Difference between revisions of "Introdução aos Objectos/Objectos em C: Tipos de Dados Abstractos"

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< Introdução aos Objectos
(Programa exemplo)
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#ifndef __ANIMAL_H__
 
#define __ANIMAL_H__
 
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void destroyAnimal(Animal animal) {
 
void destroyAnimal(Animal animal) {
   if (animal)  
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     free(animal);
 
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   printf("Weight: %g\n", getAnimalWeight(animal));
 
   printf("Weight: %g\n", getAnimalWeight(animal));
 
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#include <stdio.h>
 
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void destroyCat(Cat cat) {
 
void destroyCat(Cat cat) {
   if (cat)  
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   if (cat)
 
     free(cat);
 
     free(cat);
 
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   printf("Fluffiness: %g\n", getCatFluffiness(cat));
 
   printf("Fluffiness: %g\n", getCatFluffiness(cat));
 
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#include "Cat.h"
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=== Saída do programa ===
 
=== Saída do programa ===
  
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== Cat ==
 
Name:      Tareco
 
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== Gato menos simples ==
 
== Gato menos simples ==
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Notar que este programa é idêntico ao do caso anterior, uma vez que depende exclusivamente da interface do conceito "gato" (que não mudou) e não da sua implementação.
 
Notar que este programa é idêntico ao do caso anterior, uma vez que depende exclusivamente da interface do conceito "gato" (que não mudou) e não da sua implementação.
  
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#include "Cat.h"
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Notar que a apresentação do conceito "gato" expõe a sua implementação como parte "animal".
 
Notar que a apresentação do conceito "gato" expõe a sua implementação como parte "animal".
  
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== Cat ==
 
== Cat ==
 
== Animal ==
 
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c1==c1? yes
 
c1==c2? no
 
c1==c2? no
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== Discussão ==
 
== Discussão ==

Revision as of 12:17, 7 November 2018

Os exercícios seguintes ilustram a definição de tipos de dados abstractos e de suas instâncias. Estas instâncias são semelhantes aos objectos suportados por linguagens como o C++ ou o Java, mas, como estão implementados em C, algumas das operações têm de ser definidas explicitamente pelo programador.

Os exemplos tocam também no aspecto da reutilização de código: em linguagens OO, é algo que surge "naturalmente". Nestes exemplos, é necessário mais trabalho. Os exemplos são implementados em C++ no final (apenas para uma comparação mais directa com C: deixa-se como exercício a implementação em Java ou em outras linguagens de programação).

Animal simples

A tarefa é a modelação e implementação em C (ficheiros .h e .c) de uma estrutura de dados que represente uma versão simples do conceito “animal”.

Um animal tem como características o nome (_name), a idade (_age) e o peso (_weight).

Devem ser ainda implementadas as funções newAnimal e destroyAnimal. A função newAnimal reserva memória suficiente para representar um animal e permite inicializar os seus campos (através dos argumentos da função). Por simplicidade, assume-se que o campo _name tem comprimento fixo máximo de 16 caracteres (incluindo o terminador). A função destroyAnimal liberta os recursos associados ao animal.

Outras funções a implementar:

  • função de comparação – equalsAnimal –, por forma a considerar que dois animais são iguais se as suas características forem iguais
  • funções de acesso às variáveis de um animal: getAnimalName, getAnimalAge, getAnimalWeight (dado um animal, retornam um dos seus campos)
  • função printAnimal que, quando aplicada a um animal, apresenta os seus dados (usa-se printf para apresentar cada campo do animal)
  • programa – main – que ilustra a utilização das funções anteriores

Interface do conceito "Animal"

Ficheiro Animal.h
#ifndef __ANIMAL_H__
#define __ANIMAL_H__

// this typedef is used to hide the concept's implementation details
typedef struct animal *Animal;

