Difference between revisions of "Programação com Objectos/Projecto de Programação com Objectos/Enunciado do Projecto de 2020-2021 (rascunho de trabalho)"

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(Funcionalidade da aplicação)
(Contabilização de Pontos (Clientes))
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Além dos clientes normais, existem clientes '''Selection''' (com mais de 2000 pontos), que podem pagar venda sem penalização até 1 dia depois da data limite (depois dessa data, são penalizados em 2% diários), e obter descontos até 2 dias antes da data limite (5%, depois do limite normal dos 5 dias). Clientes '''Elite''' (com mais de 25000 pontos) nunca são penalizados e têm descontos de 10%, mesmo após a data limite (depois de 5 dias, os descontos baixam para 5%, até ao limite de 10 dias, em que deixa de haver descontos).
 
Além dos clientes normais, existem clientes '''Selection''' (com mais de 2000 pontos), que podem pagar venda sem penalização até 1 dia depois da data limite (depois dessa data, são penalizados em 2% diários), e obter descontos até 2 dias antes da data limite (5%, depois do limite normal dos 5 dias). Clientes '''Elite''' (com mais de 25000 pontos) nunca são penalizados e têm descontos de 10%, mesmo após a data limite (depois de 5 dias, os descontos baixam para 5%, até ao limite de 10 dias, em que deixa de haver descontos).
  
Se um cliente se atrasa no pagamento da transacções, é despromovido: um cliente '''Elite''' passa a '''Selection''' se tiver transacções com um atraso de pagamento superior a 15 dias (perde 75% dos pontos acumulados); um cliente '''Selection''' passa a '''Normal''' se tiver transacções com um atraso de pagamento superior a 2 dias (perde 90% dos pontos acumulados).
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Se um cliente se atrasa no pagamento da transacções, é despromovido: um cliente '''Elite''' passa a '''Selection''' se tiver transacções com um atraso de pagamento superior a 15 dias (perde 75% dos pontos acumulados); um cliente '''Selection''' passa a '''Normal''' se tiver transacções com um atraso de pagamento superior a 2 dias (perde 90% dos pontos acumulados). A verificação do atraso é realizada quando se paga a venda.
  
 
==  Pesquisas ==
 
==  Pesquisas ==

Revision as of 19:16, 2 October 2020

AVISOS - Avaliação em Época Normal

Esclarecimento de dúvidas:

  • Consultar sempre o corpo docente atempadamente: presencialmente ou através do endereço oficial da disciplina [1].
  • Não utilizar fontes de informação não oficialmente associadas ao corpo docente (podem colocar em causa a aprovação à disciplina).
  • Não são aceites justificações para violações destes conselhos: quaisquer consequências nefastas são da responsabilidade do aluno.

Requisitos para desenvolvimento, material de apoio e actualizações do enunciado (ver informação completa em Projecto de Programação com Objectos):

  • O material de apoio é de uso obrigatório e não pode ser alterado.
  • Verificar atempadamente (mínimo de 48 horas antes do final de cada prazo) os requisitos exigidos pelo processo de desenvolvimento.

Processo de avaliação (ver informação completa em Avaliação do Projecto):

  • Datas: 2020/10/23 12:00 (inicial); 2020/11/09 12:00 (intercalar); 2020/12/11 12:00 (final); 2020/12/14-2019/12/18 (teste prático).
  • Todas as entregas são cruciais para o bom desenvolvimento do projecto, sendo obrigatórias: a não realização de uma entrega implica a exclusão da avaliação do projecto e, por consequência, da avaliação da disciplina.
  • Verificar atempadamente (até 48 horas antes do final de cada prazo) os requisitos exigidos pelo processo de avaliação, incluindo a capacidade de acesso ao repositório.
  • Apenas se consideram para avaliação os projectos existentes no repositório oficial. Apenas se considera para avaliação o ramo 'main'.
  • Trabalhos não presentes no repositório no final do prazo têm classificação 0 (zero) (não são aceites outras formas de entrega). Não são admitidas justificações para atrasos em sincronizações do repositório. A indisponibilidade temporária do repositório ou de outros materiais, desde que inferior a 24 horas, não justifica atrasos na submissão de um trabalho.
  • A avaliação do projecto pressupõe o compromisso de honra de que o trabalho correspondente foi realizado pelos alunos correspondentes ao grupo de avaliação.
  • Fraudes na execução do projecto terão como resultado a exclusão dos alunos implicados do processo de avaliação.
Material de Uso Obrigatório
As bibliotecas po-uuilib e o conteúdo inicial do CVS são de uso obrigatório:
  • po-uuilib (classes de base) po-uuilib-201708311009.tar.bz2 (não pode ser alterada) - javadoc
  • woo-core (classes do "core") (via CVS) (deve ser completada -- os nomes das classes fornecidas não podem ser alterados)
  • woo-app (classes de interacção) (via CVS) (deve ser completada -- os nomes das classes fornecidas não podem ser alterados)
A máquina virtual, fornecida para desenvolvimento do projecto, já contém todo o material de apoio.
Uso Obrigatório: Repositório CVS
Apenas se consideram para avaliação os projectos existentes no repositório CVS oficial.

