Programação com Objectos/Aula Prática 13: Difference between revisions
From Wiki**3
No edit summary |
No edit summary |
||
| Line 8: | Line 8: | ||
Desenhe o diagrama de sequência UML correspondente à execução do programa abaixo, incluindo as etapas de criação dos objectos. O diagrama de sequência deve conter os nomes das mensagens trocadas (não é necessário representar os argumentos dessas mensagens nem as correspondentes ao retorno). | Desenhe o diagrama de sequência UML correspondente à execução do programa abaixo, incluindo as etapas de criação dos objectos. O diagrama de sequência deve conter os nomes das mensagens trocadas (não é necessário representar os argumentos dessas mensagens nem as correspondentes ao retorno). | ||
< | <source lang="java"> | ||
import java.util.ArrayList; | import java.util.ArrayList; | ||
abstract class Printable { | abstract class Printable { | ||
| Line 43: | Line 43: | ||
book.add(page1); | book.add(page1); | ||
book.add(page2); | book.add(page2); | ||
System.out.println(book.show()); | System.out.println(book.show()); | ||
} | } | ||
} | } | ||
</ | </source> | ||
* [[Programação_com_Objectos/Teste_de_2009/01/24#2.7. Diagrama de sequência (UML)|resolução]] (parcial) - procurar resolver antes de consultar | * [[Programação_com_Objectos/Teste_de_2009/01/24#2.7. Diagrama de sequência (UML)|resolução]] (parcial) - procurar resolver antes de consultar | ||
| Line 54: | Line 54: | ||
Desenhe o diagrama de sequência UML correspondente à execução do programa abaixo, incluindo as etapas de criação dos objectos. O diagrama de sequência deve conter os nomes das mensagens trocadas (não é necessário representar os argumentos dessas mensagens nem as correspondentes ao retorno). | Desenhe o diagrama de sequência UML correspondente à execução do programa abaixo, incluindo as etapas de criação dos objectos. O diagrama de sequência deve conter os nomes das mensagens trocadas (não é necessário representar os argumentos dessas mensagens nem as correspondentes ao retorno). | ||
< | <source lang="java"> | ||
public abstract class Ghost { | public abstract class Ghost { | ||
public Ghost() { System.out.println(getClass().getName()); } | public Ghost() { System.out.println(getClass().getName()); } | ||
| Line 86: | Line 86: | ||
} | } | ||
} | } | ||
</ | </source> | ||
* [[Programação_com_Objectos/Teste_de_2010/01/21#2.7. Diagrama de sequência (UML)|resolução]] (parcial) - procurar resolver antes de consultar | * [[Programação_com_Objectos/Teste_de_2010/01/21#2.7. Diagrama de sequência (UML)|resolução]] (parcial) - procurar resolver antes de consultar | ||
Revision as of 18:47, 8 November 2018
Tópicos
- Diagramas de sequência UML
- Exercício C++ (semana 13) -- entregar na recepção do INESC ID, ao cuidado de David Matos, até 2018/12/21 12:00 (ou em qualquer aula prática da última semana)
Exercício 1
Desenhe o diagrama de sequência UML correspondente à execução do programa abaixo, incluindo as etapas de criação dos objectos. O diagrama de sequência deve conter os nomes das mensagens trocadas (não é necessário representar os argumentos dessas mensagens nem as correspondentes ao retorno).
import java.util.ArrayList;
abstract class Printable {
public abstract String show();
public void add(Printable p) { throw new UnsupportedOperationException(); }
}
class Paragraph extends Printable {
public String show() { return "[paragraph]"; }
}
class Image extends Printable {
public String show() { return "[image]"; }
}
class Album extends Printable {
public ArrayList<Printable> _printables = new ArrayList<Printable>();
public void add(Printable p) { _printables.add(p); }
public String show() {
String s = "[";
for (Printable p: _printables) s += p.show();
s += "]";
return s;
}
}
class Page extends Album {}
class Book extends Album {}
public class App {
public static void main(String args[]) {
Page page1 = new Page();
page1.add(new Paragraph());
page1.add(new Image());
Page page2 = new Page();
page2.add(new Paragraph());
page2.add(new Image());
Book book = new Book();
book.add(page1);
book.add(page2);
System.out.println(book.show());
}
}
- resolução (parcial) - procurar resolver antes de consultar
Exercício 2
Desenhe o diagrama de sequência UML correspondente à execução do programa abaixo, incluindo as etapas de criação dos objectos. O diagrama de sequência deve conter os nomes das mensagens trocadas (não é necessário representar os argumentos dessas mensagens nem as correspondentes ao retorno).
public abstract class Ghost {
public Ghost() { System.out.println(getClass().getName()); }
public abstract void tick(Shell shell);
public void tock(Shell shell) {}
}
public class A extends Ghost {
public void tick(Shell shell) { shell.use( new C()); }
}
public class B extends Ghost {
public void tick(Shell shell) { shell.use( new A()); }
public void tock(Shell shell) { shell.use( new A()); }
}
public class C extends Ghost {
public void tick(Shell shell) { shell.use( new B()); }
public void tock(Shell shell) { shell.use( new A()); }
}
public class Shell {
Ghost _ghost = new A();
public void tick() { _ghost.tick( this); }
public void tock() { _ghost.tock( this); }
public void use(Ghost ghost) { _ghost = ghost; }
}
public class GhostInTheShell {
public static void main(String args[]) {
Shell shell = new Shell();
shell.tick();
shell.tick();
shell.tock();
shell.tick();
}
}
- resolução (parcial) - procurar resolver antes de consultar