoNew, DoOpen, DoSave, DoMenuOpenEdit, DoMenuOpenSearch.

Salvaguarda do estado actual da aplicação

Inicialmente, a aplicação não tem nenhuma folha, excepto quando usada a propriedade import (ver abaixo) para pré-carregar dados iniciais. Na situação em que a aplicação começa sem nenhuma folha, apenas são apresentadas as opções Criar e Abrir, pois as restantes necessitam da existência de uma folha. As opções irrelevantes nesta situação devem ser omitidas. O conteúdo da aplicação (toda a informação actualmente em memória) pode ser guardado para posterior recuperação (via serialização Java: java.io.Serializable). Na leitura e escrita do estado da aplicação, devem ser tratadas as excepções associadas. A funcionalidade é a seguinte:

  • Criar -- Cria uma nova folha vazia: pedem-se as dimensões da nova folha, devendo ser utilizadas as mensagens Prompt.lines() e Prompt.columns(). Esta folha não fica associada a nenhum ficheiro (é anónima).
  • Abrir -- Carrega os dados de uma sessão anterior a partir de um ficheiro previamente guardado (ficando este ficheiro associado à aplicação, para futuras operações de salvaguarda). Pede-se o nome do ficheiro a abrir (Prompt.openFile()). Caso ocorra um problema na abertura ou processamento do ficheiro, deve ser lançada a excepção FileOpenFailedException. A execução bem-sucedida desta opção substitui toda a informação da aplicação.
  • Guardar -- Guarda o estado actual da aplicação no ficheiro associado. Se não existir associação, pede-se o nome do ficheiro a utilizar, ficando a ele associado (para operações de salvaguarda subsequemtes). Esta interacção realiza-se através do método Prompt.newSaveAs(). Não é executada nenhuma acção se não existirem alterações desde a última salvaguarda.

Apenas existe uma folha na aplicação. Quando se abandona uma folha com modificações não guardadas (porque se cria ou abre outra), deve perguntar-se se se quer guardar a informação actual antes de a abandonar, através de Prompt.saveBeforeExit() (a resposta é obtida invocando readBoolean() ou de Form.confirm()).

Note-se que a opção Abrir não permite a leitura de ficheiros de texto (estes apenas podem ser utilizados no início da aplicação).

A opção Sair nunca implica a salvaguarda do estado da aplicação, mesmo que existam alterações.

Gestão e consulta de dados da aplicação

Além das operações de manipulação de ficheiros, existem ainda no menu principal as seguintes opções.

  • Menu de Edição -- Abre o menu de edição.
  • Menu de Consultas -- Abre o menu de consultas (pesquisas).

Estas opções só estão disponíveis quando existir uma folha activa válida.

Menu de Edição

O menu de edição permite visualizar e alterar o conteúdo das células da folha activa. A lista completa é a seguinte: Visualizar, Inserir, Copiar, Apagar, Cortar, Colar e Visualizar cut buffer. As secções abaixo descrevem estas opções.

As etiquetas das opções deste menu estão definidas na classe xxl.app.edit.Label. Todos os métodos correspondentes às mensagens de diálogo para este menu estão definidos em xxl.app.edit.Prompt e xxl.app.edit.Message.

Estes comandos já estão implementados nas classes da package xxl.app.edit (disponível no GIT), respectivamente: DoShow, DoInsert, DoCopy, DoDelete, DoCut, DoPaste, DoShowCutBuffer.

Visualizar

Permite visualizar a gama especificada (Endereçamento), de acordo com os formatos abaixo. Se o conteúdo não for um literal, deve ser apresentado o seu valor e a sua expressão. Não deve ser apresentado qualquer conteúdo para células vazias.

Formatos (valor representa o valor final da célula, inteiro ou cadeia de caracteres, depois de efectuadas todas as avaliações):

  • Célula vazia:
  linha;coluna|
  • Célula com um valor (literal):
  linha;coluna|valor
  • Célula com um valor (calculado a partir de expressão: referência ou função):
  linha;coluna|valor=expressão
  • Intervalo vertical (conteúdo é um dos três casos iniciais):
 linha1;coluna|conteúdo
 linha2;coluna|conteúdo
 linha3;coluna|conteúdo
  • Intervalo horizontal (conteúdo é um dos três casos iniciais):
 linha;coluna1|conteúdo
 linha;coluna2|conteúdo
 linha;coluna3|conteúdo

Inserir

É pedida a gama (Endereçamento). É especificado o conteúdo a inserir (Conteúdo), através da mensagem Prompt.contents(). O conteúdo é inserido em todas as células da gama. Se for inserido um nome de função inexistente, é lançada a excepção xxl.app.edit.UnknownFunctionException.

Copiar

É pedida a gama (Endereçamento) cujo conteúdo deve ser copiado para o cut buffer.

Apagar

É pedida a gama (Endereçamento) cujo conteúdo deve ser apagado.

Cortar

É pedida a gama (Endereçamento). Esta acção corresponde à execução sequencial das acções descritas em Copiar e Apagar.

Colar

É pedida a gama (Endereçamento). Insere o conteúdo do cut buffer na gama especificada.

Visualizar cut buffer

Permite visualizar o conteúdo do cut buffer. O formato de apresentação é o descrito em Visualizar.

