Difference between revisions of "Introdução aos Padrões de Desenho"

From Wiki**3

(Livros)
Line 1: Line 1:
 
{{NAVPO}}
 
{{NAVPO}}
 +
{{TOCright}}
 
<!--Introdução aos padrões de desenho: o que são, para que servem, cuidados na selecção e utilização. Padrão Singleton. Exemplo. -->
 
<!--Introdução aos padrões de desenho: o que são, para que servem, cuidados na selecção e utilização. Padrão Singleton. Exemplo. -->
  

Revision as of 13:27, 15 December 2015

Programação com Objectos
Introduction
Creation and Destruction
Inheritance & Composition
Abstraction & Polymorphism
Code Organization
Java Topics
Inner Classes
Enumerations
Data Structures
Exceptions
Input/Output
RTTI
Other Topics
JUnit Tests
UML Topics
Design Patterns
"Simple" Factory
Composite & Visitor
Command
Strategy & State
Template Method
Observer
Abstract Factory
Decorator & Adapter
Façade (aka Facade)

Contents

"Someone has already solved your problem."

Cada padrão:

  • Descreve um problema recorrente
  • Captura a estrutura estática e dinâmica, assim como a colaboração entre os principais actores

Categorias básicas:

  • "creational" -- "Simple" Factory, Factory Method, Abstract Factory, Singleton
  • "structural" -- Bridge, Composite, Proxy, ...
  • "behavioral" -- Command, Iterator, Strategy, Visitor, ...

Livros


Head First Design Patterns

Eric Freeman, Elisabeth Freeman, Kathy Sierra, Bert Bates
2004 (Outubro), OReilly. ISBN 0596007124.
Índice (PDF), Errata


Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software
, Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, 1995, Addison Wesley Professional. ISBN 0201633612.