Animal newAnimal(const char *name, int age, double weight);
void destroyAnimal(Animal animal);

int         equalsAnimal(Animal animal1, Animal animal2);
const char *getAnimalName(Animal animal);
int         getAnimalAge(Animal animal);
double      getAnimalWeight(Animal animal);
void        printAnimal(Animal animal);

#endif

Implementação do conceito "Animal"

Ficheiro Animal.c
#include <string.h>
#include <stdlib.h>
#include <stdio.h>
#include "Animal.h"

struct animal {
  char   _name[16];
  int    _age;
  double _weight;
};

Animal newAnimal(const char *name, int age, double weight) {
  Animal animal = (Animal)malloc(sizeof(struct animal));
  if (animal != NULL) {
    strcpy(animal->_name, name);
    animal->_age = age;
    animal->_weight = weight;
  }
  return animal;
}

void destroyAnimal(Animal animal) {
  if (animal)
    free(animal);
}

const char *getAnimalName  (Animal animal) { return animal->_name;   }
int         getAnimalAge   (Animal animal) { return animal->_age;    }
double      getAnimalWeight(Animal animal) { return animal->_weight; }

/* note that we require animal1 and animal2 to be valid animals: any of
   them being NULL pointers will result in a false comparison. */
int equalsAnimal(Animal animal1, Animal animal2) {
  if (animal1 == NULL || animal2 == NULL) return 0;
  return !strcmp(getAnimalName(animal1), getAnimalName(animal2)) &&
      getAnimalAge(animal1) == getAnimalAge(animal2) &&
      getAnimalWeight(animal1) == getAnimalWeight(animal2);
}

void printAnimal(Animal animal) {
  printf("== Animal ==\n");
  printf("Name:   %s\n", getAnimalName(animal));
  printf("Age:    %d\n", getAnimalAge(animal));
  printf("Weight: %g\n", getAnimalWeight(animal));
}

Programa exemplo

Ficheiro main.c
#include <stdio.h>
#include "Animal.h"

int main() {
  Animal a1 = newAnimal("Tareco", 12, 3.4);  // could be a cat...
  Animal a2 = newAnimal("Piloto", 1, 12.3);  // is it a dog??

  printAnimal(a1);
  printAnimal(a2);

  printf("a1==a1? %s\n", equalsAnimal(a1, a1) ? "yes" : "no");
  printf("a1==a2? %s\n", equalsAnimal(a1, a2) ? "yes" : "no");

  destroyAnimal(a1);
  destroyAnimal(a2);

  return 0;
}

Como compilar e executar?

O programa é constituído por dois módulos independentes, que têm de ser compilados (conversão de C para código binário) e "linkados" (ligação de todos os módulos binários e bibliotecas adicionais), para produção do executável.

gcc -c Animal.c -o Animal.o
gcc -c main.c   -o main.o

A opção -o foi apresentada como o valor por omissão, apenas para explicitar o que acontece como resultado do comando.

gcc -o main main.o Animal.o

Note-se que o comando "gcc" não é simplesmente o compilador de C: é um programa capaz de chamar o compilador em si (quando se usa com a opção -c) ou capaz de invocar o "linker", se não for dito nada em contrário (último comando acima).

A execução é simples (o comando seguinte executa o programa "main" que está na directoria actual, i.e., "."):

 ./main

Gato simples

A tarefa é a modelação e implementação em C (ficheiros .h e .c) de uma estrutura de dados que represente uma versão simples do conceito “gato”.

Um gato tem como características o nome (_name), a idade (_age), o peso (_weight), o volume do ronronar (_purrLevel) e o grau de suavidade do pêlo (_fluffiness).

Devem ser ainda implementadas as funções newCat e destroyCat. A função newCat reserva memória suficiente para representar um gato e permite inicializar os seus campos (através dos argumentos da função). Por simplicidade, assuma que o campo _name tem comprimento fixo máximo de 16 caracteres (incluindo o terminador). A função destroyCat liberta os recursos associados ao gato.