Trabalhos não presentes no repositório no final do prazo têm classificação 0 (zero) (não são aceites outras formas de entrega). Não são admitidas justificações para atrasos em sincronizações do repositório. A indisponibilidade temporária do repositório, desde que inferior a 24 horas, não justifica atrasos na submissão de um trabalho.

Contents

ÉPOCA NORMAL

O objectivo do projecto é desenvolver uma aplicação de gestão para uma empresa de distribuição. A empresa concede prémios de fidelização aos bons clientes (volume de compras). A funcionalidade da aplicação deverá incluir, entre outras acções: registar dados de produtos para venda, registar dados de clientes, registar dados de fornecedores de produtos para venda e fazer pesquisas várias sobre a informação armazenada. Deve ainda permitir gerir a venda de caixas e contentores e de produtos de fornecedores associados; registar encomendas a fornecedores e pagamento de transacções. A lista completa encontra-se abaixo.

Neste texto, o tipo negrito indica um literal (i.e., é exactamente como apresentado); o símbolo ␣ indica um espaço; e o tipo itálico indica uma parte variável.

Empresa, Produtos, Clientes, Fornecedores e Transacções

Os produtos, clientes e fornecedores possuem uma chave única (cadeia de caracteres). As transacções (vendas e encomendas) possuem uma chave inteira.

Propriedades e Funcionalidade dos Produtos

A empresa vende caixas e contentores de vários tipos, consoante o nı́vel de serviço de transporte a realizar. Outros tipos de produtos diversos para venda são disponibilizados à empresa por fornecedores.

Todos os produtos têm um fornecedor, um preço (um número inteiro) e um valor crı́tico (utilizado na gestão de existências).

Caixas são produtos que têm um volume relativamente pequeno e servem para guardar um número relativamente pequeno de itens, por forma a protegê-los durante o seu transporte. As caixas têm um dado nível de serviço: normal, aéreo, expresso e em mão.

Contentores são produtos que têm um volume muito maior que as caixas, permitindo guardar uma maior quantidade de itens. Também têm os mesmos 4 níveis de serviço das caixas. Adicionalmente, os contentores têm 4 níveis de qualidade de serviço: B4, C4, C5, DL.

Os livros são caracterizados pelo respectivo tı́tulo, autor e ISBN (cadeias de caracteres). Poderão ser definidos novos tipos de produtos (e.g. discos ou CDs/DVDs), que terão as suas próprias propriedades.

Propriedades e Funcionalidade dos Clientes

Os clientes fazem compras que podem ser pagas mais tarde.

Cada cliente é identificado pelo nome (cadeia de caracteres) e possui ainda informação acerca da morada (cadeia de caracteres). Associado a cada cliente existe ainda a informação relativa a compras efectuadas e facturas pagas, assim como o seu estatuto (e.g., cliente "Elite").

Dado um cliente, é possı́vel aceder ao historial das suas transacções.

Um cliente que iniba as notificações só pode ser considerado Normal (ver abaixo).

Propriedades e Funcionalidade dos Fornecedores

Os fornecedores respondem a encomendas por parte da empresa.

Cada fornecedor é identificado pelo nome (cadeia de caracteres) e possui ainda informação acerca da morada (cadeia de caracteres).

Dado um fornecedor, é possı́vel aceder ao seu historial de transacções. É ainda possível activar/desactivar a realização de transacções com um fornecedor. Um fornecedor inactivo, além de não pode realizar transacções, não recebe notificações.

Propriedades e Funcionalidade das Transacções

Existem dois tipos de transacção: vendas e encomendas. As transacções são identificadas por um número (inteiro), atribuído de forma automática pela aplicação. Este identificador começa em 0 (zero), sendo incrementado quando se regista uma nova transacção. A sequência de identificadores é partilhada por todas as transacções (vendas e encomendas).

Uma encomenda está associada a um fornecedor e envolve uma ou mais unidades de um ou mais produtos fornecidos pelo fornecedor em causa. O custo unitário de cada produto corresponde ao custo do produto em causa. A encomenda guarda o seu custa total, por forma que futuras alterações no preço de um produto não alterem o valor que foi pago pela encomenda. Quando se faz uma encomenda deve considerar-se que a encomenda foi paga imediatamente e que as existências da empresa foram actualizadas considerando os produtos encomendados.

Uma venda envolve apenas uma ou mais unidades de um único produto. Cada venda tem uma data limite de pagamento: primeiro realiza-se a venda e só depois é que se procede ao seu pagamento.