Menu de Consultas

O menu de consultas permite efectuar pesquisas sobre as células da folha activa, produzindo listas de células. Sempre que for feita uma consulta e nenhuma entidade satisfizer as condições associadas ao pedido, nada deve ser apresentado.

A lista completa das consultas é a seguinte: Procurar Valor, Procurar Função. As secções abaixo descrevem estas opções.

As etiquetas das opções deste menu estão definidas na classe xxl.app.search.Label. Todos os métodos correspondentes às mensagens de diálogo para este menu estão definidos em xxl.app.search.Prompt e xxl.app.search.Message.

Estes comandos já estão implementados nas classes da package xxl.app.search (disponível no GIT), respectivamente: DoShowValues, DoShowFunctions.

Procurar Valor

Pede-se o valor a procurar (Prompt.searchValue()) e apresentam-se os resultados.

O termo de pesquisa deve ser comparado com o valor avaliado de cada célula. As células que obedecem ao critério de procura devem ser apresentadas por ordem ascendente de linha e coluna e utilizando o formato especificado em Visualizar. Assim, considere-se o exemplo:

1;1|4
1;2|1
1;3|5
2;1|5=ADD(1;1,1;2)
2;2|
2;3|

Neste exemplo, uma pesquisa pelo valor 5 encontraria as células 1;3 e 2;1.

1;3|5
2;1|5=ADD(1;1,1;2)

Procurar Função

Pede-se o segmento a procurar num nome de função (Prompt.searchFunction()) e apresentam-se os resultados ordenados (são apresentados como especificado em Visualizar), de forma ascendente, por nome de função, linha e coluna (por esta ordem).

Inicialização por Ficheiro de Dados Textuais

Por omissão, quando a aplicação começa, não contém nenhuma informação. No entanto, além das opções de manipulação de ficheiros descritas no menu principal, é possível iniciar exteriormente a aplicação com um ficheiro de texto especificado pela propriedade Java import. Quando se especifica esta propriedade, a aplicação é povoada com os objectos correspondentes ao conteúdo do ficheiro indicado.

No processamento destes dados, assume-se que não existem entradas mal-formadas. Sugere-se a utilização do método String.split() para dividir uma cadeia de caracteres em campos.

No seguinte exemplo, o conteúdo do ficheiro inicial (test.import) correspondente à folha apresentada a seguir.

Exemplo de ficheiro de entrada textual
TREE|T1|Pinheiro 1|20|PERENE
TREE|T4|Pinheiro 4|20|PERENE
TREE|T2|Acácia|10|COMFOLHAS
TREE|T6|Eucalipto|10|SEMFOLHAS
TREE|T3|Oliveira|20|COMFOLHAS
TREE|01|Oliveira preta|20|GERARFOLHAS
TREE|30|Oliveira verde|20|LARGARFOLHAS
HABITAT|AR1|Aldeia dos Macacos|20|T3,01,30,T2
HABITAT|AR2|Floresta tropical|30|T1,T4,T6
HABITAT|AR3|Deserto|3
SPECIES|C10|ave
SPECIES|C8|mamífero
SPECIES|C1|peixe
ANIMAL|A1|Alex|C10|ruuuuuuuuuuuuu|AR1
ANIMAL|A2|Nemo|C1|gluglu|AR2
ANIMAL|AA|Bobi|C8|ãoão rrrrrrrrr|AR1
ANIMAL|MA|Chita|C8|huhu huhu|AR2
VET|V2|Jorge Figueiredo|C10,C8,C1
VET|V4|Filomena Figueiredo
VET|VR|Abdul Figueiredo|C8
KEEPER|W2SO4|John Figueiredo|AR2,AR3
KEEPER|W2O|Rohit Figueiredo|AR1
KEEPER|W24|Rohit Figueiredo
VACCINE|V3|Tétano|C8
VACCINE|V200|Parasitas intestinais|C10,C8,C1
VACCINE|V42172|Tétano|C10
VACCINE|Vexperimental|Gripe A1|C8

A codificação dos ficheiros a ler é garantidamente UTF-8.

Note-se que o programa nunca produz ficheiros com este formato.

Execução dos Programas e Testes Automáticos

Usando os ficheiros test.import, test.in e test.out, é possível verificar automaticamente o resultado correcto do programa. Note-se que é necessária a definição apropriada da variável CLASSPATH (ou da opção equivalente -cp do comando java), para localizar as classes do programa, incluindo a que contém o método correspondente ao ponto de entrada da aplicação (hva.app.App.main). As propriedades são tratadas automaticamente pelo código de apoio.

       java -Dimport=test.import -Din=test.in -Dout=test.outhyp hva.app.App

Assumindo que aqueles ficheiros estão no directório onde é dado o comando de execução, o programa produz o ficheiro de saída test.outhyp. Em caso de sucesso, os ficheiros das saídas esperada (test.out) e obtida (test.outhyp) devem ser iguais. A comparação pode ser feita com o comando:

        diff -b test.out test.outhyp

Este comando não deve produzir qualquer resultado quando os ficheiros são iguais. Note-se, contudo, que este teste não garante o correcto funcionamento do código desenvolvido, apenas verificando alguns aspectos da sua funcionalidade.