Outras funções a implementar:

  • função de comparação – equalsCat –, por forma a considerar que dois gatos são iguais se as suas características forem iguais
  • funções de acesso às variáveis de um gato: getCatName, getCatAge, getCatWeight, getCatPurrLevel, getCatFluffiness (dado um gato, retornam um dos seus campos)
  • função printCat que, quando aplicada a um gato, apresenta os seus dados (usa-se printf para apresentar cada campo do gato)
  • programa – main – que ilustra a utilização das funções anteriores

Interface do conceito "Cat"

Ficheiro Cat.h
#ifndef __CAT_H__
#define __CAT_H__

typedef struct cat *Cat;

Cat newCat(const char *name, int age, double weight, int purrLevel,
           double fluffiness);
void destroyCat(Cat cat);

int         equalsCat(Cat cat1, Cat cat2);
const char *getCatName(Cat cat);
int         getCatAge(Cat cat);
double      getCatWeight(Cat cat);
int         getCatPurrLevel(Cat cat);
double      getCatFluffiness(Cat cat);
void        printCat(Cat cat);

#endif

Implementation do conceito "Cat"

Notar a repetição de muitas definições (relativamente a Animal).

Ficheiro Cat.c
#include <string.h>
#include <stdlib.h>
#include <stdio.h>
#include "Cat.h"

struct cat {
  char   _name[16];
  int    _age;
  double _weight;
  int    _purrLevel;
  double _fluffiness;
};

Cat newCat(const char *name, int age, double weight, int purrLevel,
           double fluffiness) {
  Cat cat = (Cat)malloc(sizeof(struct cat));
  if (cat != NULL) {
    strcpy(cat->_name, name);
    cat->_age = age;
    cat->_weight = weight;
    cat->_purrLevel = purrLevel;
    cat->_fluffiness = fluffiness;
  }
  return cat;
}

void destroyCat(Cat cat) {
  if (cat)
    free(cat);
}

const char *getCatName      (Cat cat) { return cat->_name;   }
int         getCatAge       (Cat cat) { return cat->_age;    }
double      getCatWeight    (Cat cat) { return cat->_weight; }
int         getCatPurrLevel (Cat cat) { return cat->_purrLevel; }
double      getCatFluffiness(Cat cat) { return cat->_fluffiness; }

/* note that we require cat1 and cat2 to be valid cats: any of
   them being NULL pointers will result in a false comparison. */
int equalsCat(Cat cat1, Cat cat2) {
  if (cat1 == NULL || cat2 == NULL) return 0;
  return !strcmp(getCatName(cat1), getCatName(cat2)) &&
      getCatAge(cat1) == getCatAge(cat2) &&
      getCatWeight(cat1) == getCatWeight(cat2) &&
      getCatPurrLevel(cat1) == getCatPurrLevel(cat2) &&
      getCatFluffiness(cat1) == getCatFluffiness(cat2);
}

void printCat(Cat cat) {
  printf("== Cat ==\n");
  printf("Name:       %s\n", getCatName(cat));
  printf("Age:        %d\n", getCatAge(cat));
  printf("Weight:     %g\n", getCatWeight(cat));
  printf("Purr level: %d\n", getCatPurrLevel(cat));
  printf("Fluffiness: %g\n", getCatFluffiness(cat));
}

Programa exemplo

Ficheiro main.c
#include <stdio.h>
#include "Cat.h"

int main() {
  Cat c1 = newCat("Tareco", 12, 3.4, 3, 3.1);
  Cat c2 = newCat("Pantufa", 1, 12.3, 2, 2.7);

  printCat(c1);
  printCat(c2);

  printf("c1==c1? %s\n", equalsCat(c1, c1) ? "yes" : "no");
  printf("c1==c2? %s\n", equalsCat(c1, c2) ? "yes" : "no");

  destroyCat(c1);
  destroyCat(c2);

  return 0;
}

Como compilar e executar?