Para as vendas, são considerados os seguintes perı́odos (N é 5 para caixas, 8 para contentores e 3 para livros):

  • Até N dias antes do limite de pagamento (data_limite_de_pagamento − data_actual ≥ N): sem penalização; desconto de 10%;
  • Até à data limite (0 ≤ data_limite_de_pagamento − data_actual < N): sem penalização; sem desconto;
  • Até N dias depois da data limite (1 < data_actual − data_limite_de_pagamento ≤ N): multa de 5% por cada dia de atraso; sem desconto.
  • Após N dias depois da data limite (data_actual − data_limite_de_pagamento > N): multa de 10% por cada dia de atraso; sem desconto.

Notificações

Quando se registar um novo produto, os clientes devem ser registados como entidades interessadas em receber notificações sobre eventos a ele associado. Em qualquer momento, um cliente pode activar ou desactivar as notificações relativas a um produto. Os eventos a considerar são os seguintes: (i) quando o produto passa de stock 0 (zero) para outro valor (positivo); (ii) quando um produto fica mais barato. As notificações são compostas pela cadeia de caracteres constituı́da pela identificação do produto e pela descrição da notificação (NEW, para novos produtos; e BARGAIN, para descidas de preços), sendo registadas tanto na empresa, como nos clientes que as recebem.

A entrega de notificações deve ser flexível e prever vários meios de entrega, e.g., correio postal, SMS, email, entre outras. O meio de entrega por omissão corresponde a apresentar a notificação no écrã.

Quando as existências de um produto atingem o correspondente valor crı́tico (abaixo do qual há perigo de o produto ficar esgotado), o fornecedor do produto deve ser notificado. Fornecedores inactivos não devem ser notificados. As notificações são compostas pela cadeia de caracteres constituı́da pela identificação do produto e pela descrição da notificação (CRITICAL), sendo registadas tanto na empresa, como nos fornecedores que as recebem.

Contabilização de Pontos (Clientes)

Nesta secção, as penalizações e os descontos aplicam-se apenas no pagamento de transacções (vendas) por clientes.

A contabilização de pontos é realizada quando se paga uma transacção dentro do prazo e corresponde a 10 vezes o valor pago. Não há contabilização de pontos em pagamentos atrasados.

Além dos clientes normais, existem clientes Selection (com mais de 2000 pontos), que podem pagar venda sem penalização até 1 dia depois da data limite (depois dessa data, são penalizados em 2% diários), e obter descontos até 2 dias antes da data limite (5%, depois do limite normal dos 5 dias). Clientes Elite (com mais de 25000 pontos) nunca são penalizados e têm descontos de 10%, mesmo após a data limite (depois de 5 dias, os descontos baixam para 5%, até ao limite de 10 dias, em que deixa de haver descontos).

Se um cliente se atrasa no pagamento da transacções, é despromovido: um cliente Elite passa a Selection se tiver transacções com um atraso de pagamento superior a 15 dias (perde 75% dos pontos acumulados); um cliente Selection passa a Normal se tiver transacções com um atraso de pagamento superior a 2 dias (perde 90% dos pontos acumulados). A verificação do atraso é realizada quando se paga a venda.

Pesquisas

Deve ser possı́vel efectuar pesquisas sob vários critérios e sobre as diferentes entidades geridas pela empresa: (i) produtos comprados por um determinado cliente; (ii) clientes que compram determinado produto; (iii) facturas pagas por um determinado cliente; (iv) facturas pagas com um atraso determinado; (v) produtos com um preço inferior a um dado valor. Deve ser possı́vel introduzir novos métodos de pesquisa com um impacto mı́nimo na implementação desenvolvida.

Data

A data é representada por um número inteiro e tem inicialmente o valor 0 (zero). A data pode começar com outro valor se se recuperar o estado da empresa a partir de um suporte persistente.

Os avanços de data são valores inteiros que representam o número de dias.

Requisitos de Desenho

Devem ser possíveis extensões ou alterações de funcionalidade com impacto mínimo no código já produzido para a aplicação. O objectivo é aumentar a flexibilidade da aplicação relativamente ao suporte de novas funções. Assim, deve ser possível:

  • Adicionar novos tipos de produtos;
  • Definir novas entidades que desejem ser notificadas da alteração do estado dos produtos;
  • Adicionar novos modos de entrega de mensagens (notificações);
  • Adicionar novas políticas de recompensa de clientes;
  • Adicionar novas formas de consulta.

Embora na especificação actual não seja possível a remoção de produtos ou de clientes, a inclusão destas funcionalidades deve ser prevista, por forma a minimizar o impacto da sua futura inclusão.

Funcionalidade da aplicação

A aplicação permite manter informação sobre as entidades do modelo. Possui ainda a capacidade de preservar o seu estado (não é possível manter várias versões do estado da aplicação em simultâneo).

A base de dados com os conceitos pré-definidos é carregada no início da aplicação.

