(→Os vários estados da porta: classes concretas) |
(→Os vários estados da porta: classes concretas) |
||
Line 60: | Line 60: | ||
Cada uma das classes implementa o estado correspondente a uma dada situação da porta. É nestas classes que a resposta aos estímulos é realmente definida. | Cada uma das classes implementa o estado correspondente a uma dada situação da porta. É nestas classes que a resposta aos estímulos é realmente definida. | ||
− | < | + | <source lang="java"> |
class DoorOpen extends DoorState { | class DoorOpen extends DoorState { | ||
public DoorOpen(Door door) { super(door); } | public DoorOpen(Door door) { super(door); } | ||
Line 88: | Line 88: | ||
public void click() { _door.setState(new DoorClosing(_door)); } | public void click() { _door.setState(new DoorClosing(_door)); } | ||
} | } | ||
− | </ | + | </source> |
[[category:Ensino]] | [[category:Ensino]] |
A porta automática pode estar en vários estados que determinam a sua resposta a estímulos. Os vários estados são "Closed" (porta fechada); "Closing" (porta a fechar); "StayOpen" (permanentemente aberta); "Open" (aberta); "Opening" (porta a abrir). Os estímulos são "click" (botão de abrir/fechar premido); "complete" (fim do ciclo de abertura/fecho); "timeout" (passagem de tempo num dado estado).
A uma aplicação de teste que simula alguns estímulos aos quais a porta deve responder. <java5>
public class StatePattern { public static void main(String[] args) { Door door = new Door(); // Closed door.click(); door.complete(); door.timeout(); door.click(); door.status(); } }
</java5>
Se não se utilizasse o padrão State, fazendo com que sejam os objectos do estado a responder aos estímulos, o controlo da máquina de estados teria de ser implementado directamente na porta fazendo com que houvesse mais código a manter e dificultando a gestão dos estados de forma independente, especialmente, mas sem limitação, no que respeita à definição de novos estados e comportamentos a eles associados.
As classes seguintes ilustram os intervenientes neste padrão.
Esta classe representa a porta nas condições descritas acima. Note-se a definição das respostas aos estímulos em função do estado.
Note-se que a definição dos objectos dos estados como constantes pode não ser a melhor solução: alguns estados podem ter necessidade de manter informação sobre o decorrer da execução ou podem diferir de outras instâncias da mesma classe no valor dos seus atributos (no caso da porta, isso poderia corresponder, por exemplo, à velocidade de abertura ou fecho da porta). <java5>
class Door { private DoorState _state = new DoorClosed(this); protected void setState(DoorState state) { _state = state; } public void click() { _state.click(); } public void complete() { _state.complete(); } public void timeout() { _state.timeout(); } public void status() { System.out.println(_state.status()); } }
</java5>
Esta classe representa a abstracção do estado da porta. Os estados concretos vão aumentar a funcionalidade desta classe, de acordo com o comportamento desejado. <java5>
abstract class DoorState { protected Door _door; public DoorState(Door door) { _door = door; } public abstract void click(); public void timeout() { } public void complete() { } public String status() { return getClass().getName(); } }
</java5>
Cada uma das classes implementa o estado correspondente a uma dada situação da porta. É nestas classes que a resposta aos estímulos é realmente definida.
class DoorOpen extends DoorState {
public DoorOpen(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(new DoorStayOpen(_door)); }
public void timeout() { _door.setState(new DoorClosing(_door)); }
}
class DoorOpening extends DoorState {
public DoorOpening(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(new DoorClosing(_door)); }
public void complete() { _door.setState(new DoorOpen(_door)); }
}
class DoorClosed extends DoorState {
public DoorClosed(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(new DoorOpening(_door)); }
}
class DoorClosing extends DoorState {
public DoorClosing(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(new DoorOpening(_door)); }
public void complete() { _door.setState(new DoorClosed(_door)); }
}
class DoorStayOpen extends DoorState {
public DoorStayOpen(Door door) { super(door); }
public void click() { _door.setState(new DoorClosing(_door)); }
}