Tal como primeiro exemplo, o programa é constituído por dois módulos independentes, que têm de ser compilados (conversão de C para código binário) e "linkados" (ligação de todos os módulos binários e bibliotecas adicionais), para produção do executável. Neste caso, o módulo Animal.o não é utilizado e não aparece nos comandos:

gcc -c Cat.c  -o Cat.o
gcc -c main.c -o main.o

A opção -o foi apresentada como o valor por omissão, apenas para explicitar o que acontece como resultado do comando.

gcc -o main main.o Cat.o

Note-se que o comando "gcc" não é simplesmente o compilador de C: é um programa capaz de chamar o compilador em si (quando se usa com a opção -c) ou capaz de invocar o "linker", se não for dito nada em contrário (último comando acima).

A execução é simples (o comando seguinte executa o programa "main" que está na directoria actual, i.e., "."):

 ./main

Saída do programa

== Cat ==
Name:       Tareco
Age:        12
Weight:     3.4
Purr level: 3
Fluffiness: 3.1
== Cat ==
Name:       Pantufa
Age:        1
Weight:     12.3
Purr level: 2
Fluffiness: 2.7
c1==c1? yes
c1==c2? no

Gato menos simples

Como se pode observar acima, existe alguma repetição na definição de animal e de gato. Como o conceito de gato contém alguma informação do conceito de animal, seria conveniente a sua reutilização.

A tarefa é a modelação e implementação em C (ficheiros .h e .c) de uma estrutura de dados que represente uma versão do conceito “gato”, mas considerando-o como uma animal caracterizado pelo volume do ronronar (_purrLevel) e pelo grau de suavidade do pêlo (_fluffiness).

Tal como anteriormente, devem ser ainda implementadas as funções newCat e destroyCat. A função newCat reserva memória suficiente para representar um gato e permite inicializar os seus campos (através dos argumentos da função). Por simplicidade, assuma que o campo _name tem comprimento fixo máximo de 16 caracteres (incluindo o terminador). A função destroyCat liberta os recursos associados ao gato.

Note-se que o facto de o gato ser um animal não altera a necessidade de implementação das funções associadas ao gato.

Assim, as funções a implementar são:

  • função de comparação – equalsCat –, por forma a considerar que dois gatos são iguais se as suas características forem iguais
  • funções de acesso às variáveis internas de um gato: getCatName, getCatAge, getCatWeight, getCatPurrLevel, getCatFluffiness (dado um gato, retornam um dos seus campos). Note-se que algumas destas características são fornecidas pelo conceito “animal”
  • função printCat que, quando aplicada a um gato, apresenta os seus dados (usa-se printf para apresentar cada campo específico do gato)
  • programa – main – que ilustra a utilização das funções anteriores

Interface do conceito "Cat"

Notar que a interface é necessariamente igual à do exemplo anterior, pois é característica do conceito "gato".

Ficheiro Cat.h
#ifndef __CAT_H__
#define __CAT_H__

typedef struct cat *Cat;

Cat newCat(const char *name, int age, double weight, int purrLevel,
           double fluffiness);
void destroyCat(Cat cat);

int         equalsCat(Cat cat1, Cat cat2);
const char *getCatName(Cat cat);
int         getCatAge(Cat cat);
double      getCatWeight(Cat cat);
int         getCatPurrLevel(Cat cat);
double      getCatFluffiness(Cat cat);
void        printCat(Cat cat);

#endif

Implementação do conceito "Cat"

Notar as partes onde é utilizado o conceito "animal".