É possível saber os saldos da distribuidora (diferencial entre vendas e compras). Existe um saldo disponível, correspondente à diferença entre as vendas realmente pagas e as encomendas e um saldo contabilístico, correspondente à diferença entre o valor contabilístico das vendas (pagas ou não e considerando descontos/penalizações à data da consulta de saldo) e as encomendas.

Note-se que não é necessário implementar de raiz a aplicação: já existem classes que representam e definem a interface geral da funcionalidade do core da aplicação, tal como é visível pelos comandos da aplicação.
A interface geral do core já está parcialmente implementada na classe woo.StoreManager e outras fornecidas (cujos nomes devem ser mantidos), devendo ser adaptadas onde necessário. É ainda necessário criar e implementar as restantes classes que suportam a operação da aplicação.

Serialização

É possível guardar e recuperar o estado actual da aplicação, preservando toda a informação relevante, descrita acima.

Funcionalidade Associada a Entidades do Domínio

A seguinte funcionalidade sobre produtos deve ser suportada pela aplicação: (i) visualizar um produto; (ii) registar um novo produto; (iii) alterar o preço de um produto; (iv) reforçar as existências de um produto.

A seguinte funcionalidade sobre clientes deve ser suportada pela aplicação: (i) visualizar um cliente; (ii) registar um novo cliente; (iii) activar/desactivar notificações relativas a produtos; (iv) consultar o histórico de transacções realizadas por um cliente.

A seguinte funcionalidade sobre fornecedores deve ser suportada pela aplicação: (i) visualizar um fornecedor; (ii) registar um novo fornecedor; (iii) inibir/activar um fornecedor; (iv) consultar o histórico de transacções realizados.

A seguinte funcionalidade sobre transacções deve ser suportada: (i) visualizar uma transacção; (ii) registar uma nova venda; (iii) registar uma nova encomenda; (iv) pagar uma transacção.

Interacção com o utilizador

Descreve-se nesta secção a funcionalidade máxima da interface com o utilizador. Em geral, os comandos pedem toda a informação antes de proceder à sua validação (excepto onde indicado). Todos os menus têm automaticamente a opção Sair (fecha o menu).

As operações de pedido e apresentação de informação ao utilizador devem realizar-se através dos objectos form e display, respectivamente, presentes em cada comando. As mensagens são produzidas pelos métodos das bibliotecas de suporte (po-uuilib e woo-app). As mensagens não podem ser usadas no núcleo da aplicação (woo-core). Além disso, não podem ser definidas novas. Potenciais omissões devem ser esclarecidas antes de qualquer implementação.

As excepções usadas na interacção, excepto se indicado, são subclasses de pt.tecnico.po.ui.DialogException, são lançadas pelos comandos e tratadas por pt.tecnico.po.ui.Menu. Outras excepções não devem substituir as fornecidas nos casos descritos.

A apresentacção de listas (e.g., Fornecedores, Transacções, etc.) faz-se por ordem crescente da respectiva chave. a ordem pode ser numérica ou lexicográfica (UTF-8), não havendo distinção entre maiúsculas e minúsculas.

Note-se que o programa principal e os comandos e menus, a seguir descritos, já estão parcialmente implementados nas packages woo.app, woo.app.main, woo.app.products, woo.app.clients, woo.app.suppliers, woo.app.transactions, woo.app.lookups. Estas classes são de uso obrigatório e estão disponíveis no CVS (módulo woo-app).

Menu Principal

As acções deste menu permitem gerir a salvaguarda do estado da aplicação e abrir submenus. A lista completa é a seguinte: Abrir, Guardar, Mostrar data actual, Avançar data actual, Gestão de Produtos, Gestão de Clientes, Gestão de Fornecedores, Gestão de Transacções, Consultas, Mostrar Saldo Global.

As etiquetas das opções deste menu estão definidas na classe woo.app.main.Label. Todos os métodos correspondentes às mensagens de diálogo para este menu estão definidos na classe woo.app.main.Message.

Estes comandos já estão implementados nas classes da package woo.app.main (disponível no CVS), respectivamente: DoOpen, DoSave, DoDisplayDate, DoAdvanceDate, DoOpenMenuProducts, DoOpenMenuClients, DoOpenMenuSuppliers, DoOpenManuTransactions, DoOpenMenuLookups, DoShowGlobalBalance.

Salvaguarda do estado actual da aplicação

Inicialmente, a aplicação está vazia ou tem apenas informação sobre as entidades que foram carregados no arranque (via ficheiro textual).

O conteúdo da aplicação (toda a informação actualmente em memória) pode ser guardado para posterior recuperação (via serialização Java: java.io.Serializable). Na leitura e escrita do estado da aplicação, devem ser tratadas as excepções associadas. A funcionalidade é a seguinte:

  • Abrir -- Carrega os dados de uma sessão anterior a partir de um ficheiro previamente guardado (ficando este ficheiro associado à aplicação, para futuras operações de salvaguarda). Pede-se o nome do ficheiro a abrir (openFile()). Caso ocorra um problema na abertura ou processamento do ficheiro, deve ser lançada a excepção FileOpenFailedException. A execução bem sucedida desta opção substitui toda a informação da aplicação.
  • Guardar -- Guarda o estado actual da aplicação no ficheiro associado. Se não existir associação, pede-se o nome do ficheiro a utilizar, ficando a ele associado. Esta interacção realiza-se através do método newSaveAs(). Não é executada nenhuma acção se não existirem alterações desde a última salvaguarda.

Note-se que a opção Abrir não permite a leitura de ficheiros de texto (estes apenas são utilizados na inicialização da aplicação).

A opção Sair nunca guarda o estado da aplicação, mesmo que existam alterações.

Mostrar data actual

A data actual do sistema é apresentada através da mensagem currentDate().

Avançar data actual

O número de dias a avançar é pedido através de requestDaysToAdvance(). O valor indicado deve ser positivo. Caso contrário, a operação não tem efeito.

Além da data, o sistema deve actualizar, caso seja necessário, outros aspectos que dela dependam, designadamente, a situação dos clientes e fornecedores relativa a prazos e notificações.

A apresentação faz-se através da mensagem showBalance().

Gestão e consulta de dados da aplicação

  • Menu de Gestão de Produtos -- Abre o menu de gestão de produtos e operações associadas.
  • Menu de Gestão de Clientes -- Abre o menu de gestão de clientes e operações associadas.
  • Menu de Gestão de Fornecedores -- Abre o menu de gestão de fornecedores e operações associadas.
  • Menu de Gestão de Transacções -- Abre o menu de gestão de transacções e operações associadas.
  • Menu de Consultas -- Abre o menu de consultas (pesquisas)..

Mostrar saldo global

Esta opção apresenta os valores (inteiros) correspondente aos saldos disponivel e contabilístico da empresa. Embora internamente o valor dos saldos esteja representado em vírgula flutuante, a apresentação é arredondada ao inteiro mais próximo.

Menu de Gestão de Produtos

Este menu permite efectuar operações sobre a base de dados de produtos. A lista completa é a seguinte: Visualizar todos os produtos, Registar produtos (de vários tipos), Alterar preço de produto.

As etiquetas das opções deste menu estão definidas na classe woo.app.products.Label. Todos os métodos correspondentes às mensagens de diálogo para este menu estão definidos na classe woo.app.products.Message.

Sempre que é pedido o identificador de um produto (requestProductKey()) e o produto não existir, é lançada a excepção UnknownProductKeyException (excepto no processo de registo).

Estes comandos já estão implementados nas classes da package woo.app.products (disponível no CVS), respectivamente: DoShowAllProducts, DoRegisterProductBox, DoRegisterProductContainer, DoRegisterProductBook, DoChangePrice.

Visualizar todos os produtos

O formato de apresentação de cada tipo de produto é o seguinte:

BOX|idProduto|idFornecedor|preço|valor-crítico|stock-actual|tipo-de-serviço
CONTAINER|idProduto|idFornecedor|preço|valor-crítico|stock-actual|tipo-de-serviço|nível-de-serviço
BOOK|idProduto|idFornecedor|preço|valor-crítico|stock-actual|título|autor|isbn

Registar caixa

O sistema pede o identificador que ficará associado ao produto.

O sistema pede o tipo de serviço de transporte associado (requestServiceType()). A resposta deve ser NORMAL, AIR, EXPRESS ou PERSONAL. Se for dada outra resposta, deve ser lançada a excepção UnknownServiceTypeException, não se registando o produto.

São também pedidos o preço (requestPrice()), o valor crítico (requestStockCriticalLevel()) e o identificador do fornecedor (requestSupplierKey()). Se o fornecedor não existir, deve ser lançada a excepção UnknownSupplierKeyException, não se registando o produto.

Imediatamente após o registo, o número de existências é zero.

Registar contentor

O sistema pede o identificador que ficará associado ao produto.

O sistema pede o tipo de serviço de transporte associado (requestServiceType()). A resposta deve ser NORMAL, AIR, EXPRESS ou PERSONAL. Se for dada outra resposta, deve ser lançada a excepção UnknownServiceTypeException, não se registando o produto.

De seguida, é pedida a qualidade de serviço (requestServiceLevel()): a resposta deve ser B4, C4, C5 ou DL. Se for dada outra resposta, deve ser lançada a excepção UnknownServiceLevelException, não se registando o produto.

São também pedidos o preço (requestPrice()), o valor crítico (requestStockCriticalLevel()) e o identificador do fornecedor (requestSupplierKey()). Se o fornecedor não existir, deve ser lançada a excepção UnknownSupplierKeyException, não se registando o produto.

Imediatamente após o registo, o número de existências é zero.