Ficheiro Cat.c
#include <string.h>
#include <stdlib.h>
#include <stdio.h>
#include "Animal.h"
#include "Cat.h"

// note that, since a cat is an animal, part of the cat will
// be implemented as an animal.
struct cat {
  Animal _animal;
  int _purrLevel;
  double _fluffiness;
};

Cat newCat(const char *name, int age, double weight, int purrLevel,
           double fluffiness) {
  Cat cat = (Cat)malloc(sizeof(struct cat));
  if (cat != NULL) {
    // use previously defined animal allocator
    cat->_animal = newAnimal(name, age, weight);
    if (cat->_animal == NULL) {
      free(cat);
      cat = NULL;
    }
    else {
      cat->_purrLevel = purrLevel;
      cat->_fluffiness = fluffiness;
    }
  }
  return cat;
}

// destroying the cat has to undo its construction
void destroyCat(Cat cat) {
  if (cat) {
    // first, release the animal part
    destroyAnimal(cat->_animal);
    // then, release the rest of the cat
    free(cat);
  }
}

// these functions are implemented based on the animal versions
const char *getCatName      (Cat cat) { return getAnimalName  (cat->_animal); }
int         getCatAge       (Cat cat) { return getAnimalAge   (cat->_animal); }
double      getCatWeight    (Cat cat) { return getAnimalWeight(cat->_animal); }

// these are cat-specific functions
int         getCatPurrLevel (Cat cat) { return cat->_purrLevel; }
double      getCatFluffiness(Cat cat) { return cat->_fluffiness; }

/* note that we require cat1 and cat2 to be valid cats: any of
   them being NULL pointers will result in a false comparison. */
int equalsCat(Cat cat1, Cat cat2) {
  if (cat1 == NULL || cat2 == NULL) return 0;
  return equalsAnimal(cat1->_animal, cat2->_animal) &&
      getCatPurrLevel(cat1) == getCatPurrLevel(cat2) &&
      getCatFluffiness(cat1) == getCatFluffiness(cat2);
}

// note that the output here is slightly different, because it uses the
// default animal implementation.
// we could have used the animal interface to obtain individual fields.
void printCat(Cat cat) {
  printf("== Cat ==\n");
  printAnimal(cat->_animal);
  printf("Purr level: %d\n", getCatPurrLevel(cat));
  printf("Fluffiness: %g\n", getCatFluffiness(cat));
}

Programa exemplo

Notar que este programa é idêntico ao do caso anterior, uma vez que depende exclusivamente da interface do conceito "gato" (que não mudou) e não da sua implementação.

Ficheiro main.c
#include <stdio.h>
#include "Cat.h"

int main() {
  Cat c1 = newCat("Tareco", 12, 3.4, 3, 3.1);
  Cat c2 = newCat("Piloto", 1, 12.3, 2, 2.7);

  printCat(c1);
  printCat(c2);

  printf("c1==c1? %s\n", equalsCat(c1, c1) ? "yes" : "no");
  printf("c1==c2? %s\n", equalsCat(c1, c2) ? "yes" : "no");

  destroyCat(c1);
  destroyCat(c2);

  return 0;
}

Como compilar e executar?

Neste caso, o conceito de gato depende do conceito de animal inicialmente definido. Deste modo, o programa é constituído por três módulos a compilar separadamente (conversão de C para código binário) e "linkados" (ligação de todos os módulos binários e bibliotecas adicionais), para produção do executável.

gcc -c Animal.c -o Animal.o
gcc -c Cat.c    -o Cat.o
gcc -c main.c   -o main.o

A opção -o foi apresentada como o valor por omissão, apenas para explicitar o que acontece como resultado do comando.

gcc -o main main.o Cat.o Animal.o

Note-se que o comando "gcc" não é simplesmente o compilador de C: é um programa capaz de chamar o compilador em si (quando se usa com a opção -c) ou capaz de invocar o "linker", se não for dito nada em contrário (último comando acima).

A execução é simples (o comando seguinte executa o programa "main" que está na directoria actual, i.e., "."):

 ./main

Saída do programa

Notar que a apresentação do conceito "gato" expõe a sua implementação como parte "animal".

== Cat ==
== Animal ==
Name:   Tareco
Age:    12
Weight: 3.4
Purr level: 3
Fluffiness: 3.1
== Cat ==
== Animal ==
Name:   Piloto
Age:    1
Weight: 12.3
Purr level: 2
Fluffiness: 2.7
c1==c1? yes
c1==c2? no

Discussão