Registar livro

O sistema pede o identificador que ficará associado ao produto.

Para registar um livro, o sistema pede o título (requestBookTitle()), o autor (requestBookAuthor()) e o ISBN (requestISBN()).

São também pedidos o preço (requestPrice()), o valor crítico (requestStockCriticalLevel()) e o identificador do fornecedor (requestSupplierKey()). Se o fornecedor não existir, deve ser lançada a excepção UnknownSupplierKeyException, não se registando o produto.

Imediatamente após o registo, o número de existências é zero.

Alterar preço de produto

O sistema pede o identificador do produto e o novo preço (requestPrice()). Em caso de erro, o preço não é alterado.

Tal como mencionado acima, os clientes podem ser notificados quando o preço de um produto varia. Quando o processo de alteração de preço termina, o sistema apresenta o número de clientes que foram efectivamente notificados.

Menu de Gestão de Clientes

Este menu permite efectuar operações sobre a base de dados de clientes. A lista completa é a seguinte: Mostrar clientes, Registar cliente, Activar/desactivar notificações de um produto, Mostrar transacções do cliente.

As etiquetas das opções deste menu estão definidas na classe woo.app.clientes.Label. Todos os métodos correspondentes às mensagens de diálogo para este menu estão definidos na classe woo.app.clientes.Message.

Sempre que for pedido o identificador de um cliente (requestClientKey()) e o cliente não existir, é lançada a excepção UnknownClientKeyException (excepto no processo de registo).

Estes comandos já estão implementados nas classes da package woo.app.clients (disponível no CVS), respectivamente: DoShowAllClients, DoRegisterClient, DoToggleProductNotifications, DoShowClientTransactions.

Mostrar clientes

O formato de apresentação é o seguinte (o valor das compras efectuadas refere-se ao momento da compra; o valor das compras pagas refere-se ao valor realmente pago):

id|nome|endereço|valor-compras-efectuadas|valor-compras-pagas

Registar cliente

O sistema pede o identificador do cliente, o nome (requestClientName()) (cadeia de caracteres) e o endereço do cliente (requestClientAddress()) (cadeia de caracteres) e regista-se o novo cliente. Quando um cliente é registado, aceita notificações relativas a todos os produtos.

Se já existir um cliente com o mesmo identificador, deve ser lançada a excepção DuplicateClientKeyException, não se realizando o registo.

Activar/desactivar notificações de um produto

O sistema pede o identificador do cliente e o identificador do produto (requestProductKey()). Se as notificações relativas ao produto estavam activas, passam a estar inactivas, e vice-versa. É apresentada na saída o resultado da operação: notificationsOn() ou notificationsOff().

Mostrar transacções do cliente

O sistema pede o identificador do cliente e apresenta todas as transacções por ele realizadas. O formato de apresentação é como descrito abaixo (visualização de transacções de venda).

Menu de Gestão de Fornecedores

Este menu apresenta as operações disponíveis sobre fornecedores e assuntos relacionados. A lista completa é a seguinte: Mostrar fornecedores, Registar fornecedor, Permitir/Inibir transacções, Mostrar transacções do fornecedor.

As etiquetas das opções deste menu estão definidas na classe woo.app.suppliers.Label. Todos os métodos correspondentes às mensagens de diálogo para este menu estão definidos na classe woo.app.suppliers.Message.

Sempre que é pedido o identificador da fornecedor (requestSupplierKey()), é lançada a excepção UnknownSupplierKeyException, se o fornecedor indicado não existir.

Estes comandos já estão implementados nas classes da package woo.app.suppliers (disponível no CVS), respectivamente: DoShowSuppliers, DoRegisterSupplier, DoToggleTransactions, DoShowSupplierTransactions.

Mostrar fornecedores

O formato de apresentação é o seguinte:

id|nome|endereço|activo?

Os valores para o campo activo? são SIM ou NÃO.

Registar fornecedor

O sistema pede o identificador do fornecedor, o nome (requestSupplierName()) (cadeia de caracteres) e o endereço (requestSupplierAddress()) (cadeia de caracteres), registando-se o novo fornecedor. Quando um fornecedor é registado, fica no estado activo.

Se já existir um fornecedor com o mesmo identificador, deve ser lançada a excepção DuplicateSupplierKeyException, não se realizando qualquer acção.

Permitir/Inibir transacções

O sistema pede o identificador do fornecedor. Se as transacções estavam activas, passam a estar inactivas, e vice-versa. É apresentada na saída o resultado da operação: transactionsOn() ou transactionsOff().

Mostrar transacções do fornecedor

O sistema pede o identificador do fornecedor e apresenta todas as transacções por ele realizadas. O formato de apresentação é como descrito abaixo.

Menu de Gestão de Transacções

Este menu apresenta as operações relacionadas com transacções. A lista completa é a seguinte: Visualizar, Registar Venda, Registar Encomenda, Pagar.

As etiquetas das opções deste menu estão definidas na classe woo.app.transactions.Label. Todos os métodos correspondentes às mensagens de diálogo para este menu estão definidos na classe woo.app.transactions.Message.

Sempre que é pedido o identificador do fornecedor (requestSupplierKey()), é lançada a excepção UnknownSupplierKeyException, se o fornecedor indicado não existir. Sempre que é pedido o identificador do cliente (requestClientKey()), é lançada a excepção UnknownClientKeyException, se o cliente indicado não existir. Sempre que é pedido o identificador de produto (requestProductKey()), é lançada a excepção UnknownProductKeyException, se o produto indicado não existir. Sempre que é pedido o identificador da transacção (requestTransactionKey()), é lançada a excepção UnknownTransactionKeyException, se a transacção indicada não existir.

Estes comandos já estão implementados nas classes da package woo.app.transactions (disponível no CVS), respectivamente: DoShowTransaction, DoRegisterSaleTransaction, DoRegisterOrderTransaction, DoPay.

Visualizar

O sistema pede o identificador da transacção a visualizar.

Nas apresentações, o campo valor-base é o valor da transacção sem descontos/penalizações e os valores para o campo paga? são SIM ou NÃO.

Se a transacção for respeitante a uma venda a um cliente, apresenta-a com o seguinte formato:

id|idCliente|idProduto|quantidade|valor-base|valor-a-pagamento|data-limite|paga?|data-pagamento

valor-a-pagamento corresponde ao valor que será realmente pago (considerando possíveis descontos/penallzações).

Se a transacção corresponder a uma encomenda a um fornecedor, apresenta-a com um cabeçalho (linha inicial):

id|idFornecedor|valor-base|data-pagamento

A linha inicial é seguida de várias linhas, cada uma com a descrição de cada produto incluído na encomenda:

idProduto|quantidade

Registar Venda

Para registar uma venda, é pedido o identificador da venda, o identificador do cliente, a data limite para o pagamento (requestDate()), o identificador do produto a vender e a respectiva quantidade (requestAmount()). Se a quantidade for superior às existências actuais, deve ser apresentada a mensagem unavailable() (não se realiza a venda).

A actualização dos produtos da empresa tem lugar logo após o registo da venda, ou seja, considera-se que a venda é instantânea.

Tal como mencionado acima, os fornecedores são notificados quando um produto atinge o nível crítico. Quando o processo de registo de uma venda termina, o sistema apresenta o número de fornecedores que foram efectivamente notificados (fornecedores inibidos, embora notificáveis, não devem ser contabilizados).

Registar Encomenda

Para registar uma encomenda, é pedido o identificador da factura e o identificador do fornecedor. Se o fornecedor estiver inibido de efectuar transacções, deve ser apresentada a mensagem unauthorizedSupplier(). Caso contrário, é pedido o identificador do produto a encomendar e a quantidade a encomendar (requestAmount()). Estas duas perguntas são repetidas para outros produtos enquanto a resposta a requestMore() (pergunta feita depois de cada quantidade) for afirmativa (leitura de um booleano).

A actualização dos produtos da empresa tem lugar logo após o registo da encomenda, ou seja, considera-se que a encomenda é instantânea.

Assume-se que a encomenda é paga a pronto.

Pagar

O sistema pede o identificador da venda a pagar. Se a venda já tiver sido paga, não é realizada nenhuma acção.

Menu de Consultas

Este menu apresenta as operações relacionadas com consultas. A lista completa é a seguinte: Procurar produtos com preço abaixo de limite, Procurar produtos comprados por cliente, Procurar clientes que compram produto, Procurar facturas pagas por cliente, Procurar facturas pagas com atraso.

As etiquetas das opções deste menu estão definidas na classe woo.app.lookups.Label. Todos os métodos correspondentes às mensagens de diálogo para este menu estão definidos na classe woo.app.lookups.Message.

Sempre que é pedido o identificador do cliente (requestClientKey()), é lançada a excepção UnknownClientKeyException, se o cliente indicado não existir. Sempre que é pedido o identificador de produto (requestProductKey()), é lançada a excepção UnknownProductKeyException, se o produto indicado não existir.

A apresentação de resultados é como indicado nos casos já descritos de apresentação das várias entidades.

Estes comandos já estão parcialmente implementados nas classes da package woo.app.lookups (disponível no CVS), respectivamente: DoLookupProductsBoughtByClient, DoLookupClientsBuyingProduct, DoLookupPaymentsByClient, DoLookupLatePayments.

Procurar produtos com preço abaixo de limite

O sistema pede o valor pretendido (requestPriceLimit()), apresentando os produtos relevantes.

Procurar produtos comprados por cliente

O sistema pede o código do cliente, apresentando os produtos relevantes.

Procurar clientes que compram produto

O sistema pede o código do produto, apresentando os clientes relevantes.

Procurar facturas pagas por cliente

O sistema pede o código do cliente, apresentando as facturas pagas por ele.

Procurar facturas pagas com atraso

O sistema pede o atraso pretendido (requestDelay()), apresentando as facturas que foram pagas com, pelo menos, o atraso especificado.

Leitura de Dados a Partir de Ficheiros Textuais

Além das opções de manipulação de ficheiros descritas no menu principal, é possível iniciar a aplicação com um ficheiro de texto especificado pela propriedade Java import.

As várias entidades têm os formatos descritos abaixo. Assume-se que os títulos não podem conter o carácter | e que o preço é um número inteiro (sugere-se a utilização do método String.split para o processamento preliminar destas linhas). Não existem entradas mal-formadas.

Cada linha tem uma descrição distinta mas que segue os seguintes formatos.

BOX|id|tipo-de-serviço|nome-fornecedor|preço|valor-crítico|exemplares
CONTAINER|id|tipo-de-serviço|nível-de-serviço|nome-fornecedor|preço|valor-crítico|exemplares
BOOK|id|título|autor|isbn|nome-fornecedor|preço|valor-crítico|exemplares

É ainda possível definir fornecedores e clientes, de acordo com os seguintes formatos:

SUPPLIER|id|nome|endereço
CLIENT|id|nome|endereço

Um exemplo de conteúdo do ficheiro inicial é como se segue:

Exemplo de ficheiro de entrada textual
SUPPLIER|S1|Toshiba|Tokyo, Japan
SUPPLIER|W2|Papelaria Fernandes|Oeiras, Portugal
SUPPLIER|P1|Publicações Europa-Am´erica|Lisboa, Portugal
SUPPLIER|P3|O’Reilly|Köln, Germany
CLIENT|R2|Jorge Figueiredo|Lisboa, Portugal
CLIENT|E4|Filomena Figueiredo|Lisboa, Portugal
CLIENT|ER|Abdul Figueiredo|Casablanca, Morocco
CLIENT|O9|Hellen Figueiredo|San Francisco, CA, USA
CLIENT|H2SO4|John Figueiredo|Wellington, New Zealand
CLIENT|H2O|Rohit Figueiredo|New Delhi, India
BOX|C6H5OH|NORMAL|Papelaria Fernandes|2|20|100
BOX|H2|AIR|Papelaria Fernandes|4|20|100
BOX|O3|EXPRESS|Papelaria Fernandes|8|20|100
BOX|CO2|PERSONAL|Papelaria Fernandes|16|20|0
CONTAINER|M4|NORMAL|B4|Papelaria Fernandes|2|20|100
CONTAINER|M2|AIR|C4|Papelaria Fernandes|4|20|100
CONTAINER|M5|EXPRESS|B4|Papelaria Fernandes|8|20|100
CONTAINER|M3|PERSONAL|DL|Papelaria Fernandes|16|20|0
BOOK|B1256|Os Lusíadas|Luís de Camões|1234567890|Publicações Europa-América|58|2|5
BOOK|B9854|Head First Java|Sierra & Bates|9876543210|O’Reilly|75|2|5
BOOK|B1937|How to fix almost everything|Satoshi Yamada|1928374650|Toshiba|5|2|5

A codificação dos ficheiros a ler é garantidamente UTF-8.

Note-se que o programa nunca produz ficheiros com este formato.

Execução dos Programas e Testes Automáticos

Usando os ficheiros test.import, test.in e test.out, é possível verificar automaticamente o resultado correcto do programa. Note-se que é necessária a definição apropriada da variável CLASSPATH (ou da opção equivalente -cp do comando java), para localizar as classes do programa, incluindo a que contém o método correspondente ao ponto de entrada da aplicação (woo.app.App.main). As propriedades são tratadas automaticamente pelo código de apoio.

       java -Dimport=test.import -Din=test.in -Dout=test.outhyp woo.app.App

Assumindo que aqueles ficheiros estão no directório onde é dado o comando de execução, o programa produz o ficheiro de saída test.outhyp. Em caso de sucesso, os ficheiros das saídas esperada (test.out) e obtida (test.outhyp) devem ser iguais. A comparação pode ser feita com o comando:

        diff -b test.out test.outhyp

Este comando não deve produzir qualquer resultado quando os ficheiros são iguais. Note-se, contudo, que este teste não garante o correcto funcionamento do código desenvolvido, apenas verificando alguns aspectos da sua funcionalidade.

Notas de Implementação

Tal como indicado acima, algumas classes fornecidas como material de apoio, são de uso obrigatório e não podem ser alteradas. Outras dessas classes são de uso obrigatório e têm de ser alteradas.

A serialização Java usa as classes da package java.io, em particular, a interface java.io.Serializable e as classes de leitura java.io.ObjectInputStream e escrita java.io.ObjectOutputStream (entre outras).